-
Errada,
o memorando deve ser utilizado em caso de assuntos internos e não necessariamente em casos urgentes como abordado na questão.
-
Complementando a resposta do colega...
O oficio é documento de correspondência oficial que trata de assuntos administrativos gerais. É sempre um documento externo, dirigido a outros órgãos públicos e a particulares.
-
Acredito que o erro da questão está em afirmar que deverá ser utilizado o ofício para exposição de projetos, ideias e diretrizes.
Vejamos a definição de memorando no Manual de Redação da Presidência da República:
"O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.Sua característica principal é a agilidade."
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Errada
De acordo com o MRPR, “o envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado por fax ou por correio eletrônico, sendo recomendados o preenchimento de formulário apropriado (folha de rosto), no caso do fax, e a certificação digital, no caso do e-mail”.
Professor Fabiano Sales - Estratégia
-
Realmente o MEMORANDO pode ser usado como afirmou a questão; já o OFÍCIO é usado quando a administração se comunicar com outras unidades administrativas externas ou para particulares.
Portanto...
Errada
-
O memorando pode ser usado em outros assuntos também, que não sejam de caráter oficial.
O documento oficial pode ser utilizado dentro do próprio órgão, desde que o mensagem que venha a ser transmitida seja de caráter oficial.
-
O memorando pode
ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de
projetos, idéias, diretrizes
-
Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
-
Errada, pois é o memorando que é utilizado para tais assuntos.
3.4. Memorando
3.4.1. Definição e Finalidade
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem
estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação
eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,
etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade.
3.3. Aviso e Ofício
3.3.1. Definição e Finalidade
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é
que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o
ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos
órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
-
Simples o memorando é utilizado em comunicações entre UNIDADES ADMINISTRATIVAS (do mesmo órgão) e já o ofício refere-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos ÓRGÃOS da Administração Pública entre si.
-
Pode-se tratar de todos esses assuntos pelo Memorando.
-
A questão informa que "para comunicação entre unidades administrativas do MDIC, há dois expedientes do padrão ofício indicados: o memorando, em caso de assuntos urgentes; ou o ofício, quando se tratar de exposição de projetos, ideias e diretrizes".
Na verdade, a exposição de projetos, ideias e diretrizes se dá com o memorando.
A resposta está incorreta.
-
Não existe assunto "urgente" nas Redações Oficiais...
-
errado
O oficio é documento de correspondência oficial que trata de assuntos administrativos gerais. É sempre um documento externo, dirigido a outros órgãos públicos e a particulares.
o memorando deve ser utilizado em caso de assuntos internos e não necessariamente em casos urgentes como abordado na questão.
-
Gab: errado
O memorando também é utilizado quando se tratar de exposição de projetos, ideias e diretrizes.
-
Ofício: EXTERNOS.
Memorando: INTERNOS.
-
O MEMORANDO pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,
etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
-
Complementando para os amigos concurseiros...
A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. "Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados", diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no redigir.
-
GABARITO ERRADO
Pessoal, o memorando é o tipo de comunicação MAIS COBRADA em concurso. Então gravem esse trecho retirado do Manual de Redação da Presidência da República:
O MEMORANDO é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
bons estudos