SóProvas


ID
1080652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As fases arquivísticas são desenvolvidas, em muitos casos, de maneira inter-relacionada. Dessa forma, a fase arquivística denominada aquisição precisa ser operacionalizada por um instrumento arquivístico criado em outra fase arquivística. Esse instrumento é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Muito útil os comentários que respondem somente com a letra certa! :)

  • Quando eu não era contribuinte, achava muito bom quem colocava a alternativa certa nos comentários...

  • A resposta correta é a tabela de temporalidade.

  • Pessoal, como a função aquisição faz referência à entrada dos documentos nas três idades documentais, podemos entender que essa entrada deve ser operacionalizada de algum modo para que saibamos onde esse documento deve permanecer, ainda que temporariamente. Se não houvesse a tabela temporalidade, seria impossível a movimentação correta de transferência e recolhimento. Eu errei a questão porque pensei um pouquinho além do que o examinador perguntou. Pensei que se não houvesse o plano de classificação, não haveria a tabela de temporalidade e a operacionalização citada não seria feita. Vejam que eu extrapolei o que a questão pedia. Muitas vezes, principalmente em provas do CESPE, menos é mais. 

  • O problema dessa questão é a palavra AQUISIÇÃO= COMPRA! Analisando por essa ótica, sabemos que Arquivo nenhum compra documento, ele apenas produz e/ou recebe.   Quem trabalha com Aquisição é BIBLIOTECA, e não ARQUIVO.


    Mas adiante... e sendo bastante curioso, percebi que o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivistica, define o termo aquisição para se referir a entrada de documentos, como explica a colega, Serenna Alves, abaixo!


  • Sim Alexandre

    Rola essa confusão msm pq realmente parece q quer dizer compra, mas na real aquisição e uma das sete funções arquivisticas: produção, classificação, avaliação, descrição, aquisição, difusão e preservação 

     

  • Gab.: C

     

    Sobre a AQUISIÇÃO...

    Contempla a entrada dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento do acervo. Cabe ao arquivista estabelecer as regras e procedimentos para assegurar que o acervo recebido é completo, confiável e autêntico e, desta forma, lhe conferir o máximo de credibilidade como evidência.

  • LEMBRAR

    Aquisição: transferência e recolhimento

    O cespe ama cobrar isso...

  • A tabela temporalidade mostra o tempo de permanência em cada fase, na mudança de uma fase pra outra se faz uma aquisição.

  • Aquisição/trânsito = recolhimento/transferência