SóProvas


ID
1079014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma grande fazenda situada em área declarada como Serra do Mar foi afetada por ato administrativo normativo que, ao criar reservas florestais na área, impediu a realização da atividade econômica de criação de gado no local, e também pelas normas protetivas instituídas pelo Código Florestal relativas às áreas de reserva legal e de preservação permanente. O proprietário ajuizou, então, ação com pedido de indenização contra o poder público, pois entendeu que as restrições acarretaram grande prejuízo econômico, já que seu imóvel era destinado justamente à criação de gado leiteiro e de corte.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O ato administrativo referido configura limitação administrativa e gera direito à indenização, pois a circunstância de o Estado dispor de competência para criar reservas florestais não lhe confere a prerrogativa de subtrair-se ao pagamento de indenização compensatória ao particular, quando a atividade pública, decorrente do exercício de atribuições em tema de direito florestal, impedir ou afetar a válida exploração econômica do imóvel por seu proprietário.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    Pois nesse caso a limitação administrativa não possui caráter geral. Atinge um particular especificamente.

  • Atenção! Toda limitação administrativa possui caráter geral, incidindo sobre proprietários indeterminados no momento da edição do ato limitador, mas que passam a ser determináveis na concretização do ato.

    Em regra, a limitação administrativa não enseja indenização aos proprietários atingidos, exceto se  causar esvaziamento da capacidade de exploração da propriedade, como é o caso da questão.

    Gabarito CERTO

  • As limitações possui como caracteristica a restrição ao uso do bem de forma geral (atinge a todos os bens) e gratuita.  Alcançam somente os imóveis e, na hipótese de impossibilitarem completamente a utilização econômica da propriedade, podem vir a configurar desapropriação indireta, gerando direito a indenização (como no caso da questão)

  • Limitação administrativa em regra, não geram direito à indenização, diante de seu caráter geral.

  • A limitação administrativa não enseja indenização aos proprietários atingidos, exceto se causar esvaziamento da capacidade de exploração da propriedade, como é o caso da questão.