- ID
- 18859
- Banca
- FCC
- Órgão
- TCE-SP
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Geral
- Assuntos
Na elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, são classificados como itens das atividades de financiamentos:
Na elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, são classificados como itens das atividades de financiamentos:
A respeito da composição e da avaliação do patrimônio, julgue os
itens seguintes.
Na demonstração dos fluxos de caixa, classificam-se no fluxo de financiamento, entre outras operações, a colocação de debêntures, a distribuição de juros sobre o capital próprio e a integralização de capital em espécie.
Um administrador financeiro elabora um orçamento anual de caixa para uma empresa, estimando o fluxo de recebimentos e pagamentos devidos mês a mês, e verifica que, em vários meses, o caixa acumulado se tornou negativo. Assim, conclui-se que a empresa, necessariamente,
Acerca da contabilidade comercial, julgue os itens subsequentes.
A conversão de debêntures em capital, com resgate previsto para longo prazo, não afeta o capital circulante líquido, não devendo ser incluída na demonstração do fluxo de caixa ou de valor adicionado
O Art. 188 da Lei no 6.404/76, com redação da Lei no 11.638/07, determina, no Inciso I,
Demonstração dos fluxos de caixa - as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos.
Os fluxos a que se refere a legislação são de
A Demonstração dos Fluxos de Caixa, segundo determinação legal, é composta por, pelo menos, três fluxos, que são os
Um dos objetivos da Demonstração do Fluxo de Caixa, recém tornada obrigatória em virtude da modificação introduzida pela Lei nº 11.638/2007 na Lei das Sociedades por Ações, é
Uma companhia fechada não será obrigada a elaborar e publicar a demonstração dos fluxos de caixa, desde que o seu patrimônio líquido seja:
Em relação à administração financeira, julgue os próximos itens.
O método indireto para a demonstração do fluxo de caixa é usado para demonstrar os recursos provenientes das atividades operacionais a partir do lucro líquido, ajustado pelos itens considerados nas contas de resultado que não afetam o caixa da empresa.
Em relação à administração financeira, julgue os próximos itens.
Deve-se ter cuidado ao adotar a demonstração do fluxo de caixa pelo método direto, pois esse método dificulta para o usuário a avaliação da solvência da empresa.
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, são itens classificados como fluxo de caixa das atividades de financiamento
A empresa Novos Tempos S.A. tem, segundo a lei societária vigente, a obrigatoriedade de apresentar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC). Em um determinado período, a empresa efetuou a venda de máquinas e equipamentos totalmente depreciados pelo valor de R$ 100.000,00, realizou aumento de capital no valor de R$ 1.000.000,00 e comprou softwares ligados ao processo produtivo à vista. Na DFC, do mesmo período, esses eventos geraram, respectivamente,
Na elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa podemos dizer que:
Assinale abaixo a opção onde consta a única assertiva que não é verdadeira neste quesito.
Assinalar a opção que contém a afirmativa correta.
Com relação à gestão do fluxo de caixa, analise as afirmativas abaixo.
I. Para reduzir o ciclo financeiro o gestor deverá manter o estoque em níveis superiores ao volume de vendas e elevar prazos de recebimento.
II. A venda de imobilizado representa entrada de caixa; o contrário, ou seja, a aquisição de um novo imobilizado representa saída de caixa.
III. O ciclo operacional corresponde ao espaço de tempo entre o período de aquisição das matériasprimas ou mercadorias até o recebimento das vendas a prazo.
IV. Depreciação refere-se à perda de valor de itens do imobilizado em virtude dos desgastes provocados pelo uso.
V. Quando a empresa está com sobras de caixa, não é interessante adquirir mercadorias ou matériasprimas para o estoque, mesmo que tenham um giro rápido.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
O caixa mínimo operacional de uma empresa
De acordo com o pronunciamento técnico CPC 03, na demonstração de fluxos de caixa, as mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade resultam de
A análise do fluxo de caixa é importante instrumento da gestão financeira. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
No fluxo de caixa no sentido restrito, ou método direto, parte-se dos valores restritos da demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR) e incluem-se as variações internas nas contas de ativo circulante, excetuando-se a conta disponibilidades.
A análise do fluxo de caixa é importante instrumento da gestão financeira. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
O fluxo de caixa no sentido restrito, ou método direto é bastante utilizado na atividade de planejamento das empresas e sua realização, em termos retrospectivos, baseia-se em dados contáveis de operações efetuadas no período.
Quanto à unidade geradora de caixa, pode afirmar:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, emanadas pelo CFC, a Demonstração do Fluxo de Caixa deve ser elaborada pelos métodos direto ou indireto e deve, pelo menos, evidenciar as movimentações em três grandes grupos de fluxo de caixa, que são:
A Lei nº 11.638 contemplou a substituição da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos pela Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). A DFC evidencia as alterações ocorridas no saldo de caixa, durante o exercício, segregando essas alterações em, no mínimo, três fluxos, que são:
Existem duas metodologias para a apuração do DFC. Aquela que é mais simples e requer menor trabalho de elaboração denomina-se:
A Demonstração dos Fluxos de Caixa deve ser segmentada em três grandes áreas:
1. Atividades operacionais.
2. Atividades de investimento.
3. Atividades de financiamento.
Com base nessa segmentação, é correto afirmar:
Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.
Caso uma imobiliária cobre aluguéis em nome de terceiros e os repasse inteiramente aos proprietários dos imóveis, estes não podem ser apresentados em bases líquidas nos fluxos de caixa provenientes das atividades operacionais da imobiliária.
Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.
No caso de empresas não financeiras, os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda e à contribuição social sobre o lucro líquido devem ser divulgados separadamente e sempre ser classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais.
Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.
A entidade deve testar a redução ao valor recuperável de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando seu valor contábil com seu valor recuperável, caso exista alguma indicação de redução no mercado ativo do intangível.
Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.
Caso um investimento em coligada ou controlada seja avaliado pelo método de equivalência patrimonial, a investidora deve evidenciar, em seu demonstrativo de fluxo de caixa, os fluxos de caixa entre a investidora e a sociedade investida, na forma de dividendos ou adiantamentos.
Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.
Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras têm de ser apresentados separadamente nos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, de acordo com a transação a que se referem.
Acerca da demonstração do fluxo de caixa e de acordo com os
atuais pronunciamentos contábeis brasileiros, julgue os itens a
seguir.
Ao se adotar o método indireto na determinação do fluxo de caixa líquido advindo das atividades operacionais, é necessário ajustar o lucro (ou prejuízo) líquido quanto aos efeitos de variações ocorridas no período, tanto nos estoques quanto nas contas operacionais a receber e a pagar. Isso também ocorre com os itens que não afetam o caixa e com todos os outros itens tratados como fluxo de caixa, advindos das atividades de investimento e financiamento.
A elaboração da demonstração financeira do fluxo de caixa pode ser realizada pelo método direto ou indireto. A elaboração pelo método direto deve
A Deliberação CVM nº 547/2008 aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 03 - Demonstração dos Fluxos de Caixa -, que estabeleceu
Com referência ao balanço patrimonial, julgue os itens que se
seguem.
O conceito de equivalentes de caixa era pouco difundido no Brasil antes da implementação das normas internacionais de contabilidade. Esse conceito é mais abrangente que o convencionalmente adotado no Brasil para as disponibilidades, pois não se restringe aos valores de liquidez imediata, embora não haja restrições à sua conversibilidade em prazo e valor certos.
Acerca dos componentes patrimoniais, seu reconhecimento e
efetivo registro, julgue os itens a seguir.
Caso a empresa adote o sistema de caixa flutuante, os registros de recebimentos e pagamentos que transitam pelo caixa devem ser contabilizados em conjunto na conta caixa. Assim, os cheques recebidos em operações de venda, os recibos de cartões de crédito e débito e os vales-refeição ou similar devem ser englobados no saldo do caixa.
Acerca da Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações recentes, julgue os
itens que se seguem.
As demonstrações contábeis obrigatórias para as sociedades anônimas de capital aberto incluem o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e, para algumas empresas, a demonstração de fluxo de caixa.
Com respeito às características das demonstrações contábeis,
segundo a legislação e normatização vigentes, julgue os itens a
seguir.
Antes de a Lei n.º 11.638/2007 entrar em vigor, a demonstração de fluxo de caixa já era exigida para alguns tipos de empresa.
O resultado negativo da equivalência patrimonial na Demonstração dos Fluxos de Caixa elaborada pelo método indireto constitui
Conforme descrito no CPC nº 03, “as informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa.” Neste CPC, define-se a expressão “equivalentes de caixa” como o montante:
Conforme descrito no CPC nº 03 (R2), a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período, classificados por atividades:
Se a demonstração dos fluxos de caixa de uma empresa tiver resultado negativo, é correto afirmar que, nessa empresa,
A respeito de elaboração e análise dos demonstrativos contábeis de
entidades públicas ou privadas, julgue os itens seguintes.
As movimentações no caixa e seus equivalentes são evidenciadas e controladas por meio da demonstração dos fluxos de caixa que, elaborada pelo método direto ou indireto, devem incidir sobre os fluxos das operações, dos investimentos ou dos financiamentos.
Considerando que determinada empresa tenha vendido, à vista, um
bem de seu ativo imobilizado por R$ 34.500,00, e sabendo que esse
bem, quando adquirido, há três anos e sete meses, possuía vida útil
remanescente de dez anos e foi registrado pelo custo de
R$ 54.000,00, julgue os itens que se seguem.
Na demonstração de fluxo de caixa pelo método indireto, a transação produzirá impacto em atividades de investimento, por se tratar de alienação de um imobilizado, mas não provocará impacto em atividades operacionais, visto que a alienação de imobilizado é atividade não operacional.
Julgue os seguintes itens, que dizem respeito às normas e práticas
contábeis atualmente vigentes no país.
As variações ocorridas na conta de reserva de lucros, em dado exercício, serão evidenciadas na demonstração de fluxo de caixa.
Os fluxos de caixa operacional, de financiamento e de investimento podem ser apurados pelos métodos
Quanto às demonstrações contábeis, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, é correto afirmar que a
Acerca da Lei n.º 6.404/1976, que dispõe sobre as sociedades por
ações, julgue os itens que se seguem.
A demonstração dos fluxos de caixa indicará as alterações ocorridas, durante o exercício, apenas no saldo de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, três fluxos: das operações; dos financiamentos e dos investimentos.
A partir dos princípios fundamentais de contabilidade e das demonstrações contábeis exigidas pela legislação societária, julgue os seguintes itens.
Na elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, classifica-se como equivalente de caixa a parcela não utilizada do limite contratual do cheque especial.
A empresa Virtual S.A. enquadrada no conceito de empresa de grande porte e obrigada a elaborar a demonstração de fluxo de caixa realizou as seguintes operações:
I. Venda de veículo, totalmente depreciado, pelo valor de R$ 20.000,00;
II. Aumento de Capital em dinheiro, feito pelos seus sócios no valor de R$ 100.000,00;
III. Empréstimos concedidos a empresas do grupo no valor de R$ 15.000,00.
As operações I, II, e III, correspondem, respectivamente,
36 No encerramento do exercício social em dez./07, o caixa evidenciava um saldo de R$ 500.000,00. Em jan./08, a companhia teve um aumento de capital mediante lançamento de 200.000 ações novas integralmente subscritas, por R$ 2,00 cada uma. Em fev./08, foram integralizados 50% do capital subscrito, sendo 20% em dinheiro, 30% em depósito bancário e 50% em equipamentos. Considerando exclusivamente as informações acima, encerrada a integralização, o caixa passou a ter um saldo, em reais, de
Dadas as afirmações em relação à Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado,
I. De acordo com a Lei nº 11.638 de 2007, a demonstração dos fluxos de caixa segrega suas informações em, no mínimo, 3 (três) fluxos: a) das operações; b) dos financiamentos; e c) dos investimentos.
II. A demonstração do valor adicionado detalha o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza totalmente distribuída.
III. Os fluxos de caixa das atividades operacionais geralmente são apresentados de três maneiras, através do método direto, utilizando o método indireto ou aplicando um método misto que inicialmente é direto e ao finalizar acrescenta-se o lucro líquido.
IV. Ao elaborar a demonstração dos fluxos de caixa pelo método direto, verifica-se o lucro líquido proveniente da Demonstração de Resultados e reconcilia para o caixa líquido das operações.
V. As empresas poderão optar entre fazer a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados isoladamente ou fazê-la juntamente com as demais contas do patrimônio líquido. Escolhendo a segunda opção, deverá elaborar a demonstração das mutações do patrimônio líquido, que contém a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.
assinale a opção que indica os itens corretos.
Texto para os itens de 107 a 116
Pedro, técnico em administração e orçamento de uma
empresa de pequeno porte — Zetamix — que fornece material de
escritório para algumas instituições públicas do Distrito Federal
(DF), trabalha com fluxo de caixa dividido por oito semanas. Na
quarta-feira passada, ele tomou conhecimento de que não ocorreu
a venda de um lote de material cuja entrada no fluxo estava
prevista para o dia anterior. Ele prontamente retificou o fluxo de
caixa, retirando essa previsão. Ao final do bimestre, ele fará o
próximo relatório para entregar ao administrador financeiro da
empresa.
O fluxo de caixa de uma instituição é uma ferramenta que
demonstra de forma antecipada as entradas e saídas de recursos,
com a finalidade de permitir ao administrador a tomada de
decisões referentes à disponibilidade de caixa.
A partir dessas informações e com base na situação hipotética
descrita e nos princípios que norteiam a administração financeira,
julgue os itens seguintes.
Pedro não agiu corretamente ao retificar imediatamente o fluxo de caixa quando soube que a venda do lote de material não se concretizara, pois, como o próximo relatório será elaborado ao final do bimestre, esse procedimento fará com que o gestor perca a visão global de todo o processo de entrada e saída de recurso.
Texto para os itens de 107 a 116
Pedro, técnico em administração e orçamento de uma
empresa de pequeno porte — Zetamix — que fornece material de
escritório para algumas instituições públicas do Distrito Federal
(DF), trabalha com fluxo de caixa dividido por oito semanas. Na
quarta-feira passada, ele tomou conhecimento de que não ocorreu
a venda de um lote de material cuja entrada no fluxo estava
prevista para o dia anterior. Ele prontamente retificou o fluxo de
caixa, retirando essa previsão. Ao final do bimestre, ele fará o
próximo relatório para entregar ao administrador financeiro da
empresa.
O fluxo de caixa de uma instituição é uma ferramenta que
demonstra de forma antecipada as entradas e saídas de recursos,
com a finalidade de permitir ao administrador a tomada de
decisões referentes à disponibilidade de caixa.
A partir dessas informações e com base na situação hipotética
descrita e nos princípios que norteiam a administração financeira,
julgue os itens seguintes.
A emissão do relatório de fluxo de caixa deve ser uma rotina normal da empresa; assim, visando auxiliar a tomada de decisões pelo administrador financeiro, em vez de apresentar o relatório das oito próximas semanas apenas ao final do bimestre, seria mais adequado que Pedro o disponibilizasse semanalmente.
Texto para os itens de 107 a 116
Pedro, técnico em administração e orçamento de uma
empresa de pequeno porte — Zetamix — que fornece material de
escritório para algumas instituições públicas do Distrito Federal
(DF), trabalha com fluxo de caixa dividido por oito semanas. Na
quarta-feira passada, ele tomou conhecimento de que não ocorreu
a venda de um lote de material cuja entrada no fluxo estava
prevista para o dia anterior. Ele prontamente retificou o fluxo de
caixa, retirando essa previsão. Ao final do bimestre, ele fará o
próximo relatório para entregar ao administrador financeiro da
empresa.
O fluxo de caixa de uma instituição é uma ferramenta que
demonstra de forma antecipada as entradas e saídas de recursos,
com a finalidade de permitir ao administrador a tomada de
decisões referentes à disponibilidade de caixa.
A partir dessas informações e com base na situação hipotética
descrita e nos princípios que norteiam a administração financeira,
julgue os itens seguintes.
A falta de controle do movimento do caixa da empresa acarreta problemas como o desconhecimento do volume correto e da origem dos recebimentos, bem como do volume e do destino dos pagamentos.
A contabilização de operações típicas das empresas exige a
elaboração de um plano de contas para cada segmento de
atuação. O plano de contas é elaborado pela empresa, e
geralmente, pode variar dentro do mesmo segmento. Acerca do
plano de contas, dos registros contábeis e das características
dos componentes patrimoniais, julgue os itens que se seguem.
A conversão de uma dívida em parte do capital da empresa reduz o nível de endividamento da empresa e deve ser evidenciada no demonstrativo dos fluxos de caixa.
Os tributos influenciam o fluxo de caixa das empresas e seu
resultado apurado. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.
A contabilização de impostos incidentes sobre a propriedade de veículos ou de imóveis reduz o resultado do exercício, e o seu pagamento reduz o fluxo das atividades operacionais na demonstração dos fluxos de caixa.
Dados extraídos da escrituração contábil da Cia. Juazeiro do Sul, relativos ao exercício encerrado em 31-12-2010:
Saldo inicial de Fornecedores...........................250.000,00
Saldo final de Fornecedores.............................280.000,00
usto das Mercadorias Vendidas .....................620.000,00
Estoque inicial de Mercadorias .........................150.000,00
Estoque final de Mercadorias ...........................170.000,00
A companhia elabora o fluxo de caixa das atividades operacionais pelo método indireto. Abstraindo-se os tributos incidentes sobre as compras, o valor pago pela entidade aos seus fornecedores no exercício de 2010 correspondeu, em R$, a
Investimentos de altíssima liquidez, que são passíveis de conversão imediata em uma quantia conhecida de dinheiro com risco insignificante de alteração de valor, sob o enfoque da elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, constituem o(s)
A nova redação da Lei Societária extinguiu a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos e criou a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
A legislação estabeleceu, igualmente, que a Demonstração dos Fluxos de Caixa deve segregar as alterações de caixa e equivalentes de caixa em três fluxos: 1 - das operações; 2 - dos financiamentos; e 3 - dos investimentos.
Um exemplo da atividade de financiamento é o recebimento de
Uma sociedade empresária apresentou, no exercício de 2010, uma variação positiva no saldo de caixa e equivalentes de caixa no valor de R$ 18.000,00. Sabendo-se que o caixa gerado pelas atividades operacionais foi de R$ 28.000,00 e o caixa consumido pelas atividades de investimento foi de R$ 25.000,00, as atividades de financiamento:
Uma sociedade empresária apresentou, no exercício de 2010, uma variação positiva no saldo de caixa e equivalentes de caixa no valor de R$18.000,00. Sabendo-se que o caixa gerado pelas atividades operacionais foi de R$28.000,00 e o caixa consumido pelas atividades de investimento foi de R$25.000,00, as atividades de financiamento:
João e José Silva, resolveram constituir a Empresa Irmãos Silva Ltda., em 01 jul. 2004, com capital social de R$ 10.000,00, totalmente integralizado em dinheiro. As primeiras operações da empresa foram:
• aquisição de móveis e utensílios por R$ 8.000,00, sendo pagos no ato R$ 2.000,00 e o restante a ser pago em três prestações mensais iguais e sucessivas;
• aquisição de um computador usado, à vista, por R$ 1.000,00;
• aquisição de mercadorias para revenda, a prazo, por R$ 5.000,00;
• obtenção de um empréstimo bancário de R$ 3.000,00, recebido em dinheiro, na “boca” do caixa;
• pagamento, em dinheiro, de uma das três parcelas da compra de móveis e utensílios descrita acima.
Após estas operações, o saldo da conta Caixa da empresa, em reais, passou a ser de:
Em relação a fluxos de caixa para orçamento de capital observe as afirmativas a seguir:
I – um gasto de capital é um desembolso de fundos com o qual a empresa espera obter benefícios em um prazo superior a um ano, um gasto operacional é um desembolso com expectativa de benefícios em menos de um ano;
II – o enfoque de classificação envolve a avaliação de propostas de orçamento de capital para determinar se atendem ao critério mínimo de aceitação e o posterior ordenamento dos projetos com base na taxa de retorno;
III – custos de oportunidade devem sempre ser incluídos como saídas de caixa na determinação dos fluxos de caixa incrementais do projeto
IV – nos fluxos de caixa de substituição, o fluxo de caixa final são os fluxos de caixa, após o IR, do término do novo ativo subtraídos dos fluxos de caixa, após IR, do término do antigo ativo.
Estão corretas as afirmativas:
A única demonstração contábil a ser elaborada pela entidade, sem a utilização do regime de competência, é a demonstração
A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.
Se, para captar recursos, uma empresa vender seus títulos de dívida e suas ações a investidores no mercado financeiro, haverá fluxos de caixa dessa empresa para os mercados financeiros.
Na elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa são classificadas como Atividades de Financiamento:
Um dos eventos que afetam financeiramente os Fluxos de Caixa das empresas é
Julgue os itens seguintes, relativos ao custo para tomada de decisões e às demonstrações contábeis.
A demonstração do fluxo de caixa, quando analisada em conjunto com a demonstração do resultado, pode informar a taxa de conversão do caixa em lucros futuros.
Em uma Demonstração dos Fluxos de Caixa, a movimentação financeira decorrente das transações de venda de um veículo que era utilizado pela diretoria, do resgate de uma aplicação financeira de longo prazo (não equivalente à caixa), do pagamento de dividendos, da compra de mercadoria para venda (em uma empresa comercial) estão apresentadas respectivamente em:
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, os juros recebidos de aplicações financeiras e a amortização de empréstimos obtidos são classificados, respectivamente, como caixa das atividades
De acordo com a estrutura definida pela regulamentação vigente para a elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), a amortização de um financiamento (principal), o pagamento de dividendos e a aquisição de um imobilizado devem ser classificados, respectivamente, no fluxo de caixa das atividades
O Pronunciamento Técnico CPC n° 3, que trata da elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, encoraja fortemente as entidades a classificar os dividendos e juros sobre o capital próprio pagos como fluxo de caixa das atividades
Uma venda de item do imobilizado que foi adquirido para aluguel a terceiros, em uma entidade que, durante as suas atividades, normalmente vende itens do imobilizado mantidos para esse fim, deve ser registrada na DFC como um fluxo de caixa das atividades
Da Demonstração dos Fluxos de Caixa elaborada pela Cia. Araxá, relativa ao exercício findo em 31-12-2011, foram extraídas as seguintes informações:
I. O valor do Disponível da Cia. Araxá aumentou R$ 186.500,00 entre 31-12-2010 e 31-12-2011.
II. Houve uma saída líquida de caixa e equivalentes-caixa das atividades de investimento no valor de R$ 54.680,00.
III. O fluxo de caixa das atividades de financiamento registrou uma entrada líquida de R$ 38.640,00.
À vista dessas informações, conclui-se que, no exercício de 2011, houve uma entrada líquida de caixa das atividades operacionais no valor de, em reais,
Uma empresa recebeu, em dezembro de 2011, o montante de R$ 5.000,00 a título de restituição de imposto sobre a renda. Como é classificada esta transação na Demonstração dos dividendos nos Fluxos de Caixa da empresa?
A Cia. X presta serviços de perícia contábil. Em 31.12.2009, a Cia. X apresentava os seguintes saldos em seu Balanço Patrimonial: Caixa: R$ 15.000,00; Clientes: R$ 2.000,00; Imóvel: R$ 100.000,00; Depreciação Acumulada: R$ 90.000,00; Salários a Pagar (curto prazo): R$ 5.000,00; Capital Social: R$ 18.000,00; Reserva de Lucros: R$ 4.000,00. Durante janeiro de 2010, a empresa efetuou as seguintes operações
• recebimento do saldo com clientes.
• prestação de serviços a prazo no valor de R$ 20.000,00, sendo constituída provisão para perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa no valor de 5%.
• reconhecimento da Despesa de Depreciação do imóvel, a 12% ao ano, calculada pelo método linear, considerando valor residual de R$ 5.000,00.
• pagamento da dívida de salários .
• reconhecimento e pagamento de despesas de salários no valor de R$ 2.000,00.
• reconhecimento de despesas gerais no valor de R$6.000,00 para pagamento no mês seguinte.
Considerando a elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa pelo método indireto, qual deverá ser o valor total dos ajustes para conciliação entre o Lucro Líquido e o Fluxo de Caixa operacional em 31.01.2010?
A Demonstração do Fluxo de Caixa apresenta as variações que ocorreram no disponível em um determinado período.
Uma transação que aumenta o saldo de Caixa (disponível) é
As demonstrações contábeis obrigatórias para as sociedades por ações de capital aberto, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, com as modificações introduzidas pelas Leis no 11.638/2007 e no 11.941/2009 são:
Na elaboração e divulgação da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), de acordo com a regulamentação vigente, o aumento de capital em dinheiro, a amortização de um empréstimo e a aquisição de ações de emissão da própria empresa devem ser classificados, respectivamente, no fluxo de caixa das atividades
Considerando o disposto na Lei n.o 6.404/1976 e nas que a
modificaram e os pronunciamentos do CPC, julgue os próximos
itens, acerca de demonstrações contábeis.
Na demonstração de fluxo de caixa, os pagamentos de juros de financiamentos comerciais e bancários contraídos por uma empresa devem ser classificados como saídas originadas das atividades operacionais dessa empresa.
De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, suas atualizações e os
pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue
os itens a seguir.
Entre as demonstrações contábeis exigíveis para todas as sociedades por ações, incluem-se o balanço patrimonial, a demonstração dos fluxos de caixa e a demonstração de valor adicionado.
De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, suas atualizações e os
pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue
os itens a seguir.
A demonstração dos fluxos de caixa pode ser elaborada mediante o emprego do método direto ou indireto. Empregando-se o método direto, é necessária a conciliação do caixa gerado nas operações com o lucro líquido do exercício.
A demonstração contábil que evidencia a situação patrimonial e financeira da empresa, de forma qualitativa e quantitativa, informando os saldos das contas patrimoniais, é denominada de
Uma das atividades que aumenta o saldo de caixa de uma empresa é o(a)
Responda:
C, se a proposiçao é certa;
E, se a proposição é errada.
As demonstrações contábeis são preparadas segundo o regime contábil de caixa.
Na elaboração do demonstrativo do fluxo de caixa pelo método indireto, uma variação nos estoques e nas despesas pagas antecipadamente é considerada uma atividade:
Para que uma Companhia Fechada fique desobrigada de elaborar e publicar a DFC, é necessário que na data do balanço ela tenha um Patrimônio Líquido inferior a:
A Companhia Planaltina S.A. realizou, no exercício social de 2011, as seguintes operações:
Pagamento de salários................................................... 2.800
Integralização de capital em dinheiro......................... .10.000
Venda de mercadorias à vista...................................... 21.000
Venda de mercadorias a prazo..................................... 10.000
Aquisição à vista de móveis e utensílios....................... 5.000
Empréstimo efetuado em banco.................................. 10.000
Pagamento de impostos – IPTU ................................... 5.000
Aquisição à vista de investimento permanente............ 15.000
Pagamento de despesas gerais...................................... 8.500
Compra a prazo de matéria-prima................................ 6.000
Amortização de financiamentos obtidos...................... 7.000
Pagamento a fornecedores............................................ 8.000
Alienação de bônus de subscrição................................ 5.000
Venda à vista de bens fixos........................................... 8.000
Com esses dados, pode-se afirmar que, em 31/12/2011, na elaboração do DFC, o fluxo líquido de caixa, referente às atividades operacionais, foi igual a:
Acerca das diversas perspectivas adotadas para a conceituação, a
mensuração e a avaliação dos componentes patrimoniais e de
resultado das empresas, julgue o item.
Como os fluxos de caixa futuros são estimados para o ativo em sua condição atual, na estimativa da composição de fluxos de caixa futuros o valor em uso deve contemplar as futuras saídas de caixa, a redução de gastos relacionados ou os benefícios que possam advir de futura reestruturação da entidade.
Com a alteração da norma contábil aplicável às empresas privadas,
houve diversas modificações na estrutura das demonstrações
contábeis e nos critérios de avaliação dos itens patrimoniais. Com
relação à mensuração dos itens patrimoniais e de resultado e seus
reflexos na evidenciação contábil, julgue o item.
Para uma empresa, o valor específico (VE) corresponde ao valor presente dos fluxos de caixa e uma entidade espera obter com o uso contínuo de um ativo e com sua manutenção ao final de sua vida útil.
Com respeito à análise das demonstrações contábeis das empresas, julgue os itens de 141 a 148.
A demonstração financeira do fluxo de caixa elaborada pelo método indireto deve especificar os fluxos das operações nas seguintes classes: juros e impostos pagos, recebimentos de clientes e pagamentos a empregados e fornecedores.
Acerca de fluxo de caixa, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o método do fluxo de caixa descontado, o valor de uma empresa é determinado pelo valor presente dos fluxos de caixa projetados, descontados por uma taxa que reflita o risco associado ao negócio.
Acerca de fluxo de caixa, julgue os itens subsequentes.
O fluxo de caixa livre não é afetado pela estrutura de financiamento da empresa e corresponde ao fluxo de caixa do acionista, em empresas não alavancadas.
Acerca de fluxo de caixa, julgue os itens subsequentes.
A demonstração dos fluxos de caixa, prevista na Lei n. o 6.404/1976, compreende as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, restringindo-se a segregação dessas alterações aos fluxos de investimentos e de financiamentos.
Um dos objetivos do fluxo de caixa é proporcionar uma base para a avaliação da capacidade da empresa de gerar caixa e equivalentes de caixa.
Com base na legislação vigente, a demonstração do fluxo de caixa deve ser dividida em atividades
Dos registros contábeis apresentados, qual representa aumento no saldo positivo do fluxo de caixa?
Quando da elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), pelo método indireto, uma sociedade anônima de capital aberto apresentou as seguintes informações parciais:
• aumento do saldo da conta Duplicatas a Receber 2.000,00
• aumento do saldo da conta Fornecedores 1.800,00
• depreciação do período 1.200,00
Considerando exclusivamente as informações recebidas, é lícito afirmar que o Caixa gerado pelas Atividades Operacionais, apurado pelo método indireto,