SóProvas


ID
1078171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Supondo que o governo adote um novo imposto específico sobre a venda de um bem em um mercado de concorrência perfeita e considerando a distribuição da incidência tributária entre vendedores e consumidores, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Se a elasticidade-preço da demanda for infinita, os vendedores abandonarão o mercado

Alternativas
Comentários
  • O que ocorre nesse caso é que os vendedores irão arcar com todo o peso do imposto, e portanto no Longo prazo, abandonariam o mercado. Entretanto, se a questão especificasse que a análise é feita no longo prazo, estaria correta. No meu ver, foi mal elaborada pela banca.

  • O que ocorre é que pela elasticidade infinita da demanda, o preço ia subir devido aos impostos, mas a demanda não ia se alterar por causa da elasticidade. Portanto, com a demanda inalterada os vendedores não tem porque abandonar o mercado.

  • Se a elasticidade-preço da demanda for infinita significa que para um determinado preço, sempre haverá uma quantidade demandada. Nesse caso a curva de demanda seria horizontal. 

    O equilíbrio entre oferta e demanda ocorrerá no ponto de encontro entre a curva de Oferta e a Curva de Demanda.

    Logo, não há motivos para os produtores abandonem o mercado.

    Resposta: ERRDADO.

  • Gabarito: ERRRADO

     

    Se a elasticidade preço da demanda for infinita, os vendedores arcarão com todo o imposto. Mas isto não significa que eles irão abandonar o mercado. Um vendedor em concorrência perfeita só abandona o mercado se o preço de venda é inferior ao custo variável médio de produção. Portanto, está errada a assertiva.