SóProvas


ID
1080766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Reijo Savolainen. Critérios de preferência de fonte no contexto de projetos do cotidiano: julgamentos de relevância feitos por indivíduos interessados na compra de imóveis. In: Journal of Documentation, v. 66, n.º 1, 2010, p. 70-92.

Trata de critérios de preferência de fonte de informação, definidos no contexto de projetos do cotidiano, que requerem busca específica de informação. Critérios de preferência de fonte foram indicados por meio da construção do horizonte das fontes de informação. Na definição de critérios de preferência, foi dada maior ênfase às forças que às fraquezas presentes nas fontes. As pessoas interessadas pela compra de imóveis tendem a favorecer fontes e serviços disponíveis na web. O estudo é exploratório e os resultados obtidos a partir de um corpus pequeno e não aleatório não devem ser generalizados. O artigo especifica o modelo de julgamento de relevância utilizado pelo usuário no contexto da busca por informação no dia a dia.


André Ricardo de Azevedo. A função do resumo na comunicação científica: uma comparação entre resumos tradicionais e estruturados. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011 (com adaptações).

O texto acima constitui um resumo predominantemente

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'

    Resumo estruturado: resumo redigido em formato não-narrativo.

    Resumos modulares: destinam-se a ser descrições completas de conteúdo de documentos correntes, possuindo cinco partes: citação, anotação, resumo indicativo, resumo informativo e resumo crítico.

    Resumo crítico. = ‘recensão crítica condensada’: aplicado a relatórios, artigos de periódicos e outros itens relativamente breves, resumo crítico serve quase ao mesmo propósito de uma recensão crítica de livro. Resumo crítico é avaliador. Como redatores devem ser especialistas de fato, os resumos críticos são muito raros.

    Resumos informativos: visam oferecer ao leitor informações qualitativas e quantitativas, bem como dados essenciais, tais como objetivos, metodologia, resultados e conclusões do documento original.

    Resumos descritivos = indicativos: visam a abordar, em termos gerais, o assunto tratado no documento original. Servindo ao leitor como um aviso de alerta, podendo vir a apresentar só o tema e as conclusões do trabalho.

    Força, foco e fé!



  • NBR 6028:2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Gab. E