- 
                                	Causas da expansão da colonização do Brasil	Vasco da Gama explorou as costas do Oceano Índico, abrindo as portas do Oriente à colonização portuguesa. Com o objetivo de obter a hegemonia comercial na região, os portugueses entraram em luta com os mercadores árabes, os antigos senhores dos mares, conseguindo infligir-lhes sérias derrotas. Calecute, Egito e Veneza uniram-se contra Portugal, porém esta aliança foi derrotada em 1509. 	Em 1510 Afonso de Albuquerque conquistou Goa, na Índia, que logo se transformou na principal possessão portuguesa na Índia. O controle português das rotas marítimas entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo foi assegurado com a tomada da ilha de Socotorá e da cidade de Ormuz. 	Ao Sião e às ilhas de Samatra e Java foi posteriormente imposto o protetorado português, com o domínio na região de Malaca na península da Malásia. Com tal domínio, os exploradores portugueses puderam chegar às ilhas de Sonda, à China e ao Japão. Portugal passou a ter um controle tão grande do Índico que era necessário a quem quisesse atravessá-lo solicitar um salvo-conduto às autoridades portuguesas. 	As conquistas no Oriente, somadas à existência dos entrepostos comerciais da África, fizeram nascer o primeiro grande império colonial da Europa moderna, que se estendia por 20.000 km de costas, do cabo Bojador, no Oceano Atlântico, às ilhas Molucas, no Oceano Pacífico. 	Ineficaz, porém, foi a forma do monopólio da exploração do império. Em vez de povoar os territórios, o que era humanamente impossível devido à vasta extensão e ao escasso número de pessoas para o fazer, Portugal se impunha militarmente: para manter a logística, dispendia boa parte do que lucrava com o comércio das especiarias, sobretudo a pimenta. 	Como se isso não bastasse, a concorrência começou a mudar com a entrada no comércio dos espanhóis, franceses, ingleses e neerlandeses atraídos pelos lucros obtidos com a revenda das especiarias na Europa. 	Desta forma, por volta de 1570 já se encontravam decadentes as estruturas coloniais portuguesas na Ásia e na África. 
- 
                                CAPITALISMO COMERCIAL Características do capitalismo comercial: - Foi estrutura da transição entre a ordem feudal e o capitalismo adulto da época comtemporânea; - A burguesiac cristalizou seu poder ecônomico não tendo contra partida  no plano social e político; - Foi a época dos Estados Absolutos e de contínuo e variado e intervencionismo estatal na economia ( mercantilismo )  - Dado o despotismo dos reis e a manutenção dos privilégios feudais, o período ficou conhecido como antigo regime; - Combinou expansionismo, como exploração colonial e ampliação do comercial, e o progressivismo capitalista, com resquícios feudais. 
- 
                                Segue uma outra questão do CESPE que pode ajudar a responder este item:   Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata   Ponto de partida para a montagem do sistema colonial que envolveu o continente americano, ao longo da Idade Moderna, a expansão ultramarina européia dos séculos XV e XVI expressa, a um só tempo, o aprofundamento do colapso da ordem feudal e o surgimento de uma nova realidade econômica, social, política e cultural - o sistema capitalista - que se afirmaria plenamente mais tarde, com a Revolução Industrial. Relativamente a esse assunto, assinale a opção correta.   a) O pioneirismo português explica-se por motivos econômicos. Apesar das dificuldades derivadas da ausência do Estado nacional, lacuna que os portugueses somente conseguiram preencher no século XIX, a força de sua burguesia mercantil impulsionou as grandes viagens em busca de colônias.    b) Embora o Oriente oferecesse reduzido atrativo comercial, já que sua produção em muito se assemelhava à européia, a região atraía os mercadores ocidentais pela possibilidade de fornecer mão-de-obra escrava a ser utilizada nas novas colônias americanas.    c) O ciclo denominado de Grandes Navegações decorre, entre outras razões, do processo de transformação vivido pelo Ocidente europeu na Baixa Idade Média e marcado pela reativação da atividade comercial, pela crescente monetarização da economia e pelo reflorescimento da vida urbana.    d) A descoberta e a conseqüente colonização da América, com os expressivos ganhos materiais daí advindos, foram decisivas para que o expansionismo europeu passasse ao largo do continente africano e, a rigor, se concentrasse no Novo Mundo.    e) Infere-se do texto que o sistema colonial introduzido na América foi de tal forma determinado pelas condições e necessidades do nascente capitalismo europeu, ao ponto de inviabilizar, nas colônias, a existência de uma dinâmica interna própria na organização de sua economia.   
- 
                                A colonização do Brasil decorreu da expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna. SIM A expansão marítima portuguesa interessava: - à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; - à nobreza, interessada em conquista de terras; - à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos; - À burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros. A seguir, as principais etapas da expansão de Portugal: 1415 - tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África. 1420 - ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico. 1434 - chegada ao Cabo Bojador. 1445 - chegada ao Cabo Verde. 1487 - Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas. 1498 - Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute). 1499 - viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Subordinou-se às exigências de um nascente capitalismo de base comercial. SIM O Capitalismo Comercial é conhecido como a primeira fase do Capitalismo. Sua gestação começou no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV. Porém, o Capitalismo Comercial ganhou força no início no século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia. As grandes navegações e conquistas marítimas dos séculos XV e XVI foram de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo neste momento. Principais características - Os locais  onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos; - Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América, principalmente por Portugal e Espanha. Estes países colonizaram e exploraram colônias, retirando recursos naturais (principalmente ouro). Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia, o Brasil. 
- 
                                Capitalismo de Base comercial???? Idade Moderna???? Ta certa essa questão ??????? 
- 
                                Está certo sim!! O Burns utiliza essa expressão  capitalismo comercial.  
- 
                                Questão totalmente CORRETA O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que por sua vez modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo. (Vale realçar que não estamos falando do capitalismo atual e sim a fase inicial do mesmo.) O início da Idade Moderna ocorreu no século XIV, aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos  em 1453 (que evidentemente também é marco do fim da idade média) . A expansão comercial e marítima europeia ocorreu nos séculos XV e XVI A Colonização do Brasil, ocorreu entre os séculos XVI e XIX.     
- 
                                A colonização do Brasil decorreu da expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna. SIM A expansão marítima portuguesa interessava: - à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; - à nobreza, interessada em conquista de terras; - à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos; - À burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros. A seguir, as principais etapas da expansão de Portugal: 1415 - tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África. 1420 - ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico. 1434 - chegada ao Cabo Bojador. 1445 - chegada ao Cabo Verde. 1487 - Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas. 1498 - Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute). 1499 - viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Subordinou-se às exigências de um nascente capitalismo de base comercial. SIM O Capitalismo Comercial é conhecido como a primeira fase do Capitalismo. Sua gestação começou no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV. Porém, o Capitalismo Comercial ganhou força no início no século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia. As grandes navegações e conquistas marítimas dos séculos XV e XVI foram de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo neste momento. Principais características - Os locais onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos; - Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América, principalmente por Portugal e Espanha. Estes países colonizaram e exploraram colônias, retirando recursos naturais (principalmente ouro). Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia, o Brasil. 
- 
                                O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que por sua vez modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo. (Vale realçar que não estamos falando do capitalismo atual e sim a fase inicial do mesmo.) O início da Idade Moderna ocorreu no século XIV, aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos  em 1453 (que evidentemente também é marco do fim da idade média) . A expansão comercial e marítima europeia ocorreu nos séculos XV e XVI A Colonização do Brasil, ocorreu entre os séculos XVI e XIX.   
- 
                                Pensei que fosse no fim da idade media 
- 
                                Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. São apontados como fatores fundamentais para este pioneirismo:    Posição geográfica privilegiada;   Paz interna: enquanto outras nações guerreavam, houve uma coordenação central portuguesa para as estimular e organizar as incursões marítimas. Estas incursões se mostrariam essenciais para suprir a falta de mão de obra, de produtos agrícolas e metais preciosos no país.    Presença de uma forte burguesia mercantil;    Centralização política: com a Revolução de Avis, Portugal foi a primeira nação a criar um Estado-nacional associado aos interesses mercantis.   Resposta: Certo