-
Certo. Como as plantações de cana tomaram o litoral em muitas capitanias, a pecuária teve que se desenvolver em terras mais ao interior nordestino, como na Zona da Mata e no Sertão.
-
Complementando
O gado foi trazido de cabo verbo pelo primeiro governador-geral da Colônia... 1548 Tomé de Souza...
-
Pode-se ser considerada correta já que o açucar predominou no litoral devido ao solo de massapé, nada mais justo, do que no interior ter outra atividade produtiva como foi o caso da criação de animais.
-
Pra mim aquestão está errada. Devemos considerar o fato de que, na capitania de São Vicente, desde os primórdios de sua colonização; a facilidade de transporte por via fluvial no planalto, sobretudo através do rio Tietê, caminho para alcançar a bacia do Prata; somada as bandeiras organizadas para aprisionar indígenas; estimulou a interiorização da ocupação portuguesa, com a fundação de vilas pelos caminhos percorridos pelos paulistas.
Além disto, entre outros fatores, como por exemplo o papel desempenhado pelas missões jesuítas, não menos importante foi à busca pelas drogas do sertão na região norte e o ouro, diamantes e esmeraldas das Minas Gerais.
-
Caberia recurso, concordo plenamente com a Fabricia Soares
-
Missões religiosas fundadas no terrítorio do atual Rio Grande do Sul por jesuítas espanhóis haviam sido destruídas por caçadores de escravos índios provenientes de São Paulo no século XVII . O gado dessa missões ploliferara em estado selvagem sendo caçado por uma população bem pouco densa de mestiços de branco e índio, cavaleiros nômades que viviam da carne dos animais e da coleta de mate. A eles se juntaram na caça de gado selvagem pessoas de São Paulo e de Laguna . [...] A partir do século XVIII homens de Laguna e de São Paulo , soldados criadores e outros beneficiários das sesmarias concedidas desde 1773 iniciaram o processo de reunir o gado selvagem em grandes fazendas criadoras, as "estâncias"
CARDOSO, Ciro Flammarion. In.: LINHARES, Maria Yedda.(Org.) História Geral do Brasil. Caps. II - Pág 109
No entanto, creio que caberia recurso porque essa atividade não causou uma interiorização profunda, como diz a questão . Sendo a atividade produtiva que causou um impacto enormemente significativo quanto à interiorização , a mineração e não a produção de gado .
-
Ma Garcia e Lucas Alexandre: Talvez a atividade mineratória não seja considerada "atividade produtiva" mas "atividade extrativa". Abraços.
-
O item está CORRETO.
Citando Boris Fausto:
"A criação de gado começou nas proximidades dos engenhos, mas a tendência à ocupação das terras mais férteis para o cutivo da cana foi empurrando os criadores para o interior. Em 1701, a administração portuguesa proibiu a criação em uma faixa de oitenta quilômetros da costa para o interior. A pecuária foi responsável pelo desbravamento do 'grande sertão'. Os criadores penetraram no Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, e, a partir da área do Rio São Francisco, chegaram aos rios Tocantis e Araguaia. Mais do que o litoral, foram essas regiões que se caracterizaram por imensos latifúndios, onde o gado se esparramava a perder de vista. No fim do século XVII, existiam propriedades no sertão baiano maiores do que Portugal, e um grande fazendeiro chegava a possuir mais de 1 milhão de hectares."
Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015. p. 74
-
Devo ter interpretado errado o termo "mais profunda". Entendi como sendo mais intensa e não que tenha se referido ao fato de ter sido mais ao interior.
-
Mais uma vez a Naylla com suas pérolas!!
-
"[...] afastados milhares de quilômetros da civilização litorânea, os bandeirantes, sem o saberem, foram os nossos primeiros soldados, os obscuros obreiros da nossa diplomacia, dos nossos consecutivos triunfos nas questões litigiosas de fronteiras. (Ronald de Carvalho, Bases da nacionalidade brasileira, in À Margem da História da República.)" Fonte: Navegantes, Bandeirantes e Diplomatas (Synesio Sampaio)
A pecuária começou perto dos engenhos, mas o cultivo da cana-de-açúcar foi empurrando o gado para o interior/sertão do Brasil, alcançando os rios São Francisco, Tocantins e Araguaia, entrando nos atuais estados Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Maranhão e Piauí. A importância da pecuária foi de desbravar o interior do Brasil. A agropecuária foi adentrando o interior do Brasil, expandindo o território para o Nordeste e Centro-Sul (do Vale do São Francisco ao Piauí, São Paulo, Paraná, Santa catarina, Rio Grande do Sul e Banda Oriental-Uruguai). Fonte: Fichamento de Bóris Fausto.
-
Para mim está errada e caberia recurso
-
Certo:
A criação de gado tinha como objetivo suprir o mercado interno. O gado bovino fornecia o couro, a carne e, além disso, era utilizado para mover a moenda dos engenhos. Apesar de sua importância para as diversas atividades da Colônia, considerava-se a criação do gado uma atividade secundária.