SóProvas


ID
1079473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes.

Uma organização que fomenta a abertura de canais de comunicação internamente, de modo a garantir que os colaboradores sigam as mudanças de gosto e atitudes dos clientes, está de acordo com as bases do controle da qualidade total proposto por Kaoru Ishikawa.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para complementar, uma outra questão ajuda a definir o conceito de Ishikawa, vejam:
    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Gestão da Qualidade

    O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.

    GABARITO: CERTA.

  •  Ishikawa diagrama de causa e efeito

    Ishikawa diagrama de causa e efeito

    Ishikawa diagrama de causa e efeito

    Ishikawa diagrama de causa e efeito

    Ishikawa diagrama de causa e efeito

    Ishikawa diagrama de causa e efeito


  • Como os comentários enfatizaram apenas o diagrama de causa e efeito, é importante lembrar que Ishikawa fez grandes contribuições para a Gestão da Qualidade (e acredito que esse era o ponto principal da questão).

     

    Dentre suas principais contribuições para o estudo da qualidade, destaca-se a formulação do Controle de Qualidade por toda a Empresa (Company Wide Quality Control - CWQC), que considerava que o controle de qualidade deveria ser feito por toda empresa e com a participação de todos, ao contrário do mecanismo de Controle de Qualidade Total  (TQC - Total Quality Control) de Feigenbaum. Ademais, Ishikawa foi um dos grandes responsáveis pela difusão das sete ferramentas de qualidade: Análise de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Folhas de controle, Diagramas de correlação, Gráficos de controle e Fluxogramas.

     

    O TQC de Armand Feigenbaum afirmava que o processo deveria ser conduzido por especialistas em controle da qualidade e dava pouca ênfase ao papel dos operários no desenvolvimento do controle de qualidade. 

     

    Fonte: Material de Gestão da Qualidade do professor Carlos Xavier

  • A questão está correta. 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MDIC_13/arquivos/MDIC13_001_01.pdf

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MDIC_13/arquivos/Gab_definitivo_MDIC13_001_01.PDF

  • A questão está correta. 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MDIC_13/arquivos/MDIC13_001_01.pdf

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MDIC_13/arquivos/Gab_definitivo_MDIC13_001_01.PDF

    TQC é um sistema voltado para propiciar satisfacao ao consumidor. (Feigenbaum)

    O estudo do CQ por todos os membros integrantes de todos os departamentos, com participação e realização, constitui o controle da qualidade preconizado como atividade de gestao, abrangente a toda a empresa. (, TQC- Total Quality Control Estrategia e Administracao da Qualidade; Ishikawa, K)




  • POVO, A QUALIDADE TOTAL FOI PROPOSTO POR DEMING, FEIGENBAUMNA E ISHIKAWA. E QUEM ESTABELECE O NÍVEL DE QUALIDADE NA QUALIDADE TOTAL É O CLIENTE

     

     

    O FATO DE CITAR ISHIKAWA NÃO QUER DIZER QUE ESTEJA FALANDO, NECESSARIAMENTE, DO GRÁFICO DE  CAUSA E EFEITO DO ISHIKAWA (ESPINHA DE PEIXE).

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Pessoal vamos indicar para comentários do Professor. 

  • Típica questão para os profs Rodrigo Rennó  e Carlos Xavier comentarem, ou seja, a Banca dá o gabarito e eles comentam conforme o gabarito. E a gente fica boiando tentando saber qual é a fonte para uma questão desse tipo...

  • Kaoru Ishikawa foi um dos pioneiros no controle da qualidade total. Criou ferramentas do controle estatístico da qualidade (diagrama de causa e efeito, diagrama de Pareto, histograma, fluxograma, diagrama de dispersão) e enfatizou que todos devem ser responsáveis pela qualidade. Afirmou, ainda, que qualidade é "satisfazer radicalmente o cliente, para ser agressivamente competitivo".

    Fonte: Adm Geral e Pública, Elisabete Moreira, pág. 161.

  • Ishikawa falava dos círculos de Controle da Qualidade, que seriam os colaboradores se preocupando com a qualidade. Muito embora isso seja iniciativa deles mesmos, pode-se pensar que a organização viabiliza isso.