Apesar de aplicada na fase corrente e intermediária, a gestão de documentos também se preocupa em contribuir para o acesso e preservação de documentos, como diz a questão. Duas questões ajudam a entender melhor essa linha tênue sobre até que ponto as ações envolvidas no arquivo permanente são atividades da gestão de documentos. Vejam:
(CESPE) A gestão de arquivos permanentes faz parte dos objetivos e finalidades de um programa de gestão de documentos. (ERRADA)
(CESPE) Uma das principais finalidades da gestão de documentos é a proteção de documentos de valor permanente para a organização e a sociedade. (CERTO)
Comentário:
1. Existe gestão de documentos nos arquivos permanentes? NÃO.
2. Um dos objetivos da gestão de documentos é a preservação dos arquivos permanentes? SIM.
Eu não sei qual o número dessas questões aqui no QC porque costumo anotar somente o nome das bancas mas se vocês procurarem vão achar. Outra coisa: não coloquei nenhuma referência bibliográfica porque fui construindo esse entendimento através da leitura de várias coisas e fazendo questões. Até agora esse pensamento não falhou mas se alguém achar que está errado, estou à disposição. Espero ter ajudado.
a) A eliminação é feita posteriormente à eliminação e à destinação final e não anteriormente, como afirma a questão.
b) As informações governamentais serão sigilosas na forma da Lei. O acesso é a regra e o sigilo é a exceção.
c) Os documentos que tenham valor para a pesquisa científica não podem ser eliminados.
d) O uso de técnicas de microfilmagem só é feito caso seja apropriado para a documentação.
e) O objetivo da gestão de documentos é sistematizar e gerir os documentos. Isso acarretará a preservação dos documentos que forem preserváveis e a eliminação dos documentos que perderem o seu valor para a instituição, como afirma o gabarito.
Gabarito: E