SóProvas


ID
10798
Banca
ESAF
Órgão
ANEEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que reescreve o seguinte fragmento de texto em dois períodos sintáticos, coerentes e gramaticalmente corretos.

Se, em outro tempo, poderia se dizer que a condição humana do labor é a própria vida, ou seja, o processo biológico do corpo cujo desenvolvimento e declínio dependem da satisfação das atividades básicas atendidas pela atividade laborativa, hoje, este processo elementar já tem uma dependência íntima com o conhecimento tecnológico.

(Adaptado de José Liberato Ferreira Caboclo, Ética e tecnologi

Alternativas
Comentários
  • O caráter concessivo do "se", foi retomado por "no entanto" da 2a. frase.
    Leva-nos a procurar um substituto para o "se" já na 1a. frase.
    Esta é a técnica da Esaf - frases longas em que os elementos de coesão e coerência, por isso, distanciam-se dificultando sua localização.
    DICA: tente escrever a frase em ordem direta (se houver tempo rsrs...)
  • O que me fez errar essa questão foi o demonstrativo "este" ("este processo elementar"). O correto não seria o uso de "esse", por se referir a algo que ja foi dito ou escrito("o processo biológico do corpo")??
    Segundo o site gramaticaonline.com.br, usa-se este, esta, isto em referência a um termo imediatamente anterior ("Quando interpelei Roberval, este assustou-se inexplicavelmente"). Mas não creio que seja o caso na opção a).
  • não estaria errada por não aparecer o artigo definido antes de dependencia ocorrendo erro de reescritura



    desde ja agradeço quem poder ajudar!
  • Alguém poderia me dizer por favor qual seria o erro da letra "b"?
    Obrigada...
  • Lídia,

    Tenho um palpite sobre por que a "b" não está correta:
    b) Se em outro tempo poderia-se dizer que a condição humana do labor é o processo biológico do corpo, isto é, a própria vida, cujo desenvolvimento e declínio dependem da satisfação das atividades básicas atendidas pela atividade laborativa; este processo elementar, hoje, já tem uma dependência íntima com o conhecimento tecnológico.
    Observe que se iniciou a sentença com "Se", o que neste caso leva a uma comparação: SE em outro tempo era "assim", hoje já é (digamos) "assado". O uso do ponto-e-vírgula quebra a idéia meio abruptamente. A tendência é que o fragmento que vem após a referida pontuação (;) ganhe certa autonomia.
    Mas como já disse, esse é apenas um palpite. Talvez alguém tenha uma explicação melhor. Talvez até nem tenha nada a ver o que eu disse. Achei esta questão bem difícil.
    Bons estudos!
  • O segredo da questão não estaria no enunciado:
    Assinale a opção que reescreve o seguinte fragmento de texto em dois períodos sintáticos, coerentes e gramaticalmente corretos.

     O final do período exige uma pausa bem definida, que deve ser marcada com ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências e, somente algumas vezes, com dois pontos.
  • erro da letra b.
    com os verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo seve ser usada a mesóclise.

    Exemplos:

    Falar-lhe-ei a teu respeito. (Falarei + lhe)
    Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda. (Procurariam + me)

    veja que a banca colocou uma enclise e ligou o verbo ao pronome com hifen
     Se em outro tempo poderia-se dizer que a condição humana do labor é
    para ficar correto deveria ser: poder-se-ia dizer.

    um segundo erro foi iniciar a frase com pronome o que não deve ocorrer.
    espero ter ajudado