SóProvas


ID
1080520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sob o enfoque orçamentário, integram parte da receita pública

Alternativas
Comentários
  • São todas receitas públicas (correntes e de capital) sob o enfoque orçamentário.


    Talvez a questão quisesse dizer "integram receitas públicas sob o enfoque patrimonial", que diz que receita pública é só aquela que aumenta o patrimônio líquido


    Daí que as receitas de capital (que geralmente não alteram o patrimônio líquido) estariam de fora, tornando a alternativa "a" correta por conter apenas receitas correntes.



  • Complementando...

     

    Consideram-se receitas, conforme o enfoque orçamentário, as movimentações financeiras que aumentam as disponibilidades do caixa. GRACIANO

  • O enunciado pede qual alternativa é "parte" da receita pública. A rec. púb. divide-se em corrente e de capital (que seriam as duas partes). Como ele pede só uma "parte", vc tem que encontrar a alternativa que só contenha receitas correntes OU só contenha receitas de capital. Aí a única alternativa possível é a A.

  • Questão mal elaborada

  • A Luanna Camilla entendeu o raciocínio do(a) infeliz examinador(a). Todos os outros comentários estão viajando.

  • A receita pública em sentido estrito estrito é a receita orçamentária. Existem diversas classificações (como a categoria econômica - composta de receitas de capital e receitas correntes). Cabia encontrar aquelas que estivessem dentro de uma mesma classificação adequada.

    A) as contribuições de melhorias (receitas tributárias, logo receitas correntes) e a prestação de serviços (receitas de serviços, logo receitas correntes) e aluguéis de imóveis públicos (receita patrimonial, logo receitas correntes). É a resposta da questão.

    B) as vendas de edificações (são receitas de capital) e os impostos e taxas (são receitas correntes). Logo, errada.

    C) as transferências correntes (são receitas correntes) e a amortização de empréstimos (receitas de capital, pois recebe de quem lhe deve) e de juros das dívidas (receitas correntes). Logo, errada.

    D) os impostos (receitas correntes), as contribuições de melhorias (receitas correntes) e a amortização de empréstimos (receitas de capital). Logo, errada.

    E) a obtenção de empréstimos (operações de crédito, logo receitas de capital) e as vendas de produtos industrializados e agrícolas (receitas correntes). Logo, errada.

    Resposta: Letra A. Fonte: Lei 4.320.