SóProvas



Prova CESPE - 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo - Biblioteconomia


ID
1080718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à documentação jurídica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    "doutrina doctrine DIR conjunto de documentos teóricos sobre um assunto e que reúne conceitos, ideias e opiniões que os autores expõem e defendem no estudo e ensino do direito.

    legislação legislation ADM DIR conjunto de normas legais sobre um assunto ou de um país, estado ou município. Exemplos dessas normas: lei, decreto-lei, ato, resolução, portaria, projeto de lei, decreto legislativo, resolução legislativa, ordem interna, circular e exposição de motivos. 

    jurisprudência jurisprudence DIR conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constantemente. São exemplos de jurisprudência: acórdãos, pareceres, recursos e decisões." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008)


ID
1080721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de documentação e biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que 'a' esteja errada pelo fato de nem sempre os catálogos e bibliografias darem acesso aos documentos primários. Se eu estiver errado, pfv, me corrijam.

  • Acredito que seja isso mesmo Diego.

  • Acertei por eliminacao. Porem, achei muito mal redigida a alternativa "d".


    As fontes secundárias facilitam o uso do conhecimento nas fontes primárias, pois apresentam a informação organizada.


    De fato, as fontes secundarias apresentam a informacao organizada. Mas, acredito que elas facilitam o acesso a informacao, e nao o uso do conhecimento. 



  • Fontes Secundárias

    “Contêm, informações sobre documentos primários e são arranjados segundo um plano definitivo; são, na verdade, os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles” (CUNHA, 2001) ex: Bibliografias dicionários, enciclopédia  livros e outros

    Enquanto que as fontes primárias são fatos vindos diretamente da fontes e não adulterados [...]. É uma informação que não pode ser mudada, alterada ou disfarçada por opiniões ou seleções Ex:  Normas Técnicas
    Patentes
    Periódicos
    Projetos e Pesquisas em andamento
    Relatório Técnicos
    Teses e Dissertações
    Traduções
  • Fiquei bem na dúvida entre a A e D. Como já vi algumas divergências em relação a Bibliografia ser secundária ou terciária...fui na eu eu achei mais correta
  • Literatura cinzenta: "Diz respeito a publicações não convencionais e não comerciais, semipublicadas, difíceis de encontrar em canais tradicionais de distribuição, com controle bibliográfico ineficaz (não recebem numeração internacional e não são objeto de depósito legal em muitos países), sendo frequentemente não incluídas em bibliografias e catálogos. São produzidas em número limitado de cópias, possuem normas variáveis de produção e edição (desde as mais simples, como um trabalho encadernado em espiral que não apresenta qualidade gráfica, até formas mais elaboradas, em microfilmes, microfichas e capas duras). Apresentam informação e conhecimento altamente atualizados e mais detalhados, alcançam um público reduzido e não são determinadas apenas por interesses comerciais" (BOTELHO; OLIVEIRA, 2015, p. 511).

    BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 44, n. 3, p. 501-513, set./dez. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804/3251


ID
1080724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da ciência da informação, assinale a opção correta.A respeito da ciência da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa A: A ciência da informação situa-se no campo das ciências humanas, sim, mas qual a responsabilidade do portal de periódicos CAPES nisso?

    alternativa B: junto com os cursos, eventos da área, discussões sobre os assuntos, etc, os periódicos científicos proporcionam que a ciência da informação tenha o prestígio científico e social.

    alternativa C: Fonseca (2007, p. 11) ilustra que as ciências conexas à ciência da informação são: "Bibliografia, Estatística, Informática, Linguística, História da ciência, Biblioteconomia e Documentação", ou seja, todas relacionadas à informação.

    alternativa D: O paradigma da ciência da informação é, segundo ele, o acesso à informação, enquanto a biblioteconomia é o acervo

    FONSECA, E. N. Introdução à Biblioteconomia. 2.ed.  Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

    alternativa E: Interdisciplinaridade é a colaboração entre as disciplinas, sim, mas com o propósito de melhoria somente de uma das áreas? (alternativa com as clássicas palavras que invalidam uma opção: "sempre", "nunca", "todos", etc...)


ID
1080727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito da ciência da informação.

Alternativas
Comentários
  • O item B não tem nada a ver.

  • A alternativa A já dá pra ver que está errada logo, quando diz que recuperação da informação se relaciona com memória intelectual da sociedade. Tampouco aplicações tecnológicas tem a ver com documentação com  princípios de biblioteconomia.

    Conhecimento seria informação processada. Errada.

    A prática de descrição de informação relaciona-se com recuperação da informação. Alternativa C errada.

    Bibliometria: "ciência que estuda os aspectos quantitativos e a estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico, consistindo na aplicação de técnicas, padrões e modelos matemáticos e/ou estatísticos para descrever esses processos."

    Teoria Matemática da Comunicação: "a primeira teoria da comunicação que começa a germinar no pós-guerra, no âmbito da Matemática e da Engenharia elétrica, e ao nível das telecomunicações. Em julho e outubro de 1948, o matemático estadunidense Claude Shannon (1916-2001), considerado o pai da teoria da informação, publica o artigo científico intitulado Teoria Matemática da Comunicação ("A Mathematical Theory of Communication"), no Bell System Technical Journal." (Wikipedia)

  • A) A questão inverteu a ordem, as aplicações tecnológicas estão associadas à recuperação da informação. INCORRETA.

    B) São conceitos diferentes para a Ciência da Informação. Conforme Le Coadic (1996) informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita, oral ou audiovisual. Já Conhecimento é conceituado por Setzer (1999) como uma abstração interior, pessoal, de algo que foi experimentado, vivenciado, por alguém. Assim, segundo o autor, o conhecimento não pode ser descrito; o que se descreve é a informação. INCORRETA.

    C) O termo recuperação da informação antecede a Ciência da Informação. Outro erro é o de afirmar que não há relação com a prática da descrição da informação. INCORRETA.

    D) O termo recuperação da informação abrange os aspectos intelectuais da descrição de informação e suas especificidades para a busca, bem como os sistemas, técnicas ou máquinas empregadas para a execução das operações. CORRETA.

    E) A teoria matemática da informação decorre dos estudos sobre sistemas de comunicação a distância. Trata da probabilidade de transmissão de um sinal elétrico em uma linha de transmissão. INCORRETA.

    Gabarito: D


ID
1080730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos paradigmas da ciência da informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sobre o tema deem uma olhada neste artigo:

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDcQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.brapci.ufpr.br%2Fdownload.php%3Fdd0%3D8415&ei=D6kjU9qcMtO50AHWnYHYDA&usg=AFQjCNFMh4suQWfQ3MF-JSETbu-Da8u19A&sig2=56XUZ6qZv177hNKd3tuW-Q&bvm=bv.62922401,d.dmQ&cad=rja

  • Paradigmas da Ciencia da Informacao:


    Fisico: abordagem = sistema / base de dados. processos = tecnologicos.

    Cognitivo: abordagem = individuo / usuario. processos = psicologicos.

    Social: abordagem = dominio/comunidade. processos = sociais e culturais.


ID
1080733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência à documentação e à evolução da biblioteconomia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A 'b' está errada porque não havia a documentação nessa época. Ela só surgiu no séc. XIX, com Otlet e La Fontaine. Já a prensa tipográfica é uma invenção do séc. XVI.

    Força, foco e fé!

  • Complementando, a revolução foi da informação.

  • A pergunta dá a entender sobre a questão histórica (por causa da palavra evolução) levando a crer que seja a letra "a"... parece uma questão sem sentido.

  • Denilson, as bibliotecas surgiram bem antes da Idade Média! Por exemplo, a Biblioteca de Alexandria, uma das mais ricas da Antiguidade. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_de_Alexandria
  • Letra C.

     

    "Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação adota técnicas não-convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros, mas de qualquer tipo de documento." (LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004)

  • d) A bibliografia surgiu após a era do serviço de documentação, para solucionar problemas relativos à produção bibliográfica.Errada Encontramos as raízes européias da ciência da informação no Instituto Internacional de Bibliografia

     

    e) A documentação conseguiu espaço nos Estados Unidos da América, onde foi concebida a partir de discussões a respeito de normalizações catalográficas e bibliográficas.Errada foi motivado pelos novos métodos de reprodução de documentos, destacando-se a microfilmagem de documentos.

  • A) As primeiras Bibliotecas surgiram na Antiguidade. INCORRETA.

    B) A invenção da prensa se deu em 1440 e foi um marco tecnológico que revolucionou a produção bibliográfica, contudo a Documentação surgiu apenas em 1870, em decorrência do desenvolvimento da indústria gráfica. INCORRETA.

     C) Ao todo três critérios para que um objeto seja considerado um documento: materialidade, intencionalidade e organização em um sistema. CORRETA.

    D) A Bibliografia antecede a Documentação, tendo a primeira originado a segunda. INCORRETA.

    E) Nos Estados Unidos, a criação American Documentation Institute – ADI, que marcou a consolidação da Documentação naquele país, foi motivada pelos novos métodos de reprodução de documentos, com destaque para a microfilmagem de documentos. INCORRETA.

    Gabarito: C


ID
1080736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de dispositivos eletrônicos de memória.

Alternativas
Comentários
  • A 'a' está errada pelo fato de que tanto a memória principal quanto a memória RAM servem para guardar temporariamente os dados. Ou seja, são iguais em sua aplicação.

  • A) ERRADA, Memória RAM é memória principal

    B) ERRADA, Unidade de Controle e de aritmética são unidades do processador, nada tem a ver com memória.

    C) ERRADA, Sim determina, Uma memória RAM DE 1GB tem menos capacidade de armazenamento temporário que outra memória RAM de 4GB , esta é fácil, questão de lógica;.

    D)ERRADA, Memória ROM são memórias não voláteis, isso significa que não precisam de energia para manter dos dados salvos, para os leigos é fácil lembrar de CD-ROM, DVD-ROM, você não precisa de energia para "manter" os dados no disco.

    E) CORRETA, como dito na alternativa A. memória principal é a memória RAM fica subentendido como memória RAM. Memória primária é o conjunto de memórias (registradores, cache e RAM). Memória principal não é o mesmo que meemória primária, muitas pessoas confundem isso, apesar de não ser abordaddo nesta questãoç.

  • Gabarito E

    MEMÓRIA PRINCIPAL (engloba RAM e ROM) pode ser a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório e memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache. (são as de armazenamento temporário)

  • a) RAM, memória principal, volátil (armazenamento temporário).

     

    b) Unidade de controle e unidade aritmética são unidades do processador.

     

    c) Uma memória RAM maior tem maior capacidade de armazenamento temporário que outra memória RAM com menor capacidade.

     

    d) ROM, memória não volátil (armazenamento permanente).

  • A Unidade de Memória Interna é composta por:

    RAM (Random Access Memory) =

    Memória de acesso aleatório, dinâmica, volátil.

    Dados são armazenados temporariamente e são perdidos quando o computador é desligado.

    É a "Memória Principal", por ser utilizada a todo o momento que o computador se encontra ligado armazenando processos, dados e instruções que serão ou estão sendo usados pela UCP.

    A memória RAM trabalha em conjunto com a UCP, portanto, a quantidade de memória RAM influencia no desempenho da máquina, logo, quanto mais melhor.

    ROM (Read Only Memory) =

    Permite apenas a leitura.

    Seu conteúdo NÃO pode ser apagado pelo usuário.

    Memória de fábrica.

    Armazenamento permanente - dados NÃO são voláteis

  • A Memória RAM é a memória principal de um computador.

  • LETRA E

  • MEMÓRIA PRINCIPAL: ARMAZENAR TEMPORARIAMENTE OS DADOS.

  • Memórias são dispositivos utilizados para armazenar dados de forma temporária ou permanente.
  • GAB: E

    Comentário que serve de revisão do assunto:

    A) A memória principal e a memória RAM são dispositivos diferentes em sua aplicação.

    • Memória RAM = memória principal do computador, de acesso rápido
    • A memoria RAM é volátil, temporária, armazena os dados enquanto o processamento é realizado (perde o conteúdo quando o computador é desligado);

    B) A unidade de controle e a unidade aritmética são elementos da memória principal.

    • Errado. Fazem parte da CPU ou UCP (unidade central de processamento)

    A unidade central de processamento (UCP ou CPU) é o processador, o principal hardware de um computador (Cérebro do computador). É responsável pelas operações aritméticas e lógicas, execução de programas e tarefa, processamento de dados, controle e gerenciamento de todo seu funcionamento, logo, qualquer dado que entre ou saia do computador deve passar pela CPU. É formada por:

    • Unidade de controle (uc)
    • Unidade lógica e aritmética (ula)
    • Memória registradora
    • Memória cache

    C) O tamanho da memória do computador não é o que determina a sua capacidade de armazenamento temporário.

    • Errado. É o tamanho da memória RAM que determina a sua capacidade de armazenamento temporário. Ex: 4GB de RAM.

    D) Os dados da memória ROM são perdidos quando o computador é desligado.

    • Errado. ROM é não volátil, os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado. Exemplo de memória ROM: CD-ROM, DVD-ROM

    Dispositivos de armazenamento voláteis:

    • Registradores
    • Memória Cache (SRAM)
    • Memória Principal (DRAM)

    Dispositivos de armazenamento não voláteis:

    • Discos Magnéticos
    • Discos Óticos
    • Memórias Flash
    • SSDs

    E) A função da memória principal é armazenar temporariamente os dados.

    • Certo. A memória RAM é a memória principal do computador, de acesso rápido. É volátil/temporária, pois seus dados são perdidos ao se desligar o computador.

    Atenção! Não confundir memória principal com memória primária:

    Há vários tipos de memórias em um computador, desde aquelas temporárias até aquelas que armazenam informações por anos.

    PRIMÁRIA:

    • Essencial/responsável para o funcionamento da máquina (RAM e ROM)
    • Acesso rápido
    • Informações temporárias

    SECUNDÁRIA:

    • É utilizada para gravar grandes quantidades de dados em uma memória permanente (não volátil) Ex.: pen drive.
    • Acesso lento

    AUXILIAR

    • Memórias que auxiliam o desempenho do sistema operacional. São duas: memória registradora e cache (armazenamento e velocidade)

    Da memória mais rápida para a mais lenta:

    Registradores > Cache > RAM > HD

    Sei que é chato pegar tudo desse conteúdo, mas só fazendo umas questões vc já fixa.

    Fonte: colegas do QC


ID
1080739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao armazenamento de dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O disco virtual é um disco remoto que pode resolver problemas de falta de espaço para armazenamento de dados do usuário.

    Funciona exatamente como o disco rígido do seu computador pessoal, porém está outro computador(servidor).

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos

  • Dica do Nishimura: Questões CESPE, de informática, que possuam restrição (não pode/impossível/etc), indicam erro em 90% dos casos. Já dá pra eliminar a maioria dos itens.

  • Disco virtual (também conhecido como Serviço para Armazenamento e Partilha de Arquivos) é um espaço virtual oferecido por empresas a fim de que seus clientes possam guardar arquivos pessoais ou coletivos na internet. Este serviço pode ser oferecido gratuitamente ou mediante assinatura mensal.

    Estes podem enviar e baixar arquivos como se estivessem usando um disco local e podem ter acesso livre ou restrito a usuários, como por exemplo o próprio disco rígido (HD) instalado no computador. Alguns e-mails podem servir como disco virtual pessoal ou compartilhado.

     

    Os discos virtuais são baseados na computação em nuvem (do inglês "Cloud Computing") onde os arquivos do cliente são armazenados em discos rígidos em algum servidor na Internet.

    Exemplos de discos virtuais gratuitos:

    Dropbox

    Google Drive

    iCloud

    OneDrive

    ZumoDrive

  • Depois que encontrei o Nishumura minha vida mudou.

  • a) O disco virtual impossibilita um becape online de arquivos.

    b) Serviços de armazenamento online como Google Drive impedem compartilhamento de dados entre usuários.

    e) Discos virtuais não permitem a operação de download de arquivos para o computador do usuário.

     

    Se há negação ou restrição numa questão de Informática da Cespe, muito provavelmente está errado.

     

    OBS:

     

    d) Os discos virtuais disponíveis na Internet com capacidade de até 25 gigabytes são pagos.

     

    Serviços de armazenamento em nuvem grátis:

     

    50 GB:

     

    Mega: O único serviço encontrado pelo blog Segurança Digital a oferecer 50 GB grátis é o Mega.nz, fundado pelo criador do Megaupload Kim Dotcom. Dotcom supostamente já não está mais envolvido no serviço, mas o antigo Megaupload, quando foi tirado do ar, levou consigo todos os dados dos usuários. Considere isso ao utilizar o serviço. Disponível em português.

     

    http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/servicos-oferecem-mais-de-200-gb-em-espaco-gratis-na-nuvem.html

  • Minha contribuição.

    Disco Virtual

    O disco virtual é um disco remoto que pode resolver problemas de falta de espaço para armazenamento de dados do usuário.

    Fonte: Cespe

    Abraço!!!

  • Disco virtual é outro nome para armazenamento em nuvem.

     Assim, quando o usuário envia arquivos para um disco virtual ele está fazendo armazenamento na nuvem. ... A principal vantagem dos discos virtuais é que os usuários podem acessar os arquivos de qualquer lugar com conexão à internet, seja qual for o dispositivo.


ID
1080742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Tendo em vista que os dispositivos de entrada e saída de dados são meios de comunicação entre o usuário e o computador, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: Letra C



    Não sabia o que eram os dispositivos indicadores mencionados na letra A, e conforme pesquisei são tipo os "touchpads", aquela superfície que utilizamos no lugar do mouse nos notebooks. Sendo assim, os dispositivos indicadores são periféricos de ENTRADA, bem como os Joysticks. 



    O uso sozinho do termo touch screen eu não sei o que é, mas se for MONITOR TOUCH SCREEN, é um dispositivo periférico de ENTRADA E SAÍDA, pois a tela está fazendo comunicação da máquina com o usuário, e o usuário também envia informações para máquina ao tocar na tela.

  • Dispositivos de Entrada -> Dispositivos que são usados para receber sinais de entrada do usuário.

    Como Trabalha? Ajuda o computador a obter os dados do usuário e os insere no sistema de computação.

    Exemplos: Teclado, scanner, microfone, mouse, mesa digitalizadora, joystick.

    Joystick é dispositivo de entrada, utilizado em jogos de computador ou vídeo, dotado de uma alavanca capaz de controlar o movimento de um cursor na tela, e de um ou mais botões capazes de comandar certas ações, ao serem pressionados.

    Dispositivos de Saída ->Dispositivos que são usados para comunicar as informações para o usuário em um formato utilizável.

    Como Trabalha? Ajuda o computador a exibir os dados e resultados após o processo ser concluído.

    Exemplos: Monitor, impressoras, projetor, alto-falantes, caixas de som.


ID
1080745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

À luz da norma ABNT NBR 6023/2002, assinale a opção correta a respeito da composição de referências bibliográficas.

Alternativas
Comentários
  • A letra 'a' está errada pois o prenome e outros sobrenomes podem ser abreviados. Ex.: MACHADO, J. C.

  • A letra C está errada, pois não é essencial o ISBN para a referência.

  • Disponível em: deve ser sucedida imediatamente pelo endereço eletrônico do documento acessado.

  • "7.2.2 Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico,
    apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da
    expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
    NOTA – Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes."

    ABNT NBR 6023


ID
1080748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere ao resumo.

Alternativas
Comentários
  • Nenhum resumo dispensa a consulta a integra do original. No resumo crítico deve ter a opinião pessoal do responsável pelo resumo crítico.

  • Resumo Indicativo - Indica os pontos principais do texto

    Resumo Informativo - Informa tudo sobre o texto (DISPENSA A LEITURA DO TEXTO ORIGINAL)
    Resumo Crítico - Opinião do resumidor. Não está sujeito a limite de palavras.
  • NBR 6028:2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Gab. E


ID
1080751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de abreviações de títulos de periódicos e publicações seriadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A 'b' está errada porque a abreviação de Revista é R.

  • A norma não está mais em vigor, pois foi cancelada pela ABNT em 30/09/2003. Será que ainda vai ser cobrada em provas de concurso??

  • a) o título só não pode ser abreviado em casos excepcionais (nomes de pessoas, única palavra, palavras compostas...)

    b) Revista = R.

    c)todas as palavras são abreviadas, suprimindo em geral: artigos, conjunções, locuções, preposições.

    d) nomes pessoais não abreviados.


ID
1080754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da normalização para elaboração de sumário.

Alternativas
Comentários
  • 4 Localização

    O sumário deve ser localizado:

    a) como último elemento pré-textual;

    b) quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado.

    Em publicações periódicas, o sumário:

    a) deve ser colocado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes;

    b) pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário;

    c) pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa;

    d) pode estar na quarta capa, concluído, se necessário, na terceira capa ou no miolo.

    5 Regras gerais de apresentação

    O sumário deve ser apresentado conforme 5.1 a 5.6.

    5.1 A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias.

    5.2 A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada pela apresentação tipográfica utilizada no texto.

    5.3 Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário.

    5.4 A ordem dos elementos do sumário deve ser conforme 5.4.1 a 5.4.4.

    5.4.1 Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a NBR 6024.

    5.4.2 Os títulos, e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso.

    5.4.3 O(s) nome(s) do(s) autor(es), se houver, sucede(m) os títulos e os subtítulos.

    5.4.4 A paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:

    a) número da primeira página (exemplo: 27);

    b) números das páginas inicial e final, separadas por hífen (exemplo: 91-143);

    c) números das páginas em que se distribui o texto (exemplo: 27, 35, 64 ou 27-30, 35-38, 64-70)

    5.5 Se houver um único sumário, podem ser colocadas traduções dos títulos após os títulos originais, separados por barra oblíqua ou travessão.

    5.6 Se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, inclusive a palavra sumário, em páginas distintas.



ID
1080757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a índices e indexação.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Sistema de Indexação :  Sistemas pré e pós coordenados


    Os assuntos dos documentos são complexos e muitas vezes não é possível descrevê-los por palavras simples. Para a representação dos
    assuntos compostos utiliza-se a coordenação, ou seja, a combinação de termos.


    Pré-coordenação:
    Combinação feita na etapa de entrada, na indexação. Dessa forma, os assuntos são tratados como uma unidade, isto é, são representados por
    um conjunto de termos já combinados.
    Exemplo: Álbum de fotografia


    Pós-coordenação
    Combinação feita no momento da saída, da recuperação da informação. Utilização de operadores booleanos: E, OU, NÃO


    • Exemplo: Álbum Fotografia
    Termos isolados, faz se a combinação no momento da busca

     


    REFERÊNCIA

    https://atbibliofurg2011.files.wordpress.com/2009/05/indexacao-aula-3.pdf

  • Sobre a letra c:

    "A etapa de análise conceitual não deve ser influenciada pelas características do vocabulário a ser usado na etapa de tradução. Isto é, o indexador decide, primeiramente, quais os assuntos que precisam ser representados; só depois é que verificará se o vocabulário permite ou não representá-los adequadamente." (p. 26 Indexação e Resumos Lancaster)



  • A A análise conceitual é uma etapa que exclui a tradução na indexação. (As etapas podem ocorrer até de modo simultâneo!) B A exaustividade da indexação diz respeito à qualidade dos termos utilizados na representação do documento. (A exaustividade diz respeito a quantidade de termos) C Ao realizar a análise conceitual, o indexador deve, primeiramente, verificar se o vocabulário permite a representação do assunto escolhido, pois sua tarefa deve ser influenciada pelas características do vocabulário. (O indexador deve-se ater a ideia do documento e na tradução fazer a conversão para o vocabulário controlado). D As políticas de indexação e a exatidão da indexação são atribuições exclusivas do indexador, no momento de sua análise. (Politica é do gestor e exatidão do indexador) E Índice pós-coordenado refere-se ao sistema de recuperação que possibilita o uso da combinação de termos. 



ID
1080760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de conceitos da indexação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos de 'c' e 'e' foram trocados. O primeiro refere-se ao coeficiente de revocação; o segundo, ao coeficiente de precisão.

    Força, foco e fé!

  • A "D" está correta.

    Ora, se a precisão é a capacidade de evitar documentos inúteis, pode-se concluir que:

    Se a precisão for ALTA => Muitos itens inúteis foram evitados. 

    Se a precisão for BAIXA => Muitos itens inúteis não foram evitados, ou seja, a recuperação trouxe muitos itens inúteis.


ID
1080763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos tipos e das funções do resumo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação.


ID
1080766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Reijo Savolainen. Critérios de preferência de fonte no contexto de projetos do cotidiano: julgamentos de relevância feitos por indivíduos interessados na compra de imóveis. In: Journal of Documentation, v. 66, n.º 1, 2010, p. 70-92.

Trata de critérios de preferência de fonte de informação, definidos no contexto de projetos do cotidiano, que requerem busca específica de informação. Critérios de preferência de fonte foram indicados por meio da construção do horizonte das fontes de informação. Na definição de critérios de preferência, foi dada maior ênfase às forças que às fraquezas presentes nas fontes. As pessoas interessadas pela compra de imóveis tendem a favorecer fontes e serviços disponíveis na web. O estudo é exploratório e os resultados obtidos a partir de um corpus pequeno e não aleatório não devem ser generalizados. O artigo especifica o modelo de julgamento de relevância utilizado pelo usuário no contexto da busca por informação no dia a dia.


André Ricardo de Azevedo. A função do resumo na comunicação científica: uma comparação entre resumos tradicionais e estruturados. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011 (com adaptações).

O texto acima constitui um resumo predominantemente

Alternativas
Comentários
  • Letra 'e'

    Resumo estruturado: resumo redigido em formato não-narrativo.

    Resumos modulares: destinam-se a ser descrições completas de conteúdo de documentos correntes, possuindo cinco partes: citação, anotação, resumo indicativo, resumo informativo e resumo crítico.

    Resumo crítico. = ‘recensão crítica condensada’: aplicado a relatórios, artigos de periódicos e outros itens relativamente breves, resumo crítico serve quase ao mesmo propósito de uma recensão crítica de livro. Resumo crítico é avaliador. Como redatores devem ser especialistas de fato, os resumos críticos são muito raros.

    Resumos informativos: visam oferecer ao leitor informações qualitativas e quantitativas, bem como dados essenciais, tais como objetivos, metodologia, resultados e conclusões do documento original.

    Resumos descritivos = indicativos: visam a abordar, em termos gerais, o assunto tratado no documento original. Servindo ao leitor como um aviso de alerta, podendo vir a apresentar só o tema e as conclusões do trabalho.

    Força, foco e fé!



  • NBR 6028:2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Gab. E


ID
1080769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Constitui critério que deve ser adotado durante a elaboração de um resumo

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    "Em suma, as características de um bom resumo são brevidade, exatidão e clareza. O resumidor deve evitar redundância. O resumo deve, principalmente, ser estruturado a partir das informações contidas no título do item e não repeti-las. [...] O resumidor também deve omitir informações que o leitor provavelmente já conheça ou não lhe interessa diretamente. Isso inclui informações sobre antecedentes ou fatos de teor histórico, como, por exemplo, o motivo que levou à realização do estudo ou dados sobre a experiência da empresa que o executa. Borko e Bernier (1975) salientam que cabe ao resumidor indicar o que o autor fez e não o que tentou fazer, mas não conseguiu ou o que pretende fazer no futuro. [...] Quanto menor, melhor será o resumo, desde que o sentido permaneça claro e não se sacrifique a exatidão. [...] Alguns resumidores acham que devem mudar as palavras usadas pelo autor. Ainda que a paráfrase seja frequentemente necessária para se obter brevidade, nada se tem a ganhar, na busca da originalidade, com as mudanças das palavras empregadas pelo autor. Na realidade, é fácil distorcer o significado do original ao procurar, deliberadamente, por motivos estilísticos, encontrar expressões sucedâneas." (LANCASTER, 2004, p. 113-114)


ID
1080772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com os princípios fundamentais das tabelas auxiliares da classificação decimal universal (CDU), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Em relação à letra 'c' o Prof. Sebastião ensina que "o auxiliar comum d tempo ...  (tabela 1g) indica e representa aspectos cronológicos, fenomenológicos ou temporários em que um conceito é tratado dentro do documento. Não se refere à data de publicação ou da edição da obra".

    Força, foco e fé!

  • Eu fiquei na dúvida de porque não pode ser a letra "a". Se alguém se propuser a explicar, eu agradeceria muito...

  • Oscar Neto, não pode ser a letra a porque o conceito está se referindo ao sinal da barra consecutiva (/) e não do sinal de coordenação (+) como diz o comando da questão.

    + Sinal de coordenação ou adição: liga dois ou mais números não consecutivos da CDU;

    / Extensão consecutiva ou barra oblíqua: liga números e assuntos consecutivos, indicando uma série de conceitos.

    (SOUZA, 2009, p. 41).

    Gab. D

  • Qual erro da B?


ID
1080778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao Anglo-American cataloguing rules (AACR2), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • - "Regra 2.0B2 Fontes de informação prescrita:

    Área da edição - Folha de rosto, outras preliminares e colofão" (Assumindo que se trata de um livro - a questão (mal formulada) não disse do que se trata...)

    - "Regra 1.1B4 Abrevie um título principal extenso somente quando não houver perda de informação essencial. Nunca omita qualquer uma das cinco primeiras palavras de um título principal (com exceção do título alternativo). Indique omissões usando reticências."

    - Sobre o diretor de filme: "Because responsibility for moving image materials is most often complex and highly diverse, archives—particularly those with special interests—should determine the types of functions they wish to include in this area.  These functions may vary from institution to institution according to he types of moving image material held.  For example, an archive holding television material would probably consider the function of producer more important than that of director." (FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. The FIAF cataloguing rules for film archives. München: K.G. Saur, 1991. Disponível em:<http://www.fiafnet.org/pdf/uk/FIAF_Cat_Rules_-_1.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2015.)

    Não é consenso que um filme deva ser registrado pelo nome de seu diretor: "(...) A questão da autoria das obras cinematográficas também não é bem resolvida pelo AACR2 e formato MARC. Filmes são, em geral, criações coletivas de uma equipe com variados graus de responsabilidade em relação ao conteúdo do trabalho. (...) A orientação do AACR2 é registrar os participantes 'considerados de maior importância' ou seja, os que figuram 'com destaque no item', remetendo às notas os demais integrantes da equipe. Diante das dificuldades em interpretar essas instruções tão vagas, os catalogadores tomam decisões extremas. Há os que não colocam ninguém, privando o usuário de informações importantes, e há os que colocam muitos nomes sem grande relevância, poluindo desnecessariamente o registro e confundindo o usuário. " (https://imagemfalada.wordpress.com/2012/01/11/a-regra-do-jogo/)

    Formato de catalogação de vídeo (WorldCat): 1 videodisc (90 min.): sd, b&w; 4 3/4 in. + 1 booklet (79 p. : ill. ; 18 cm.)

    "Regra 1.0B1 A descrição se divide nas seguintes áreas: 

    Título e indicação de responsabilidade 

    Edição 

    Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação) 

    Publicação. distribuição etc. 

    Descrição física 

    Série 

    Notas 

    Número normalizado e modalidades de aquisição "

    "Regra 1.6A1 Coloque entre parênteses cada indicação de série" (AACR2)



ID
1080781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Three Australian plays / compiled by H. G. Kipax. - Harmondsworth : Penguin Books, 1963.
311 p. ; 18 cm. - (Penguin plays)

Conteúdo: The one day of the year / Alan Seymour - Ned Kelly / Douglas Stewart - The tower / Hal Porter.

Considerando a ficha catalográfica acima, assinale a opção em que é apresentado o que completa os pontos de acesso secundários da obra, conforme as regras do AACR2.


Alternativas
Comentários
  • "Regra 21.7 Se um item dessa categoria incluir duas ou três obras, faça entradas secundárias de nome-título para cada uma delas.

    Classic Irish drama / introduced by W.A. Armstrong

    (Contém The Countess Cathleen by WB. Yeats, The playboy of the western world by J.M. Synge, Cock-a-doodle dandy by Sean O'Casey)

          Entrada principal pelo título

          Entradas secundárias (nome-título) sob os cabeçalhos para Yeats, Synge e O 'Casey

          Entrada secundária sob o cabeçalho para Armstrong."


ID
1080784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao registro de responsabilidade de entidades no âmbito do AACR2, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C: Regra geral 21.1B2 "b". AACR2, p.21-7
  • Alguém poderia comentar as outras opções?

  • Alternativa C.

    A) No caso da entidade ser a editora, o nome da editora deve ser registrado abreviadamente na área de edição.

    Nunca se registra uma editora como responsabilidade.

    B) Em uma entrada principal, sempre é necessário registrar a palavra Brasil seguida de ponto, antes do nome da entidade.

    Essa regra varia caso se trate de entidade da administração direta ou indireta.

    Administração DIRETA:

    Brasil. Câmara dos Deputados.

    Administração INDIRETA:

    Fundação Ensino Especializado de Saúde Pública (Brasil)

    D) Registra-se o nome da entidade como entrada principal no caso de um relatório assinado por uma diretoria específica dessa entidade.

    Não. Existem vários casos para se registrar uma entidade como entrada principal, porém esse não é um deles.

    E) No caso de um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, registra-se a entidade legislativa apropriada como entrada secundária.

    3.2.Projeto de Constituição etc. se for projeto de lei, documento em tramitação na Assembléia

    Constituinte, nacional , estadual ou municipal (21.33C).

    Entrada principal: governo que a convocou seguido do nome da Assembléia.

    Acrescente ano ou anos durante os quais ela se realizou entre parênteses. (24.22A).

    Ex.:

    Brasil. Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988)

    Alemanha. Nationalversammlung (1919-1920)

    3.3 Anteprojeto de constituição etc. surgido de qualquer fonte, ainda não em tramitação na entidade legislativa (21.33C).

    Entrada principal: pessoa ou entidade autora do anteprojeto (21.1 – 21.7).

    Entrada secundária: para a entidade legislativa.

    Fonte: Universidade Federal Fluminense (UFF). Oficina de Representação descritiva de documentos módulo iii:

    Introdução aos Documentos Legais.


ID
1080787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentado um registro realizado corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra 'A', leia a ABNT 6023/2018.

  • Isso não é catalogação, é normalização ou seja referências.


ID
1080790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a entradas e cabeçalhos de obras de tribunais no âmbito das regras do AACR2, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Entrada entidade. Procedimento.

    21.1 B2 Regra geral. Faça entrada de uma obra emanada de uma ou mais entidades sob o cabeçalho estabelecido para a entidade correspondente (veja 21.4B, 21.5B) se pertencer a uma ou mais das categorias seguintes:

    a) obras de natureza administrativa que tratam da própria entidade

    ou de sua política interna, procedimentos, finanças e/ou operações;

    ou de seus funcionários graduados, pessoal e/ou membros;

    ou de seus recursos.

    b) algumas obras de caráter legal, governamental ou religioso, como as dos seguintes tipos:

    leis (veja 21.31)

    decretos do executivo com força de lei (veja 21.31)

    regulamento administrativos (veja 21.32)

    constituições (veja 21.33)

    regulamentos de tribunais (veja 21.34)

    tratados, etc (veja 21.35)

    decisões de tribunais (veja 21.36)

    sessões legislativa

    leis religiosas

    c) obras que registram o pensamento coletivo da entidade

    d) obras que relatam a atividade coletiva de uma conferência [...]

    e) as resultantes de atividade coletiva de um grupo executante que atua como conjunto [...]

    f) materiais cartográficos que emanam de uma entidade cuja responsabilidade vai além da mera publicação ou distribuição.

  • 4. Regulamentos dos tribunais etc. (21.34)

    4.1. Regulamentos que regem um único tribunal, qualquer que seja a natureza do documento

    (21.34A).

    Entrada principal: pelo cabeçalho estabelecido para o tribunal.

    Entrada secundária: para a jurisdição que promulgou a lei (se regulamento for lei), seguida do título uniforme apropriado (25.15A), e para o órgão ou agente que baixou o regulamento, se já não for o cabeçalho principal.


ID
1080793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentada a definição de catálogo analítico.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

     a) Catálogo das obras = Catálogo ou lista exaustiva, sistemática e crítica das obras de um autor ou artista, incluindo-se, porém, menos informações que aquelas inseridas em um catálogo anotado.

     b) Catálogo-dicionário = Catálogo que agrupa em uma única ordem alfabética as entradas relativas a autores, títulos, assuntos, séries, remissivas e referências cruzadas.

     C) Catálogo anotado = Catálogo cujas entradas são ordenadas de acordo com um plano lógico de assuntos e que incluem informações críticas bibliográficas e explicativas e descrição bibliográfica.

     d) Catálogo coletivo = Catálogo mantido em uma unidade de informação que armazena registros bibliográficos relativos a coleções pertencentes a várias entidades documentárias, públicas ou privadas, municipais, estaduais, regionais, federais e internacionais.

    E) Catálogo alfabético-classificado = Catálogo em que os registros bibliográficos são agrupados pelas classes gerais de um sistema de classificação, que são ordenadas alfabeticamente pelos seus nomes e subdivididas pelos tópicos respectivos em cada classe.


ID
1080796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a oferta de produtos e serviços informacionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Em geral, um estudo sobre custo-eficácia se preocupa com a relação entre insumos e produtos de uma atividade. Os insumos são geralmente apresentados como recursos gastos, primários (em dinheiro) ou secundários (por exemplo, tempo da mão -de-obra), enquanto os produtos são freqüentemente expressos como itens produzidos ou serviços utilizados. No mundo das bibliotecas, é possível identificar medidas de insumos, medidas de produtos, e medidas das características da comunidade a ser servida, e combinar essas medidas de maneiras diversas, como mostra a ilustração 2. 3  A maior parte das bibliotecas possui muitos destes dados, mas não necessariamente todos eles (por exemplo, é raro dispor de bons dados sobre o número de itens consultados numa biblioteca)

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.


ID
1080799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Catálogos eletrônicos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    Os catálogos eletrônicos são serviços de recuperação da informação, que, com o avanço da tecnologia, disponibilizam o acesso a diferentes coleções em diferentes bibliotecas.

    Letra A está errada. Os catálogos eletrônicos utilizam metadados.

    Letra B está errada. O bibliotecário de referência deve auxiliar os usuários na utilização dos catálogos eletrônicos.

    Letra C está errada. Os sistemas de biblioteca integram o catálogo eletrônico com o sistema de empréstimo, permitindo acesso completo ao documento.


ID
1080802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Durante o processo de desenvolvimento, ignoram-se as necessidades informacionais da comunidade a ser servida pela biblioteca, o que constitui a etapa de

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Evans enfatiza o processo cíclico do desenvolvimento de coleções, sem que uma etapa chegue a distinguir-se ou sobrepor-se às demais. Todas estão em pé de igualdade em torno de um pequeno círculo em que estão situados os profissionais responsáveis pelo trabalho de desenvolvimento da coleção. Ao redor desses componentes (estudo da comunidade, políticas de seleção, seleção, a aquisição, o debastamento, e a avaliação); servindo como subsídio a todos eles (exceto à aquisição), encontra-se a comunidade a ser servida. O modelo de Evans deixa claro que o desenvolvimento de coleções é um processo ininterrupto, tendo necessariamente de se transformar em atividade rotineira das bibliotecas, garantia única de sua efetividade.

    Força, foco e fé!

  • Concordo com vc Diego, mas acho que a questão foi mal redigida ... ou seja, na etapa de aquisição "ignoram-se as necessidades informacionais da comunidade a ser servida pela biblioteca" ?!?!

  • Questão traz os conceitos de forma truncada... horrível.

  • No mínimo, a questão deveria iniciar por: "Segundo Evans, ..." - parece que as provas são feitas por amadores...

  • Letra E.

     

    A aquisição por si só não envolve as necessidades da comunidade. Tais necessidades são consideradas no momento da seleção! Muitos autores declaram que a etapa de aquisição é meramente técnica (apenas o ato de adquirir um documento). 

  • A aquisição é uma etapa meramente administrativa.


ID
1080805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização e administração de bibliotecas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta estranha, para mim era retirar do acervo o que não tem serventia para os usuários :-/

  • Na letra D, caso alguém também tenha ficado na dúvida, é a Avaliação de coleções e não a Conservação do acervo bibliografico.

  • Respondi D! Valeu Fernanda!


ID
1080808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

        Um modo diverso de avaliação é aquele fundamentado em custos, eficácia e benefícios. A eficácia relaciona-se aos produtos, cujo critério geral de eficácia é a proporção das demandas de usuários devidamente satisfeitas. Os benefícios do sistema são efetivamente os resultados desejados e os custos são bastante concretos, desde que eles sejam cogitados apenas monetariamente.

F.W Lancaster. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996, p. 5 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado pelo texto acima apresentado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa a) "O termo ‘custo-eficácia’ implica uma relação entre o custo do fornecimento de um serviço e o nível de eficácia desse serviço."

    alternativa b) "o custo de operação de um serviço de informação pode ser bem pequeno quando comparado com o custo de usá-lo."

    alternativa c) "(...) Ademais, os dados coletados sobre produtos tendem a ser exclusivamente quantitativos e esboçam um quadro muito inadequado da qualidade dos serviços oferecidos."

    alternativa d) "O maior componente do custo do funcionamento de uma biblioteca é representado provavelmente pelo custo do pessoal."

    alternativa e) "Ao comparar o custo da realização de buscas numa fonte impressa, como o Chemical Abstracts, com o custo das buscas feitas no equivalente em linha, será preciso levar em conta o custo de posse da versãoimpressa. Um elemento importante do custo de uma busca em linha será o custo do acesso à base de dados (inclusive custos de computador, telecomunicações e royalties da base de dados). O custo equivalente de acesso à fonte impressa é o custo da assinatura, o custo de seu tratamento (registro de chegada, etc.) e do espaço que ocupa. Assim, se custar cinco mil dólares por ano possuir determinada base de dados em formato impresso, e essa base de dados for usada 500 vezes por ano, o custo da realização de uma busca nessa fonte deverá incluir dez dólares de ‘custo de acesso’. Do contrário ter-se-ia um quadro totalmente distorcido da comparação entre as buscas ‘manuais’ versus em linha (E1chesen, 1978; Lancaster, 1981)."

  • A eficácia está relacionada aos resultados. Mede o grau com que os objetivos do projeto ou da organização foram atingidos. Nesse sentido, o grau de eficácia de um sistema de informação é determinado pelo grau de satisfação dos usuários, considerando-se, particularmente, a rapidez e a precisão desejadas.

    (ALMEIDA, 2005, p. 14).

    Gab. A

  • Custo-eficácia

    No âmbito de um serviço de informação, refere-se aos custos em que se incorre para atingir um nível específico de eficácia.

    → Custo-eficácia, então, refere-se à otimização na alocação de recursos: quanto melhor a alocação de recursos, tanto melhor a qualidade do serviço (isto é, a eficácia) que se consegue com determinado volume de gastos.

    (LANCASTER, 2004, p. 12). 

  • gênio!

    obrigadaa


ID
1080811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

        Um modo diverso de avaliação é aquele fundamentado em custos, eficácia e benefícios. A eficácia relaciona-se aos produtos, cujo critério geral de eficácia é a proporção das demandas de usuários devidamente satisfeitas. Os benefícios do sistema são efetivamente os resultados desejados e os custos são bastante concretos, desde que eles sejam cogitados apenas monetariamente.

F.W Lancaster. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996, p. 5 (com adaptações).

Com base no texto e considerando aspectos relacionados à organização e administração de bibliotecas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Araújo Júnior (2007, p. 92):

    Tradicionalmente a precisão é relacionada à revocação em uma relação inversamente proporcional, o que significa dizer que quanto maior for a precisão menor será a revocação.

    Gab. E

    ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

  • Qual o erro da letra A?


ID
1080814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda com relação à organização e administração de bibliotecas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    "Deve-se considerar também que, na área de informação, nem todos os resultados de atividades, serviços e produtos podem ser imediatamente visualizados, aferidos ou materializados. Nesse sentido, nem sempre é possível medir os desdobramentos dos resultados das ações deflagradas e, consequentemente, o grau de impacto dessas ações. É importante lembrar que, além de impactos diretos no público-alvo, há também os impactos indiretos, em outros públicos." (ALMEIDA, 2005, p. 17-18)


ID
1080817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne à prática do serviço de referência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No que concerne à prática do serviço de referência, o verdadeiro objetivo do serviço de referência é solucionar o problema do consulente.

  • Esta estava de graça. 


ID
1080820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do relacionamento dos usuários com os centros de documentação e serviços de informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • USUÁRIO REAL: usa a biblioteca

    USUÁRIO POTENCIAL: Não usa a biblioteca, mas pode vim a usá-la.


ID
1080823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da atividade de aquisição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a' errada porque a seleção assim como a aquisição são duas das etapas que compõem o desenvolvimento de coleção.

    Letra 'd' está errada porque desiderata refere-se a materiais que a biblioteca deseja adquirir.

    Força, foco e fé!

  • A letra e traz a definição de aquisição cooperativa, mas não "é o mesmo que aquisição panificada". Cabe recurso:

    "Aquisição planificada - a instituição faz um programa onde planeja formar ou ampliar sua coleção conforme princípios definidos dentro da filosofia e das diretrizes institucionais. O programa estabelece prioridades e procedimentos para adquirir o material informacional. 

    Aquisição cooperativa - as instituições, mediante acordos e convênios, estabelecem programas envolvendo bibliotecas de uma mesma região, com os mesmos interesses e com especializações de assuntos, com a finalidade de assegurar acesso a informações relevantes ao maior número possível de usuários."

    (...)

    "A aquisição cooperativa pressupõe, portanto, seleção planificada de materiais que deverão compor as coleções das bibliotecas cooperantes."

    LIMA, R. C. M. de; FIGUEIREDO, N. M. de. Seleção e aquisição: da visão clássica às modernas técnicas bibliométricas. Ciência da Informação, Brasília, vol. 13, n. 2, p. 137-150, jul./dez. 1984. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2015.



ID
1080826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às políticas de desenvolvimento de coleções, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Discordo com o gabarito apresentado. Ao meu ver, "retirada das estantes e passagem para a reserva" tem mais ligação com desbastamento do que com o descarte em si.

  • "(...) As coleções, particularmente, necessitam deste desbastamento para que possam desenvolver-se harmoniosamente, sem ter algumas de suas partes desenvolvidas de forma aleatória, tornando-se estranhas ao conjunto. Isto vai significar muitas coisas: às vezes, a retirada total e definitiva da  coleção (o descarte); outras, o deslocamento para locais de menor acesso, onde os materiais serão acomodados mais compactamente a fim de que, embora conservados fisicamente, ocupem o menor espaço possível (o remanejamento); em outras ocasiões, ainda, a retirada do material se dá pela necessidade de recuperá-lo fisicamente, para melhor atendimento à demanda (a conservação). Vê-se, portanto, que a expressão desbastamento é mais ampla que o simples expurgo de materiais (embora, na realidade, chegue a abrangê-lo) (...)"

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.


    O desbastamento tem três etapas. Definição básica, mas parece que a cespe confunde tudo. Não sei se entraram com recurso quando a prova foi aplicada, mas merecia.


  • O gabarito está de acordo com o dicionário de biblioteconomia.

  • "Há três tipos de descarte:

    a) retirada das estantes e passagem para a reserva;

    b) retirada do acervo e doação;

    c) destruição (eliminação) do documento depois de avaliação criteriosa."

    Dicionário de biblioteconomia e arquivologia.

  • Complementando a Beatriz Sanches...

    (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 118).


ID
1080829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda com relação às políticas de desenvolvimento de coleções, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão iremos usar o livro Avaliação de serviços de bibliotecas, de Lencaster. No capítulo 2, Avaliação do acervo: fórmulas, julgamento por especialistas e cotejo com bibliografias. Ele diz o seguinte: O especialista num assunto pode conhecer muito bem a literatura, mas não estar familiarizado com a comunidade a que a biblioteca deva servir
  • Complementado a Taís Basto...

    (LANCASTER, 2004, p. 31).


ID
1080832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às fontes de informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • IusData: é constituída por informações referenciais de artigos de periódicos de aproximadamente 700 títulos de periódicos jurídicos nacionais e estrangeiros indexados desde 1986 e incorporados ao acervo do Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

    fonte: http://200.144.182.130/biblifd/index.php/2012-04-20-20-08-48/iusdata

    Letra 'b': nas ciências jurídicas, o vade mecum é essencial para consultar as obras básicas, como a Constituição Federal, Código das Leis Trabalhistas e outros. O vade mecum pode ser tanto genérico, trazendo diversos códigos e leis gerais, como pode ser especializado em uma área específica do Direito, que podem ser consultados em diversos tipos de mídia, como celulares, computadores e etc.

  •  a) O IusData é uma fonte de informação vinculada principalmente à doutrina jurídica.

     

     b) Vade-mécuns são obras de referência na área jurídica e consistem na reunião de termos ou verbetes dispostos alfabeticamente.

     

    Vade-mécuns são obras de refêrencia de grande auxílio para quem trabalha na área jurídica. O termo vem do latim "vade mecum" ("anda comigo"), e designa UM COMPÊNDIO, que REÚNE OBRAS BÁSICAS DO DIREITO para serem consultadas facilmente. Pode ser genérico ou especializado.

     

     c) Periódicos científicos eletrônicos da área jurídica são fontes de informação primária. 

     

    Uma vez que a fonte principal é a LEI, as fontes de informação jurídicas primárias são os DIÁRIOS OFICIAIS, pois é onde a lei é publicada oficialmente. GAMA, Thalita.

     

    Vade-mécuns, caratilhas, apostilas, livros jurídicos, súmulas, doutrinas, jurisprudência, periódicos científicos da área jurídica - FONTES SECUNDÁRIAS. 

     

     d) A longevidade breve, que é um atributo da informação jurídica, significa que o valor e a utilidade da informação para os usuários estão diretamente relacionados à idade das informações. 

     

    Longevidade breve é mancada ... 

     

    Neste contexto, Passos e Barros (2009) apontam a longevidade como uma das características mais importantes da informação jurídica.  Por exemplo, apesar de revogados, todos os atos realizados durante a vigência dos códigos mencionados, ambos permanecem sendo estudados sob sua ótica. Desta forma, por longos anos ainda serão produzidas jurisprudência fundamentada nos seus textos.

     

    Ainda sobre essa questão, Passos (1994) alerta que a informação jurídica diferencia-se de outros campos da ciência pela longevidade. Como lembra, o texto jurídico é perene para fins de consulta, corno referência de precedente e aplicação a fatos e situações ocorridas em diferentes períodos. Logo, o armazenamento é contínuo e permanente. (SILVEIRA,2014).
     

     e) Informação jurídica analítica corresponde à jurisprudência.

     

    ANALÍTICA ---> DOUTRINA

    NORMATIVA ---> LEGISLAÇÃO

    INTERPRETATIVA ---> JURISPRUDÊNCIA 

     

    REFERÊNCIAS 

     

    SILVEIRA, Mariana de Moraes. Cadernos de Informação Jurídica. Brasília v. 1 n. 1 p. 1-140, 2014.

    GAMA, Thalita, Preparatório para Concursos em Biblioteconomia.


ID
1080835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere aos serviços de referência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Serviço de Referência Digital SÍNCRONO utilizam salas de bate-papo, chats, videoconferência, telefone etc.

    Serviço de Referência Digital ASSÍNCRONO utilizam correio eletrônico, e-mail, fóruns etc.

  • Questão A correta?!?!  Pelo o que entendi na afirmativa A fala que com as tecnologias de informação não é preciso mais intermediação entre o usuário e a informação (isso é, não precisa mais do bibliotecário com mediador).

    No livro do GROGAN fala o contrário, que as tecnologias ajudam, mas que jamais vão conseguir fazer tudo  sozinhas! O computador serve como auxiliar dos serviços bibliotecários, não como substituto. 

    Acredito que a questão não tem resposta certa! Se alguém conseguir achar a justificativa!! Na minha opinião a alternativa A não está correta. 

  • Concordo com a Aline, também não achei a alternativa "A" como correta.

  • Nossa, questão cabível de recurso! Surreal!
  • Acho que a alternativa C está mais coerente, dentre as demais....

  • Até agora sem entender essa questão.
  • Além do que já foi mencionado aqui, eu li em algum lugar sobre serviços de referência virtuais que, com o rápido e constante surgimento de novas tecnologias, os usuários precisariam de uma espécie de auxílio extra do bibliotecário para conseguirem utilizar os novos recursos.


ID
1080838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A oferta de serviços de referência tem sido facilitada em razão da disponibilidade de tecnologias de informação.
Assinale a opção em que são apresentadas as ferramentas apropriadas aos serviços de referência.

Alternativas
Comentários
  • O erro da Letra 'b' é o DSpace. 

    O DSpace é uma plataforma que permite o depósito de documentos em qualquer formato (texto, vídeo, audio e dados). Permite a disponibilização desse conteúdos na Internet, indexando o seu conteúdo quando possível. Permite ainda a preservação dos documentos a longo termo.

    fonte: http://projeto.rcaap.pt/formar/mod1/contents/o_sistema_dspace.html

  • O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.

    O Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é resultado da prospecção tecnológica realizada pelo IBICT para identificar aplicativos que possibilitassem o tratamento e a disseminação da produção científica brasileira na Web. O sistema SEER surgiu, assim, em 2003, a partir da customização do Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. Trata-se de uma inovadora iniciativa do IBICT que, imediatamente após a tradução do software OJS para o português, publicou na Web o primeiro periódico brasileiro utilizando essa tecnologia, a revista Ciência da Informação. A partir de então, o IBICT iniciou o processo e distribuição do SEER a editores brasileiros interessados em publicar revistas científicas de acesso livre na Web e a promover a capacitação técnica no uso dessa ferramenta, em treinamentos sistemáticos realizados a partir de novembro de 2004 em várias regiões do País.

    Fonte: http://seer.ibict.br/

  • DSPACE:

    software para criação de repositórios digitais 

    GNUTECA:

    sistema de automação e gestão de bibliotecas

    SEER:

    Sistema Eletrônico para Editoração de Revistas, originalmente Open Journal System, mantido pelo Public Knowledge Project. No Brasil o IBICT atua como parceiro para divulgação e apoio. 

    CHATTERBOTS: chat automático que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. 


ID
1080841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do processo de referência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B incorreta.

    As etapas do processo de referência definido por Grogan incluem: problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, obtenção, resposta, e solução.
     Logo, avaliação não faz parte desse processo.

  • Segundo Grogan, o processo de Referência envolve oito etapas decisórias:

    1. Problema;
    2. Necessidade de informação;
    3. Questão inicial;
    4. Questão negociada;
    5. Estratégia de busca;
    6. Processo de busca;
    7. Resposta; e
    8. Solução.


    http://mrvulpes.wordpress.com/2012/11/26/processo-de-referencia-grogan/

  • Segundo Grogan (1994): "Serviço de referência - assistência efetivamente prestada ao usuário que necessita de informação. 

    Processo de referência - atividade que envolve o consulente durante o qual se executa o serviço de referência."

  • A)Questão negociada corresponde à questão inicial do usuário que foi redefinida ou reformulada. 

    CORRETA.

     

     B)Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, obtenção, resposta, solução e avaliação representam, o processo de referência.

    ERRADA. Obtenção e avaliação não fazem parte! São 8 passos o processo de referência (Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta, solução)

     

     C)Processo de referência refere-se à assistência efetivamente prestada ao usuário que necessita de informação.

    ERRADA. O processo de referência é Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta, solução

     

     D)A interação entre bibliotecário e usuário, no que se refere ao processo de referência, deve ocorrer presencialmente, não podendo ser realizada por meio de um computador.

    ERRADA. Pode ocorrer por meio de um computador sim! a cada dia tem crescido mais esse tipo de serviço. 

     

     E)O processo de referência inicia-se quando o usuário entra na biblioteca e se dirige ao serviço de referência.

    ERRADA. O processo de referência pode começar antes mesmo do usuário procurar uma biblioteca, isso acontece nas etapas PROBLEMA e NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO. 

  • Representam, o PROCESSO de referência. 

    01.Problema,

    02. necessidade de informação,

    03. questão inicial,

    04. questão negociada,

    05. estratégia de busca,

    06. processo de busca,

    07. resposta,

    08. solução

    X obtenção,
    X avaliação

     

    " O problema da necessidade de informação é uma questão inicial que será negociada, definindo assim uma estratégia de busca e seu processo, obtendo então uma resposta e uma solução ao usuário."

     

    Já para figueiredo : A análise da mensagem é negociada, definindo assim a estratégia, realizando a busca, analisando a resposta e por fim renegociando a questão com o usuário.

  • Etapas do Processo de Referência:

    Problema, Necessidade de Informação, Questão inicial, Questão negociada, Estratégia de Busca, Processo de Busca, Resposta, Solução (Grogan acrescenta que um nono passo seria avaliar como as pessoas usam a informação depois)

    Esse nono passo é explorado em algumas questões, tais como:

    FGV - 2019 - DPE-RJ: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4e47b1f5-66

    COSEAC - 2019 - UFF: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/215e816a-80

    Serviço de referência refere-se à assistência efetivamente prestada ao usuário

    Processo de referência envolve o consulente, e remete a quando ele reconheceu o problema, e

    se desencadeia quando a partir de um problema de algum indivíduo (Durante o Processo de referência se executa o serviço de referência)

    A interação bibliotecário x usuário pode sim ser feita via computador, vide o Serviço de Referência Virtual (explorado em Accart) 


ID
1080844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos estudos de usuários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    estudo [...]  e. de usuários user analysis, user study 1. BIB pesquisa para "saber o que as pessoas necessitam em matéria de informação ou se essas pesssoas estão satisfeitas e sendo atendidas adequadamente por seus provedores. Esse estudos compreendem, também, a investigação de como e para que a informação é utilizada pelos usuários, assim como as formas que essas necessidades são expressas e conhecidas" (FIG) dentro de uma área temática ou pelos que utilizam os produtos e serviços de uma biblioteca, arquivo ou sistemas de informação. 2. INTERN "o processo de descobrir as necessidades de informação ou sítio. Ele pode incluir entrevistas ou observações de pessoas, levantamento de grupos e os estudo de mecanismos de uso (tais como as estatísticas de consulta). O estudo de usuários é um componente importante na arquitetura de sistemas de informação porque assegura que as suas necessidades estejam refletidas no projeto" (HAG). 

  • Comportamento informacional é todo comportamento humano relacionado às fontes e canais de informação, incluindo a busca ativa e passiva de informação e o uso da informação. Isso inclui a comunicação pessoal e presencial, assim como a recepção passiva de informação, como a que é transmitida ao público quando este assiste aos comerciais da televisão sem qualquer intenção específica em relação à informação fornecida (WILSON, 2000).

    fonte: http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n2/12.pdf

  • A abordagem sense making, recorrentemente utilizada em estudos qualitativos, é utilizada para entender os usuários considerando suas necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.


ID
1080847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção em que são apresentados os métodos qualitativos de estudos de usuários.

Alternativas
Comentários
  • "A observação é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser: 
    Espontânea não estruturada; Observação participante não sistemática; Observação sistemática."


    "O grupo focal é um método de coleta de dados considerado por alguns autores como uma espécie de entrevista. Para a aplicação da técnica, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções. As vantagens da técnica consistem na obtenção de um maior número de informações com riqueza de detalhes."


    "Após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: a) não-estruturada; b) semi-estruturada e c) estruturada."


    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362007000200011&script=sci_arttext>. Acesso em: 01 fev. 2015.

  • Completando a resposta do Luciano usando a mesma fonte:

    Para Richardson (1999, p. 259): "a observação apresenta muitas nuances em face de sua flexibilidade, pois seu objeto de estudo, bem como o objetivo da pesquisa que a utiliza, determina seu tipo e metodologia".

    Por esse motivo a alternativa "a" é incorreta.

  • Os questionários são utilizados em estudos quantitativos.

  • Questionários sempre quantitativos

  • Essa questão tem uma pegadinha: fala de Delphi como uma técnica, mas na verdade Delphi é uma linguagem de programação. Sabemos que a ortografia correta para a técnica utilizada em estudos de usuários é Delfos, e isso já faz com que eliminemos duas alternativas: b), e). Com relação às alternativas a) e e), não existe questionário estruturado, na verdade a característica de ser estruturado, semiestruturado ou não estruturado é da entrevista, como já verificamos anteriormente. O experimento, mencionado na alternativa d), também não é considerado como um método para estudos de usuários. Entrevistas não estruturadas, observação e grupo focal são técnicas de entrevista, e, por essa razão, só nos resta a alternativa c).

    Gabarito: C


ID
1080850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação às principais abordagens dos estudos das necessidades de informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra 'a'- Sense-Making Approach (ou sense making): método desenvolvido por Brenda Dervin, em 1972,  para mapear necessidade de informação sob ótica do usuário. Essa técnica é empregada para estudar como indivíduos percebem o sentido de seu mundo e, em particular, como eles constroem as necessidades e o uso de informação nesse processo. Esse modelo permite a cada pessoa representar sua própria realidade.

    Letra 'b'- acredito que não exista essa abordagem do menor esforço.

    Letra 'c' (Certa)- abordagem do valor agregado de Taylor pretende fazer do problema do usuário o foco central, identificando diferentes classes de problemas e ligando-os aos diferentes traços que usuários estão dispostos a valorizar quando enfrentam problemas (problema => valores cognitivos => soluções).

    Letra 'd'- Belkin e Oddy Brooks (1982): a abordagem do Estado Anômalo do Conhecimento focaliza pessoas em situações problemáticas, em visões da situação como incompletas ou limitadas de alguma forma (situação anômala => lacuna cognitiva => estratégias de busca).

    Letra 'e'- marquei essa, e não sei porque tá errada (rs)

    Força, foco e fé!


  • A letra "e" aborda o conceito de Sense-Making: "O fenômeno do sense-making, foco de estudo da abordagem, é compreendido como a atividade humana de observação e interpretação do mundo exterior, na qual são construídos sentidos pela utilização de esquemas mentais prévios em um contexto sociocultural."

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ci/v37n1/09.pdf

  • Nesta questão os conceitos da letra A e E foram trocados...

     

     

  • a) Refere-se ao Modelo Kuhlthau - que se inicia com o problema, corresponde ao primeiro estágio em que o usuário encontra-se confuso e inseguro;

    b) Corresponde a Lei de Zipf (abordagem do menor esforço) e não se refere as necessidades de informações;

    c) Correta

    d) Focaliza pessoas em situações problemáticas, em visões da situação como incompletas ou limitadas de alguma forma

    e) Acredito que o erro seja dizer que é 'método construtivo', pois o método é construtivista.


ID
1080853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos formatos de intercâmbio de dados no contexto de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    Erros das demais alternativas:

    B) O MARC e o CCF (common catalog communication) visam o intercâmbio de dados entre bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação.

    De fato, o MARC foi fundamental para o intercâmbio de dados entre bibliotecas, mas não podemos compará-los desta forma. O CCF é um exemplo de rede de CATALOGAÇÃO COOPERATIVA, enquanto o MARC é um FORMATO DE INTERCÂMBIO.

    C) Os requisitos funcionais para registros bibliográficos indicam regras aplicáveis em formato de registro MARC.

    Os requisitos funcionais para registros bibliográficos não indicam regras, mas trouxeram à área da Biblioteconomia a possibilidade de tornar mais eficiente o funcionamento dos catálogos. 

    D ) O formato MARC e o Dublin Core pressupõem a utilização da descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD).

    Somente o formato MARC pressupõe descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD).

    E) Desenvolvido no Brasil, o formato CALCO é inteiramente embasado no formato MARC XML.

    "[...] Após uma cuidadosa análise dos impactos e dos benefícios que se pretendia auferir, quais fossem, a mais perfeita compatibilidade com os principais sistemas e redes cooperativas de todo o mundo, decidiu-se a conversão dos registros do Calco para o formato Usmarc."


ID
1080856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de bancos de dados e bases de dados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Base de dados são os dados considerados para gerar uma informação. 
    Banco de dados é um grupo de registros de dados que pode conter elementos para atender uma ou mais bases de dados. 
    Exemplo: 
    Banco de dados de recursos humanos. Tem as bases de dados para folha de pagamento, planos de férias, contribuições, treinamento, etc..

  • Qual o erro da letra e?

  • Letra B.

     

    "Bases de dados de referências e de fontes 

    As bases de dados de referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoas jurídica ou pessoa física, para que obteham informações adicionais, ou o texto completo de um documento. Como exemplo temos: 1 Bases de dados bibliográficos. 2 Bases de dados catalográficos. 3 Bases de dados referenciais. 

    As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). Os dados encontram-se disponíveis tanto em formato legível por computador, quanto em formato impresso. As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em: 1 Bases de dados númericos. 2 Bases de dados de texto integral. 3 Bases de dados textuais e numéricos. 4 Bases de dados multimídia." (ROWLEY, 2002, p. 109-110)

  • MySQL, Oracle, PostgreSQL são programas voltados para BANCOS DE DADOS.


ID
1080859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de sistemas de informação automatizados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) A BDJur é um sistema de informação digital online construído a partir da plataforma DSpace. O padrão de metadados adotado é o Dublin Core.

     

     b) O SICON é um sistema de informação mantido pelo Senado Federal especializado em jurisprudência.

     

    "Pesquisa no SICON - Sistema de Informações do Congresso Nacional

     

    A base de dados do Sistema de Informações do Congresso Nacional contém toda a Legislação Republicana Brasileira, inclusive o texto integral original conforme publicação nos veículos oficiais para quase todas as normas." 

     

    https://www25.senado.leg.br/web/atividade/legislacao

     

     c) Como permite a interoperabilidade entre sistemas de informação de natureza científica, o OAIPMH não é apropriado para sistemas de informação jurídica e legislativa.

    Justamente por permitir a INTEROPERABIBLIDADE entre sistemas de informação o OAIPMH é mais do que apropriado para sistemas de informação ... 

     

     d) O sistema denominado jurisprudência unificada, mantido pelo Conselho da Justiça Federal, permite a consulta integrada em jurisprudência de todos os tribunais, superiores e regionais.

     

    Apenas :  STF  STJ  TRF1  TRF2  TRF3  TRF4  TRF5  TNU  TRU  TR 

     

     e) O LexML é um sistema de informação jurídica e legislativa resultante da atuação em rede de instituições das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para reunir metadados das diferentes instituições, o sistema adota o protocolo Z39.50.

    LexML? Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

     

    XML-Schema dfull-text das normas (em conformidade com a LCP-95). Norma técnica "LexML-BR Parte 3".

    esquema de URN Lex para referência e nomenclatura de normas. Norma técnica "LexML-BR Parte 2".

    protocolo OAI-PMH para o intercâmbio e a centralização de metadados. Norma técnica "LexML-BR Parte 4".

     

    http://projeto.lexml.gov.br/documentacao/destaques-lexml#o-que-lexml

     


ID
1080862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando aspectos relacionados à bibliografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Otlet é considerado o fundador da Documentação.

  • Letra B.

     

    Copia e cola do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia: 

    bibliografia bibliography, book list BIB 1. "Ramo da bibliologia - ou ciência do livro - que consiste na pesquisa de textos impressos ou multigrafados para indicá-los, descrevê-los e classificá-los com a finalidade de estabelecer instrumentos (de busca) e organizar serviços apropriados a facilitar o trabalho intelectual. Quatro operações se destacam em uma ordem cronológica: pesquisa, indicação, descrição e classificação; elas dão origem aos repertórios bibliográfico ou bibliografia. O mesmo termo designa a preparação e o objeto resultante." (MALM, p. 7-8)

     

  • A) A Bibliografia remonta à Antiguidade, a partir dos estudos sobre ela, Otlet desenvolveu as ideias para a Documentação. INCORRETA.

    B) Essa é uma ótima definição de Bibliografia. CORRETA.

    C) A Bibliografia não tem como objetivo a organização de acervos. INCORRETA.

    D) Bibliografias correntes é aquela que seleciona documentos à medida que são publicados. A assertiva descreveu a Bibliografia Analítica. INCORRETA.

    E) A Bibliografia nunca perdeu autonomia e, embora a origem da Bibliografia remonte à Antiguidade, foi justamente após a invenção da imprensa que ela mais se desenvolveu. INCORRETA

    Gabarito: B


ID
1080865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ainda acerca de bibliografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA

    Bibliografia Analítica (comentada): seguidas de anotações sobre o conteúdo das obras referenciadas, como informações sobre o autor ou resumo da obra.

    Bibliografia Crítica (avaliativa) : incluem apreciações de valor sobre os documentos (importância da obra, quantidade de informação, incorreções...).


    b) ERRADA

    Quanto ao método de agrupamento ou arranjo das entradas, as bibliografias podem ser:

    Sistemáticas (metódica, classificada): segundo um sistema de classificação;

    Por assunto: em ordem alfabética de assunto;

    Pela autoria: em ordem alfabética do registro de responsabilidade ou de título, adotado como entrada;

    Cronológicas: por data de publicação, ou tempo relativo ao assunto;


    De acordo com a época de publicação, as bibliografias podem ser:

    Correntes: atuais ou atualizadas

    Retrospectivas: anteriores

    Prospectivas: a serem publicadas ou lançadas