-
No processo de respiração, os pulmões são expandidos a partir da contração (o correto seria dilatação) do diafragma, que se eleva, permitindo a entrada do ar durante a inspiração, e se abaixa ao relaxar, permitindo a saída do ar da caixa torácica durante a expiração.
-
Na verdade, a questão está errada ao afirmar que "os pulmões são expandidos a partir da contração do diafragma, que se eleva(...)e se abaixa ao relaxar, permitindo a saída do ar da caixa torácica(...).
A banca inverteu o movimento correto do diagrafma: na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa, permitindo a expansão dos pulmões. Na expiração, o diafragma relaxa e se eleva, permitindo a saída do ar dos pulmões.
-
É só memorizar que se as costelas se elevam o diafragma terá que se abaixar, e se as costelas se abaixam o diafragma terá que levantar.
Inspiração: entrada do ar, diafragma abaixa e costelas se elevam
Expiração: saída do ar, diafragma eleva e costelas abaixam
-
"Durante a inspiração, a cúpula diafragmática se contrai e desce, reduzindo a pressão intratorácica e comprimindo as vísceras abdominais. Esta manobra auxilia a entrada do ar nos pulmões e também a circulação sanguínea na veia cava inferior (que passa pelo forame da veia cava no diafragma). A descida do diafragma resulta também no aumento do diâmetro vertical do tórax.
Na expiração ocorre o processo inverso, o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica e expulsando o ar dos pulmões."
Paula Louredo. A respiração e o nosso diafragma(em português)R7 Educador. Visitado em 17 de agosto de 2013
-
Fluzinha, pesquise antes de postar algum comentario, isso faz com que as pessoas sejam induzidas a errarem
-
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração).
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.
Fonte: