-
5.2. Forma e Estrutura
As mensagens contêm:
d) o local e a data, verticalmente a 2 cm do final do texto, e horizontalmente fazendo coincidir seu final com a margem direita.
A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.
Fonte: MRPR
-
http://www.cespe.unb.br/concursos/CBM_CE_13_TENENTE/arquivos/Gab_definitivo_CBMCET13_CBNS01_01.PDF
pelo Cespe questao Errada
-
não entendi o erro desta questão... de acordo com o manual:
prescinde-se (não precisa) de signatário e a data vem ao final...
ta certo...
-
A mensagem é forma de correspondência oficial entre os chefes de poderes, sendo assim, a única que prescinde (não necessita) de identificação do signatário é aquele enviada pelo Presidente da República. Quando enviada por qualquer outro chefe de poder, deverá ter seu signatário identificado pelo nome e pelo cargo.
-
cespe eh detalhista. não eh apenas a data q se registra após o texto mais LOCAL E DATA .
-
JUSTIFICATIVA DO CESPE:
"ERRADO. A identificação do signatário somente é dispensável para mensagens redigidas pelo presidente da República. Por esse motivo, opta‐se pela alteração do gabarito do item."
Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/CBM_CE_13_TENENTE/arquivos/CBM_CE_13_TENENTE_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_1.PDF
;o)
-
Errada.
Mensagem é uma correspondência oficial exclusiva entre chefes de poder, notadamente entre o chefe do poder executivo com o do legislativo ou com o judiciário.
Todas devem conter o signatário (nome e cargo), excluídas as assinadas pelo presidente da República.
Presidente da República só assina atos normativos que possuem preâmbulo.
Fonte: professora Grazy Souza
Cuidado com a palavra prescinde, pois o CESPE adora!!
-
ALÉM DE ERRAR A QUESTÃO AO OMITIR O LOCAL, QUE DEVE VIR JUNTO À DATA, ELE AFIRMA QUE É DIFERENTE DO OFÍCIO. QUANTO AO LOCAL E DATA, REALMENTE É DIFERENTE DO OFÍCIO; JÁ QUANTO A IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO, A REGRA NÃO MUDA CONFORME O DOCUMENTO. A REGRA TEM COMO PARÂMETRO O CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA, INDEPENDENTE DO DOCUMENTO REDIGIDO.
-
Também errei a questão. Nos prendemos a regra e esquecemos a exceção:
Regra geral: O Presidente envia mensagem - não traz identificação do seu signatário.
MRPR: "Definição e Finalidade: É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública."
Exceção: MRPR "Minuta de mensagem pode ser encaminhada pelos Ministérios à Presidência da República, a cujas assessorias caberá a redação final." - É obrigatório a identificação do signatário.
-
Errada.
Pessoal, vamos ser objetivos...
O erro está em generalizar que "Mensagem" dispensa a identificação do signatário. Mentira!! a mensagem não é exclusiva do Presidente da República (se fosse a assertiva estaria correta, mas não é). Ela pode ser enviada pelos chefes de poderes (STF, CN) e neste caso deve contem a identificação do signatário... simples assim...
Espero ter ajudado.
-
DISCORDO, questão está CORRETA.
5.2. Forma e Estrutura
"A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário."
Já o local e data constam no final do texto. Destarte, a questão está corretíssima.
MRPR: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais-1/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/view
-
Na mensagem, diferentemente do ofício, prescinde-se da identificação do signatário e registra-se a data após o texto da comunicação.
Errado, os erros seguem grifados, toda e qualquer comunicação deve ter a identificação do signatário, ou seja, para quem deverá receber a comunicação. Outro grande questionamento na questão trata-se do registro de data, a data é de acordo com a assinatura e não após texto de comunicação.
A saga continua...
Deus!