SóProvas


ID
1078117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Guerra Fria constitui um dos fenômenos mais importantes da História Contemporânea. Acerca de sua fase inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a política externa dos EUA passou a sustentar-se na ideia de ação de longo prazo vinculada à necessidade de contenção das tendências expansionistas da União Soviética.

Alternativas
Comentários
  • O conceito principal da Doutrina Truman, que marcou o segundo pós-guerra americano, era justamente o afirmado na questão, de dificultar e restringir ao máximo a expansão soviética. 

    Do ponto de vista histórico, a Doutrina Truman representava uma notável reviravolta. (...) A nova orientação transferia a Europa para o centro da política externa americana e definia a contenção do “expansionismo soviético” como o eixo da estratégia de Washington.” (Demétrio Magnoli, O mundo contemporâneo, p. 87)

  • A concepção de ação de longo prazo pode ser extraída do Plano Marshall, da criação da OTAN e da formação incipiente do bloco europeu (CEE e CECA). Todas essas realizações mantêm seus efeitos até hoje, daí seu caráter inequívoco de planejamento a longo prazo.

  • "ideia de ação de longo prazo vinculada" como ?já em 1949 foi criada a OTAN?

  • Creio que o longo prazo diga respeito aos investimentos na reconstrução da Europa (Plano Marshall). Convenhamos, reconstruir a Europa Ocidental não deve ter sido barato e definitivamente não foi rápido. Esse investimento tinha como objetivo garantir que os países europeus pagassem as dívidas feitas durante a guerra e, depois de reestabelecida a aconomia europeia, estabelecer um mercado consumidor, evitando uma crise como a de 1929, quando os EUA centralizou sua economia apenas em si mesmo e acabou em superprodução. Além disso, investimentos na reconstrução do Japão já era um sinal de que os EUA mantinha seus olhos na Ásia (aquela ideiazinha do ensino médio de "vitrine do capitalismo", acho que ainda vale).

     

    Todos esses projetos só surtiriam resultado em longo prazo e impediriam a influência socialista na Europa Ocidental (crise econômica = pobreza = revolta = revolução - lembrar que a revolução russa se deu em contexto de crise) e permitiriam a existência de um aliado na Ásia (Japão).

     

    obs: A URSS também sofreu muitas perdas com a Segunda Guerra Mundial, então os primeiros anos pós-guerra foram de reestruturação economica, o que permitiu que, anos depois, a URSS emergisse como uma potência "capaz de competir" (sabemos que só belicamente...) com os EUA.

     

    Assim pensei eu quando resolvi o item...

  • Errei pelo longo prazo.

    A ideia das políticas americanas era emergencial, tentando evitar o máximo a expansão socialista.

    Mas de fato com resultados a longo prazo.