SóProvas


ID
1078102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O colapso econômico de 1929 foi único em termos de profundidade e amplitude. Já houvera crises cíclicas antes, mas nunca como essa. A economia dos países industrializados permaneceu desintegrada por mais de cinco anos, com redução de um quinto na produção e desemprego que atingiu um quarto da força de trabalho. Crises financeiras e cambiais se reproduziram no mundo todo em um intervalo de semanas, fazendo que economias inteiras afundassem juntas. Nenhuma das principais nações foi poupada.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema nele abordado, além do contexto histórico que lhe serve de moldura, julgue (C ou E) os itens seguintes.

O New Deal promoveu radical transformação na organização e no funcionamento do capitalismo nos EUA: os setores financeiro e industrial passaram a ser fiscalizados vigorosamente pelo governo federal, que optou por não se envolver na recuperação de áreas mais debilitadas, como a agricultura e a organização do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A parte errada da questão está em "não optou", pois o governo optou sim em se envolver na recuperação da agricultura e organização do trabalho para a resolução da problemática econômica. 

  • O objetivo era confundir com Hoover, que famosamente disse "farmers never made any money anyway" com a falência dos farmers na crise de 29

  • New Deal

    > Obras públicas

    > Empréstimos

    > Fiscalização dos bancos

    > Controle de produção

    > Redução da jornada de trabalho

    > Salário mínimo

    Obs.: Principalmente para a população pobre.

  • Gabarito: ERRADO

    O New Deal foi uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, além de auxiliar os prejudicados pela Grande Depressão.