SóProvas


ID
1078093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O colapso econômico de 1929 foi único em termos de profundidade e amplitude. Já houvera crises cíclicas antes, mas nunca como essa. A economia dos países industrializados permaneceu desintegrada por mais de cinco anos, com redução de um quinto na produção e desemprego que atingiu um quarto da força de trabalho. Crises financeiras e cambiais se reproduziram no mundo todo em um intervalo de semanas, fazendo que economias inteiras afundassem juntas. Nenhuma das principais nações foi poupada.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema nele abordado, além do contexto histórico que lhe serve de moldura, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A Grande Depressão dos anos 30 do século XX selou o fracasso da ordem econômica clássica, que não trouxera paz nem cooperação; ao contrário, provavelmente tenha acirrado os conflitos entre as nações. Entende-se a relação entre a crise de 1930 e a Segunda Guerra Mundial ao considerar que a recuperação econômica dos países, sobretudo os da Europa, assentou-se, em larga medida, na corrida armamentista, como foi o caso da Alemanha nazista

Alternativas
Comentários
  • O acirramento das disputas que permaneciam vivas, porém adormecidas, desde a primeira guerra mundial, ocasionou a partir de 1933 um intenso aumento das despesas militares e uma corrida armamentista visando num futuro próximo a eclosão de outra guerra de enormes proporções, dadas as ambições do Terceiro Reich. Devido a tal expansão dos gastos militares a economia alemã foi impulsionada e houve grande queda do desemprego. Segundo Mazzucchelli (2009:247) o rearmamento foi vital para recuperação da economia alemã, pois reunia em torno de si todas as pretensões de Hitler, recuperar a economia do país e simultaneamente prepará-lo para a guerra.

  • Esquisita essa. É certo que a Alemanha desenvolveu sua indústria bélica, mas é estranho falar em corrida, pois França e Inglaterra confiaram no Tratado de Versalhes e não se rearmaram

  • A crise da quebra da bola de NY, não foi em 1929?

  • minha contribuição :

    O acirramento das disputas que permaneciam vivas, porém adormecidas, desde a primeira guerra mundial, ocasionou a partir de 1933 um intenso aumento das despesas militares e uma corrida armamentista visando num futuro próximo a eclosão de outra guerra de enormes proporções, dadas as ambições do Terceiro Reich. Devido a tal expansão dos gastos militares a economia alemã foi impulsionada e houve grande queda do desemprego. Segundo Mazzucchelli (2009:247) o rearmamento foi vital para recuperação da economia alemã, pois reunia em torno de si todas as pretensões de Hitler, recuperar a economia do país e simultaneamente prepará-lo para a guerra.

    QUESTÃO CORRETA !