-
Gabarito: C
Negação:
Algum ---- Nenhum;
Nenhum ----- Algum;
Todo --------- Pelo menos um
-
discordo do gabarito se alguem souber a resolução agradeço !!!
-
Para ser juíz, tem que ter feito direito. Se existe economista que é juíz, esse economista fez direito, ou seja ao menos um economista fez Direito.
-
Alguém sabe porque não é a letra "e"?
-
Alternativa correta: C.
a) ERRADO: Todos os juízes fizeram direito, mas não o contrário. É possível haver bacharéis em direito que não são juízes.
b) ERRADO: Alguns que não são economistas são juízes, como a questão afirma.
c) GABARITO.
d) ERRADO: Ser formado em direito é condição para ser juíz.
e) A questão afirma que 'alguns economistas são juízes'. O conjunto de economistas que são juízes fica dentro do conjunto de juízes, apenas, e não dentro do conjunto dos que fizeram direito.
-
Se alguns economistas são juízes, então existe economista que não é juiz. E esse economista pode ter feito ou não direito, contudo não posso afirmar com 100% de certeza que dentre esses nenhum é juiz. Na letra “c” posso afirmar 100% de certeza que existe economista que é juiz e por ele ser juiz ele fez direito.
-
não se pode afirmar na (e) que: alguns economistas que fizeram Direito não são juízes (ele pode ser como não pode ser juiz)
mas pode afirmar na (c) que: ao menos um economista fez Direito (pois para ser juiz precisa do curso de Direito)
-
Ao passo que para a alternativa E ser válida seria necessário pelo menos um outro enunciado, há um erro lógico na enunciação que daria margem à não escolha da alternativa C - embora seja a "melhor resposta": o enunciado fala "alguns economistas", no plural, de modo que pelo menos dois economistas teriam de ter feito Direito. Se fôssemos estritamente considerar o enunciado, a alternativa C também é falsa.
-
Não vamos complicaaar, galera!
A questão afirma, sim, que alguns economistas são juízes, logo pelo menos dois economistas são juízes. OK, certinho, supimpa!!! Mas se tem pelo menos dois, é verdade que ao menos um economista também fez direito, não? Se tem pelo menos dois, tem ao menos um. Por que complicar? Às vezes as bancas forçam muito a barra, mas às vezes nós mesmos erramos a questão por querer ficar brigando de foice com a banca. Não, a letra C não poderia ser falsa, nem estritamente, nem intrinsecamente, nem paralelamente, nem forçadamente, nem nadamente!
E respondendo às duvidas, a letra E não poderia ser a resposta porque há possibilidade de todos os economistas que fizeram direito serem juízes.
Espero que tenha ajudado.
Bons estudos, moçada!!!
-
Questão de Diagramas Lógicos
Letra C
-
kkkkkk Vlw ae Bruno Caveira essa eu escorreguei, mas o raciocínio foi pertinente
-
Concordo com o comentario do Bruno Caveira, mas fazendo os diagramas não fica bem assim.
-
RACIOCINEI DA SEGUINTE MANEIRA QUANTO À LETRA "E": O CONJUNTO DE JUÍZES PODE SER DO TAMANHO DO CONJUNTO DE DIREITO, NÃO NECESSARIAMENTE DENTRO, MAS DO MESMO TAMANHO, O QUE NOS DÁ 2 ALTERNATIVAS E NÃO NOS DÁ CERTEZA QUANTO À PREMISSA, ENQUANTO NA LETRA C, NAS DUAS FORMAS QUE PODERÍAMOS DESENHAR O CONJUNTO DE JUÍZES E DIREITO (JUÍZES DENTRO DO CONJUNTO DE DIREITO E O CONJUNTO JUÍZES EXATAMENTE IGUAL AO TAMANHO DO CONJUNTO DIREITO) EM AMBAS A PREMISSA É VERDADEIRA
-
Nesta questão nem precisamos construir diagramas. Sabemos que Todos os juízes fizeram Direito. Sabemos também que alguns economistas são juízes. Ora, para que um economista seja juiz, ele tem que ter cursado Direito Portanto, ao menos um economista fez Direito.
Gabarito: C
Fonte: Brunno Lima
-
“Alguns economistas são juízes” Se um deles é juiz e para ser juiz necessita ser graduado em Direito, então algum deles com toda certeza é graduado em Direito!