SóProvas


ID
1080499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ATIVO FINANCEIRO: Qualquer ativo que seja dinheiro, instrumento patrimonial de outra entidade, direito contratual de receber dinheiro ou outro ativo financeiro de outra entidade; ou contrato que será ou que poderá vir a ser liquidado pelos instrumentos patrimoniais (como ações) da própria entidade.

  • Analisando as erradas:

    b)  O superávit primário se refere às contas do governo. Toda vez que ele acontece significa que a arrecadação do governo foi superior a seus gastos. Mas há um detalhe: no cálculo não são levados em consideração os juros e a correção monetária da dívida pública, deixados de lado porque não fazem parte da natureza operacional do governo - são conseqüências financeiras de ações anteriores. O resultado primário, seja ele superávit ou déficit, é um indicador de como o governo está administrando suas contas. Tais resultados referem-se a registros de ordem econômico-financeira e não propriamente de contabilidade.

    c) O resultado patrimonial não deve ser destacado na conta ajuste de variação patrimonial, mas sim no resultado acumulado, que congrega o resultado do exercicio atual conjugado com os resultados de períodos pretéritos.

    d) As contas de compensação devem ser apresentadas no balanço patrimonial.

    e) até o término do exercício seguinte é passivo não circulante, não é mesmo galera?

    FONTE: LEI 4320/64 - ART. 105 E MCASP

  • Samuel,

    Até o término do exercício social seguinte é circulante. A pegadinha da questão, demorei a perceber, é que ele fala de ATIVO CIRCULANTE  e no final diz pagos a terceiros. Aí ele misturou ativo com passivo. Este é o erro.

  • Quanto à letra B:

    Superávit primário = receitas – despesas (desconsiderando as receitas financeiras e despesas financeiras)

    Superávit nominal = receitas – despesas ("de qualquer tipo")

    Variações patrimoniais aumentativas = basicamente são as receitas correntes (com exceções)

    Variações patrimoniais diminutivas = basicamente são as despesas correntes (com exceções)

    VPA contribui para o aumento de qualquer superávit e VPD contribui para a redução de qualquer déficit, pois o superávit nominal engloba o superávit primário.