SóProvas


ID
1081852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

Em Fortaleza, assim como no restante do país, um dos grupos mais vulneráveis à violência é o de jovens entre dezoito e vinte e quatro anos de idade

Alternativas
Comentários
  • Desigualdade social é a grande causa da violência entre jovens, afirma pesquisa do Ipea.

    Um dos fatores que evidenciam a desigualdade social e expõem a população jovem à violência é a condição de extrema pobreza que atinge 12,2% dos 34 milhões de jovens brasileiros, membros de famílias com renda per capita de até ¼ do salário mínimo, afirma a pesquisa.

    Vale salientar que “O fato de ser pobre não significa que a pessoa será violenta. Temos inúmeros exemplos de atos violentos praticados por jovens de classe média”. que praticam os atos por mero hobby ,ostentação, indole ruim e outras coisas mais.O uso de drogas que cada vez mais se inicia cedo é um grande combustível para violencia.

    Pra variar, o Brasil liderava pelo menos até 2011 o ranking mundial de homicídios de jovens. Lastimável.

  • Acredito que em todo o país o cenário é o mesmo. Jovens entre 18 e 24 anos, especialmente afrodescendentes e de bairros periféricos são mais vulneráveis à violência.

  • Comentário do professor: 

    Jovens que se situam na faixa etária entre 18 e 24 anos entram diariamente de maneira assustadora nestas estáticas, desde acidentes de trânsito até em homicídios relacionados ao tráfico de entorpecentes. O Brasil é o líder mundial no ranking de homicídios entre jovens, O número de mortes violentas de adolescentes no Brasil é desproporcional em relação a qualquer outro país.

    Gabarito: Correto