SóProvas


ID
1081975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Com relação à classificação, aos sinais e aos sintomas das queimaduras, julgue os itens subsequentes.

As queimaduras de primeiro grau ou superficiais caracterizam-se pela ocorrência de bolhas, pela presença de dor forte e pela destruição da epiderme e de parte da derme.

Alternativas
Comentários
  • As bolhas estão presentes apenas nas queimaduras de 2º grau.

  • As bolhas somente  acontece nas queimaduras de segundo grau.(primeiro erro)

    Queimaduras de primeiro grau só atinge a  epiderme. (segundo erro)

  • Tipos de queimaduras 

    1º grau: atingem as camadas superficiais da pele, causando vermelhidão, inchaço, dor local, às vezes insuportável, sem formação de bolhas.

    2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele, ou seja, derme e epiderme, causando formação de bolhas, pele avermelhada, com manchas e coloração variável, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele, e possível estado de choque.

    3º grau: são as queimaduras mais profundas que atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a coloração torna-se branca ou surge a coloração preta, devido à carbonização dos tecidos.


  • Queimaduras de Primeiro Grau só atingem a epiderme é uma afirmação correta colega! As de Segundo epiderme e derme,  e as de Terceiro todas as camadas , incluindo tecido gorduroso, músculo, vasos e nervos, podendo chegar até os ossos.

    Att. 

    * Professor Eduardo Luiz Gomes, Oficial Combatente Bombeiro DF e professor de primeiros socorros dos cursos de formação e cursinhos preparatórios

  • - Queimadura de primeiro grau: atinge as camadas superiores da epiderme. Caracteriza-se por vermelhidão, edema (inchaço) e dor no local. Não provoca a formação de bolhas. É comum ocorrer descamação fina da pele depois de alguns dias.

    - Queimadura de segundo grau: pode ser superficial, quando atinge a epiderme e parte da derme, mas preserva grande número das raízes dos pelos e glândulas. Provoca vermelhidão, edema (inchaço), formação de vesículas e bolhas que, quando se rompem, deixam feridas erosadas, superficiais, de coloração rósea e superfície úmida. A dor é intensa. Após a cicatrização, a recuperação da pele pode ser completa ou resultar em manchas residuais. Quando a queimadura de segundo grau é profunda, destruindo completamente a derme, a dor é menos intensa, as feridas são menos avermelhadas e a cicatrização pode deixar cicatrizes.

    fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/queimaduras.shtml