SóProvas


ID
1078114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Guerra Fria constitui um dos fenômenos mais importantes da História Contemporânea. Acerca de sua fase inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O bloqueio de Berlim e a imediata construção do muro que dividiu a cidade em duas zonas, em 1948, constituem a resposta da União Soviética à política de contenção estabelecida pelos EUA.

Alternativas
Comentários
  • O Muro de Berlim somente foi construído em agosto de 1961

  • ERRADO

     

    O bloqueio de Berlim se deu em 1948, já a construção do muro se deu apenas em 1961:

     

    O bloqueio de Berlim, resultante da reação soviética à política de contenção norte-americana, tornou o ano de 1948, para os europeus recém-saídos de uma guerra mundial, um pesadelo. A crise no ponto mais vulnerável do carrefour ocidente-oriente elevou a tensão entre as superpotências a altos níveis de temperatura política.

     

    - O desgaste de Stalin junto à opinião pública ocidental foi brutal. Animado pela propaganda antissoviética, Truman reelegeu-se nos estados unidos. E Berlim, verdadeiro termômetro da disputa condominial sobre o mundo, viria a ser objeto de disputas por toda a década de 1950. No lado ocidental, os investimentos foram elevados ainda mais para criar a vitrina do capitalismo. No lado oriental, foram brotando instituições socialistas com técnicos altamente qualificados e uma atmosfera de desconfiança que levou, em agosto de 1961, a construção do muro de Berlim, para separar os dois mundos que pareciam irreconciliáveis.

  • Enxergo ainda outro erro: a política de contenção foi da União Soviética e não dos EUA.

  • Errada ao dizer que a construção do muro de Berlim foi imediata ao bloqueio desta cidade: o bloqueio teve início em 1948, e a construção do muro se deu em 1961. Já quanto à política de contenção, é de fato dos EUA: "Acertados na conferência de Yalta e de Potsdam, entre 1944 e 1945, os aliados, vencedores da IIª Guerra Mundial, logo deram para desacertar-se na época da paz. Os norte-americanos começaram a desconfiar que os soviéticos queriam expandir-se ainda mais, enquanto que esses olhavam os americanos como os seus novos inimigos. Sem condições de iniciarem uma nova guerra mundial, os norte-americanos, seguindo a orientação de George Kennan, o seu embaixador em Moscou, optaram por lançar-se na “política da contenção” ao comunismo, decisão que levou o mundo à Guerra Fria." Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2003/12/02/000.htm

    Outra questão da mesma prova:

    Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a política externa dos EUA passou a sustentar-se na ideia de ação de longo prazo vinculada à necessidade de contenção das tendências expansionistas da União Soviética. Gabarito: Certo.

  • Gusmão, a política de contenção foi dos EUA para parar a propagação do comunismo. Foi uma série de ações econômicas, militares etc.

  • Van Basten, você retirou do livro do José Saraiva seus últimos comentários também?

  • A cidade de Berlim foi divida em 4 zonas de influência, assim como a Alemanha.