-
Atividades realizadas pelo protocolo: a) recebimento b) registro e autuação c) classificação d) expedição/distribuição e) controle/movimentação.
Expedição/Distribuição:
É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Chama-se de distribuição quando é interna e expedição quando direcionada a outra instituição.
Gabarito: A
Fonte: Arquivologia facilitada - João Tiago e Leonardo Reis - 2a. edição
-
Acredito que caberia recurso, pois a questão não descreve a localização do destinatário: interna ou externa.
-
SETOR, neste contexto, só pode ser dentro da mesma instituição e, portanto, distribuição. expedição vai relacionar a outro órgão, forma de envio (correios, etc) ; )
-
Edmilson, não cabe recurso, porque a forma de achar a resposta dessa assertiva está na palavra "setor". Vejamos: "A saída do documento do setor de protocolo para o setor destinatário do documento". Ou seja, esses dois setores são duas unidades que pertencem ao mesmo órgão/instituição. Assim, podemos concluir que corresponde à distribuição.
-
dIstribuição= interno
Expedição= externo
-
Movimentação (expedição/distribuição): consiste na entrega dos documentos aos respectivos destinatários. A distribuição é a remessa dos documentos aos setores de trabalho, enquanto que a expedição consiste na remessa externa desses documentos.
-
a) distribuição.
Expedição: Fora
Distribuição: Interno
-
E pq nesta questão é aqui é tramitação e não distribuição?
Também fala de setor...
" é a passagem de arquivo pelos setores de trabalho onde são tomadas as deciões.
E a questão deu como errada como distribuição, deu certo como tramitação. É interno qd fala de setor, mas sem decisões? É isso?
Oremos!
-
Boa tarde, Carolina.
Quando o Protocolo entrega um documento ele está distribuindo. Observe que o Protocolo não tem, necessariamente, competência sobre o conteúdo do documento, ele serviu como entrada do documento na instituição. No caso da tramitação, que, na maioria das vezes, se trata de processos, o setor tem competência sobre o documento e precisa enviá-lo a outro setor por motivos funcionais, para que se decida sobre algum assunto. Um exemplo é um processo de licitação. Eu, lotado no setor de administração, inicio o processo autuando um número de protocolo no sistema e preciso que o superintendente assine. Eu tramito o processo para o gabinete, para que ele assine o documento. A necessidade da tramitação no sistema é para facilitar a recuperação da informação do setor responsável pelo documento no momento das modificações, como data, hora e nome do servidor, para, caso ocorra algum problema, localizar o responsável. Só posso modificar algo no documento quando eu tiver a posse dele no sistema, ou seja, tramitado.
-
Definições do Prof. Mayko Gomes.
O registro é a captura dos metadados do documento (data, número, destinatário, remetente, assunto, etc) para um sistema onde é possível controlar sua movimentação dentro da instituição.
A expedição é a saída do documento do ambiente interno da instituição, onde a mesma não terá mais controle de sua movimentação.
A distribuição é a entrega do documento ao seu destinatário interno, após o mesmo ser registrado (capturado pelo sistema de controle) na instituição.
A classificação é a atribuição de código ao documento, segundo critério definido pela instituição, para estabelecer sua ligação lógica com outros documentos ou assuntos de que trata.
A movimentação interna de um documento, com intuito de dar seguimento a uma ação ou decisão, tem o nome de tramitação.
Fonte: Q650224
-
GAB: A
A saída do documento do setor de protocolo para o setor destinatário do documento é conhecida como
- Quando falar "setor", é interno da instituição/órgão. Portanto, distribuição.
- Caso fosse para outros órgãos, seria expedição.