SóProvas


ID
1080451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme o pronunciamento técnico CPC 3 (R2), assinale a opção correta acerca dos aspectos de elaboração e evidenciação da demonstração do fluxo de caixa.

Alternativas
Comentários
  • CPC 03 - DFC


    A) ERRADA.  33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras.

    Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento,porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.

    O Pronunciamento encoraja que sejam classificados como OPERACIONAIS.


    B) Questão desatualizada. Antes estava correta.

    A assertiva B sofreu alteração, conforme abaixo:

    “42A. Os fluxos de caixa advindos de mudanças no percentual de participação em controlada, que não resultem em perda do controle, devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades de financiamento, a menos que a controlada seja detida por entidade de investimento, conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 36 – Demonstrações Consolidadas, e deva ser mensurada ao valor justo por meio do resultado. (Alterado pela Revisão CPC 04)”.


    C) ERRADA.  É na data de ocorrência do Fluxo de Caixa, e não na data da transação como afirma a questão.


    D) ERRADA. recebimentos de caixa decorrentes  de royalties e pagto de caixa a fornecedores são atividades OPERACIONAIS.


    E) ERRADA. 20A. A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais. (...)


    Gab: B. Hoje estaria incorreta.

  • Por que os fluxos de caixa decorrentes da mudança no percentual de participação em controlada que não resultou em perda de controle são classificados como fluxo de caixa de financiamento?

  • CPC 03

    42A. Os fluxos de caixa advindos de mudanças no percentual de participação em controlada, que não resultem em perda do controle, devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades de financiamento, a menos que a controlada seja detida por entidade de investimento, conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 36 – Demonstrações Consolidadas, e deva ser mensurada ao valor justo por meio do resultado. (Alterado pela Revisão CPC 04)

    GABARITO: B

  • TAMBÉM GOSTARIA MUITO DE SABER, SE ALGUÉM PUDER EXPLICAR "Por que os fluxos de caixa decorrentes da mudança no percentual de participação em controlada que não resultou em perda de controle são classificados como fluxo de caixa de financiamento?