SóProvas


ID
1078057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A revolução de 1930 introduziu mudanças políticas, econômicas, sociais e na política externa. A respeito dessas mudanças, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O Estado empreendeu, a partir de 1930, ação determinante na educação, com o intuito de criar um sistema nacional, esforço que envolveu educadores de diferentes correntes, como a dos reformadores liberais e a dos católicos, e também a própria elite cultural.

Alternativas
Comentários
  • certo

     

  • O movimento da Escola Nova, por exemplo, ocorre na década de 1930.

  • Certo. Vagas busca uma escolarização técnico-científica para ter mão de obra especializada para as indústrias. Há grandes reformas na educação, tendo como expoente o Ministro da Educação Gustavo Capanema, o qual tinha boa parte da intelectulidade nacional a sua volta:

    Nas letras e nas artes plásticas, Capanema procurou colocar-se acima das disputas políticas e ideológicas que agitavam o país. Assessorado por seu chefe de gabinete, o poeta Carlos Drummond de Andrade, cercou-se de uma equipe diversificada, integrada, entre outros, por Mário de Andrade, Cândido Portinari, Manuel Bandeira, Heitor Vila-Lobos, Cecília Meireles, Lúcio Costa, Vinícius de Morais, Afonso Arinos de Melo Franco e Rodrigo Melo Franco de Andrade.

  • Gabarito: Certo.

    Basta lembrar que para agradar a população e a classe operária, em 14 de novembro de 1930, Getúlio Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. E uma das ações mais importantes deste período foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, constituindo uma série de propostas feitas por conceituados educadores da época sob a liderança do professor Fernando de Azevedo para a melhoria da educação no país.
     

  • Gabarito: Certo.

    Lembrar que os dois Ministérios criados de início foram: Ministério da Indústria, Trabalho e Comércio e Ministério da Educação e Saúde.