SóProvas


ID
1080361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos diversos tipos de lâmpadas e suas características, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) As lâmpadas a vapor de mercúrio levam 2 a 15 minutos para estabilizar seu fluxo luminoso, mas sua fabricação é mais barata que a incandescente e elas duram mais tempo. São utilizadas em larga escala na iluminação de ruas, jardins públicos, postos de gasolina, etc. 

    b) As lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão tem um custo mais elevado. 

    c) correta. 

    d) Lâmpadas incandescentes produzem energia luminosa a partir da incandescência de um filamento de tungstênio, que é o material que mais se adaptou as elevadas temperaturas que se verificam no interior das lâmpadas. Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e funcionam de modo semelhante aos tubos de descarga de gás neón, possuem um par de eletrodos em cada extremo. Elas não são adequadas para iluminação de interiores que se deseje luz dirigida. 

    e) Lâmpada de descarga baseia-se na condução de corrente elétrica em um meio gasoso, quando em seus eletrodos se forma uma tensão elevada capaz de vencer a rigidez dielétrica do meio. Os meios gasosos mais utilizados são o vapor de mercúrio ou o argônio. Ex: lâmpadas a vapor de mercúrio, lâmpadas a vapor de sódio. 


    Fonte: internet, wikipedia. 

  • a) Lâmpadas a vapor de mercúrio são empregadas em interiores de pequenas proporções. Por serem de curta duração, elas não são indicadas para acessos altos e de difícil remanejamento. - Utilizada para iluminação de grandes áreas internas (armazéns, depósitos, etc.) ou externas.

    b) Lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, como as dicróicas, além de apresentarem boa eficiência luminosa, são econômicas. - lampadas dicroicas são Incandescentes Halógenas.

    c) correta

    d) Lâmpadas fluorescentes são lâmpadas incandescentes indicadas para iluminação de interiores em locais que se deseje luz dirigida. - lampadas fluorescentes são lampadas de descarga

    e) Lâmpada de descarga é constituída de um fio que é aquecido pela passagem da corrente elétrica. Esse tipo de lâmpada é composto de um bulbo de vidro incolor ou leitoso, uma base de cobre ou ligas, e um conjunto de peças que contém o filamento a ser aquecido. - Nessas lâmpadas o fluxo luminoso é gerado pela passagem de corrente através de um gás, ou de uma mistura de gases ou vapores, sem a existência de filamento.