-
ERRADA.
Sacanagem.
O único erro está em na parte que diz: aumento do retorno venoso.
O correto seria diminuição.
-
A Questão relata que o choque por hiporvolemia é a hemorragia = Errado
O choque hipovolêmico também chamado choque hemorrágico, é a principal causa de morte de vítimas politraumatizadas(acidentes, quedas,etc), é ocasionado por uma diminuição do fluxo sanguíneo proporcionando uma perfusão tecidual diminuída e lesão celular irreversível, isto pode levar a falência do sistema circulatório. Ele pode ter origem por uma desidratação, queimaduras e por severas perdas sanguíneas. Sendo necessária a instalação adequada de medidas de reposição de volume para corrigir o quadro clínico.
-
O texto tão elaborado, tão sedutor que nos induz ao erro.
Temos que nos ater aos detalhes "aumento do retorno venoso" enquanto ao correto seria diminuição do mesmo.
-
Errado. Retorno Venoso é a volta (retorno) do sangue para o coração através das veias. No caso de choque por hipovolemia (choque hemorrágico) que nada mais é do que a perda de sangue, tem como uma das consequências a redução da pressão de enchimento da circulação provocando a diminuição do retorno venoso, ou seja, a circulação perde força (pressão) e não consegue fechar o ciclo para retornar ao coração. Se for uma hemorragia arterial (muita vasão sanguínea) a diminuição do retorno venoso ocorre em questão de segundos. É por esse motivo que as hemorragias devem ser controladas imediatamente.
-
"A causa mais comum do choque por hipovolemia é a hemorragia" - correto
" a hemorragia diminui a pressão de enchimento da circulação" - correto
" provoca aumento do retorno venoso" - errado - ela diminui o retorno venoso
" consequente queda do débito cardíaco" - correta, se houver uma DIMINUIÇÃO do retorno venoso
-
Cuidado com o termo Débito cardíaco, galera!
Tem gente que erroneamente pensa que débito cardíaco é a diminuição do funcionamento do coração, mas na verdade o débito cardíaco é o volume de sangue que é bombeado pelo coração por minuto.
O débito se dá na unidade ml/min