-
Fui tentar pela 'lógica', errei. Olhando os Princípios Arquivísticos não consegui chegar a letra 'E'... Alguém aí poderia ajudar, por favor?
-
Encontrei a seguinte dica na internet:
Imparcialidade = Verdadeiro
Autenticidade = Confiável
Procede?
-
Também não entendi essa questão e não achei nada relacionado.
Alguém?
-
Os tópicos seguintes ora são tratados como princípios, ora como meras características dos documentos, relacionadas aos princípios apresentados. Quer sejam tratados como uma coisa quer como outra é importante que você os conheça:
Imparcialidade- está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. Os arquivos não têm interesses, paixões, vontades ou ambições, eles simplesmente registram.
Autenticidade – Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.
Perceba que não se deve associar autenticidade à veracidade como fazemos usualmente. Um documento autêntico não garante a veracidade de um fato, apenas atesta que o conteúdo do documento está de acordo com o original.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini - Estratégia Concurso
-
Olá a todos!
Tem uma outra questão relacionada a esse assunto do concurso EBC 2011. Acho que ajude a esclarecer.
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Características dos documentos de arquivo; Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
A característica de imparcialidade dos documentos de arquivo está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje.
Gabarito Certo
-
Samuel e Márcia, obrigada pelos comentários.
Bons estudos
-
Acredito que os outros colegas já tenham sanado as dúvidas mas gostaria de falar um pouco sobre a autenticidade, a veracidade e a imparcialidade porque esses conceitos estão envolvidos na questão, causam dúvidas quanto ao seus significados e refletir sobre eles me parece uma boa forma de aprendizado.
Quando falamos que um documento é autêntico, estamos falando que aquele documento foi criado com um objetivo e que existiram procedimentos que legitimaram a sua criação, quais sejam: se o tipo documental utilizado foi adequado, se o conteúdo é adequado para aquele tipo documental, se houve a legitimação do documento no que tange aos seus autores, se a informação está disposta corretamente naquele documento, etc. Veja que eu não comentei nada sobre o assunto/conteúdo do documento. Eu não sei se as informações ali descritas condizem com a verdade, eu só sei que o documento foi criado como, por quem e no momento que deveria ter sido criado. E é por esse motivo que eu digo que esse documento é autêntico (se todas esses requisitos forem cumpridos) mas não sei se é verídico. A veracidade diz respeito à verdade dos fatos. Um documento é verídico é aquele cuja informação condiz com os fatos registrados. Se for um relatório de atividades, deve refletir o conteúdo referente às atividades para ser verídico.
Quando a questão fala da imparcialidade como característica dos documentos de arquivo que os torna inerentemente verdadeiros, ela está falando que um documento imparcial é um documento verídico e vice-versa. O colega disse "a imparcialidade está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. Os arquivos não têm interesses, paixões, vontades ou ambições, eles simplesmente registram".
É só uma reflexão sobre os conceitos. Espero ter ajudado e qualquer erro é só falar. ;)
-
Uau, Serenna. Vc foi incrível!
Super obrigada pelo comentário.
-
A imparcialidade é verificada quando o documento é verídico.a autenticidade está vinculada à legitimidade do documento.
-
Questão que esclarece com a leitura de outros comentários
Q261156 - Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Arquivologia
A afirmação de que os documentos de arquivo são inerentemente verdadeiros relaciona-se à:
a) imparcialidade.
b) inter-relacionamento.
c) naturalidade.
d) organicidade.
e) autenticidade.
-
Encontrei a resposta no trabalho de Renato Tarciso. Dei uma resumida para não ficar muito grande.
Duranti (1994, p. 51-53), privilegiando o caráter contextual do documento arquivístico, aponta as características desse tipo de material. São elas:
1) Imparcialidade: os documentos são inerentemente verdadeiros. [...] As razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações.
2) Autenticidade: os documentos são autênticos porque são criados, mantidos e conservados sob custódia de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
3) Naturalidade: os documentos de arquivo não são coletados artificialmente, mas surgem de acordo com o curso dos atos e ações de uma administração.
4) Inter-relacionamento: o documento, tomado na sua individualidade, não é um testemunho completo dos atos e ações que o geraram, mas é na relação que ele estabelece com outros documentos e com a atividade da qual é resultado que lhe é dado significado e capacidade probatória.
Fonte: Arquivística: temas contemporâneos (ed 3, pág 107)
-
Direto ao ponto!
Outra que ajuda a responder:
Q261157
CESPE Os documentos de arquivos são autênticos quando:
A) são incluídos em um mesmo arquivo, dentro de um mesmo grupo.
B)são produzidos em muitos exemplares.
C)são livres de suspeita de preconceito.
D) são criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.
E) são acumulados, naturalmente, nos escritórios conforme os objetivos práticos da administração.
GABARITO: D)
-
LETRA E
De acordo com Duranti os documentos de arquivo são produzidos para atender determinadas demandas e trazem uma promessa de fidelidade aos fatos e ações que manifestam e para cuja realização contribuem. Essa é a característica de imparcialidade, que torna os documentos, por natureza, verdadeiros.
Bons estudos!