SóProvas


ID
1079548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias e aos modelos de comportamento organizacional.

No que se refere à qualidade de vida no trabalho, as práticas assistencialistas se distinguem das práticas preventivas, porquanto estas priorizam intervenções sobre o contexto de trabalho a que se submetem os funcionários de uma organização

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Há duas perspectivas de QVT que, no fundamental, opõem-se. De um lado, a QVT do tipo assistencialista – ofurô corporativo – que se caracteriza por um cardápio de atividades do tipo anti-estresse como, por exemplo, dança de salão, ioga, massagens terapêuticas. Nessa ótica, o trabalhador é a variável de ajuste.

    De outro, uma QVT do tipo preventiva que se caracteriza por uma política de QVT cujo foco de atuação reside nas mudanças das condições, da organização e das relações sócio-profissionais de trabalho. Nesse caso, a QVT é um instrumento fundamental de gestão organizacional e a possibilidade de sucesso depende, principalmente, de um novo modelo de gestão do trabalho. Essa perspectiva, certamente, é a que veio para ficar.

    lproweb.procempa.com.br/.../solange_maria_furlanetto_tcc.doc

  • Foco da QVT Preventiva (Contra-Hegemônica):


    - As tarefas, o contexto de trabalho e seus componentes devem ser adaptados aos trabalhadores.


    Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim

  • Práticas como massagens, dança de salão, alongamentos, conforme o modelo do Mário César, são práticas assistencialistas de QVT, são PALEATIVAS, integrantes do modelo hegemônico. Elas apenas amenizam os desgastes do trabalho, atuando de forma indireta.

    O modelos contra-hegêmonico, PREVENTIVO de QVT, atua na própria organização, nas condições e nas relações socioprofissionais de trabalho, alterando o contexto de produção de bens e serviços e atuando DIRETAMENTE na saúde dos profissionais. Por exemplo, no viés preventivo, deve-se usar cadeiras adequadas, com processo de regulagem de altura, para não causar danos à saúde do trabalhador. No viés assistencial, as cadeiras não são pensadas de forma a minimizar danos ao trabalhador. Após o surgimento de dores na coluna pelo uso de cadeiras inadequadas, é oferecido massagens e ginástica laboral para aliviar as dores, atuando de forma INDIRETA nos degastes físicos do trabalho. Para se atuar de forma DIRETA, as cadeiras deveriam ser trocadas por modelos ergonômicos.

  • Errei porque  pensei que ESTAS se referia às ''práticas preventivas'' e ''práticas assistencialistas''. kkkk Falta de observação a grámatica.

  • Gabarito Correto.

     

    Dica!

    Praticas assistencialista ---- > o foco é no funcionário anti stress.

     Praticas preventiva ---- > está ligado ao ambiente do trabalho. Com prevenção de risco e acidentes.

     

  • No que se refere à qualidade de vida no trabalho, as práticas assistencialistas se distinguem das práticas preventivas, porquanto estas (preventivaspriorizam intervenções sobre o contexto de trabalho (prevenir riscos/ problemas) a que se submetem os funcionários de uma organização.

    certa.

  • ESTAS ==> Está bem próximo

  • Questão de português.

  • O enunciado apresenta corretamente a principal diferença entre as abordagens assistencialista e preventiva. Aqui vai uma dica de Português para os candidatos que ficaram com dúvidas no enunciado: o termo “estas” retoma a expressão “práticas preventivas”. 

    Assim, o que o enunciado está afirmando é que as práticas preventivas priorizam intervenções sobre o contexto de trabalho. Isso está correto!

    Gabarito: Certo