-
Errada,
A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.
O que invalida o item é dizer que o becape garante a disponibilidade desses dados.
-
O termo garante nesta questão abaixo não deixou a questão errada.
Q323630 - Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que garante a recuperação dos dados em caso de sinistro. Gabarito CERTO
-
O termo "garante" torna a questão Errada. Entretanto, o comentário do JR é real! A banca Cespe não tem critério.
-
O becape é apenas uma cópia de segurança de algum dado; ele não garante a disponibilidade desses dados. Ninguém pode ter certeza de que o becape não possa sofrer algum dano também.
-
Pessoal também errei esta questão, mas a banca esta certa, senão vejamos: em caso de sinistro um backup garante, mas em casos de um catástrofe o backup pode não garantir, sendo assim não é correto afirmar que garante em qualquer caso.
-
Prezados,
O erro da questão está em dizer que garante caso ocorrá um problema no HARDWARE. Caso o HD queime ou pen drive queime ?! O backup estraga de qualquer forma.
-
Não adianta discutir com a Banca, galera! É uma questão filha da puta, mas se cair na nossa prova saberemos a resposta que o CESPE quer.
-
Sinceramente, acho que dizer que a questão está errada por causa do garante é simplesmente forçar a barra. Mas... não adianta discutir com a banca... para ela nada garante nada e acabou!
-
Q323630 - Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que garante a recuperação dos dados em caso de sinistro.(Banca CESPE - Gabarito CERTO)
Q360885 -A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.(Banca CESPE - Gabarito ERRADO)
Assim fica complicado!
-
O comentário mais plausível é o de Orlins Jr.
De fato, a definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de
becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados
após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto
de hardware quanto de software.
PORQUE
Quando se faz becape, se faz em uma outra mídia (não na mesma). Eu, por exemplo, uso um HD externo. Se meu computador "der pal" ou queimar o hd vou recuperar meus arquivos no meu hd externo.
-
Acho que posso ajudar nesta dúvida destas questões que estão suscitando.
Na
questão mencionada (Q323630) informaram o termo "diretórios diferentes". E
realmente quando se particiona um HD criando outro diretório eles não
ficam mais interligados, podendo ser um backup relativamente seguro.
Já
a nossa questão de agora não menciona em computador, em diretório
diferente ou em mídia diferente. Confesso que errei por faltar a malícia
da questão que vcs estão demonstrando por meio da questão anterior mencionada
pelo Orlins Jr.
-
Pessoal questão bem simples explicada pelo professor Alessandro do Grancursos: O erro da questão é a palavra DADOS. Quando se faz um becape se salvam ARQUIVOS e não dados!!! Os dados enquanto não salvos no computador não são passíveis de becape!!
Espero ter ajudado!!
-
A questão que os colegas trouxeram traz uma ideia diferente. Lá se fala em backup em "diretórios físicos distintos", no plural. Ora, se você faz backup em uma mídia física, num HD externo ou num pen drive, com certeza manterá os arquivos mesmo que o computador sofra danos de software ou hardware. Exemplo de mídia que não sofrerá danos: Disco de Reparação do Sistema
-
Acertei a questão sob o seguinte raciocínio: ora, se você salvou(fez backup) somente os dados, e ocorreu defeito de software, como você recuperaria tais dados se não há software para "rodá-los", o mesmo valeria para defeito de hardware. Viajei?
-
A título de discussão, acredito que esse possa ser o erro da questão. eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.
Digamos que eu armazene alguns dados em um Hardware (HD externo) por exemplo, caso ele apresente algum defeito isso não vai garantir a manutenção do arquivo, essa questão me dá a impressão de generalizar, o que nesse exemplo a tornaria incorreta, mas confesso que é bem complicada, e até o momento não achei um argumento que a garanta como errada.
-
O erro da questão está em afirmar que a definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de backup garantem a disponibilidade dos dados. Na verdade, a disponibilidade dos dados só é garantida caso o backup seja feito em diretórios fisicamente distintos. A questão traz de forma genérica, e o backup, se for feito na mesma máquina, não garante sua disponibilidade em caso de desastre do hardware. Foi assim que entendi, espero ter ajudado!
-
Eu errei ... tá osso!
Minha teoria:
O backup não garante a disponibilidade dos dados necessariamente. O backup é só a cópia de segurança desses dados, o backup irá servir para restaurar os dados após a restauração do hardware/software danificado no desastre. A disponibilidade desses dados ficará comprometida da ocorrência do desastre até que ocorra a completa restauração desses dados em um hardware/software novo ou em condições de funcionamento (disponibilidade).
Acho que a questão tentou confundir o conceito de disponibilidade com o conceito de backup. Que na verdade são conceitos distintos. Você pode ter disponibilidade (um site no ar por exemplo) e não ter backup algum (você confia na sorte :D). Ou você pode ter backup e todos seus servidores queimaram, então seus usuários não acessam seus sistemas, aí você tem o backup mas não tem a disponibilidade.
Acho que a banca explorou esse ponto.
-
QUESTÃO ERRADA.
Se eu fizesse um becape de um arquivo infectado, por exemplo, não garantiria a disponibilidade desses dados.
-
Pra mim é uma questão muito da incompleta que gera dúvidas. Por acaso se um servidor da receita federal der defeito, o becape é feito em outro lugar para garantir a restauração dos dados. E a probabilidade de que o becape vir a estragar é quase mínima.
-
Como a maioria já falou, também errei esta questão.
Fui do princípio que se fez backup seria para garantir a disponibilidade de dados, se ocorresse alguma ocorrência de desastres já teria a cópia do arquivo.
-
A questão define-se, basicamente pela ausência do termo "fisicamente distintos" e não pelo termo garantir.
A questão correta, citada pelo nosso colega, traz em seu cerne a expressão "fisicamente distintos". Tal expressão deixa explícita a existência de mídias diferentes (discos, fitas, cloud, etc.).
Já a questão incorreta não define o local físico dos procedimentos de backup. Se a cópia de segurança é feita na mesma mídia, ou seja, nos mesmos discos rígido dos dados originais, de nada servirão em caso de defeito de hardware, sendo úteis, neste caso, apenas para defeito de software.
Logo, é o local físico que determina o erro dessa complicada questão, e não o termo garantir, como afirmaram alguns nobres colegas.
-
Garantir algo é complicado.
Se você faz backup a cada 1 hora por exemplo. Pode ocorrer um problema e você perder 59 minutos de dados.
Mesmo utilizando aqueles servidores espelhos em que tudo que é feito em um servidor é armazenado no outro automaticamente e quase simultaneamente.Quem "garante" que os dois servidores não podem falhar ao mesmo tempo ?
Você garantir alguma coisa, ainda mais é informática que é tudo uma "esculhambação" é tenso. No máximo você pode REDUZIR as chances de falhas. :)
-
No caso citado pelo Orlins Jr, a banca especificou o caso (Sinistro) por isso o gabarito está correto.
Vejam bem: Se você possui 2 becapes fisicamente distintos (ou seja, provavelmente em locais distintos), a probabilidade de ambos serem furtados é mínima.
Já nessa questão, trata-se de uma forma geral e como disse o primeiro comentário, muita coisa pode acontecer. Portanto, não há como garantir. Não há restrição alguma.
Espero ter ajudado.
-
GABARITO: ERRADO.
- "O backup garante a disponibilidade dos dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados aos dados originais e/ou defeitos de hardware."
- O princípio da disponibilidade está ligado à garantia de que a informação deve estar disponível, sempre que seus usuários necessitarem, não importando o motivo, certo?
Então, em um ambiente corporativo, se o backup foi realizado com sucesso e ele está armazenado em local fisicamente separado do original, a disponibilidade será garantida. Eis aí um dos desafios que os profissionais de segurança sempre terão pela frente!!
- Se o backup foi feito em outra partição do computador, e o disco rígido foi comprometido, por exemplo, então não teremos garantia da tal disponibilidade.
- Se acontecer um desastre com o software (como um sistema de Gestão Integrada, por exemplo), o backup de seus dados não nos possibilitará a recuperação de todo o contexto. Teremos que reinstalar o software e recuperar os dados, para que a aplicação volte ao normal.
- Assim, em alguns momentos não se tem a garantia de recuperação dos dados, e a assertiva é falsa!
-->> Veja uma questão que o Cespe considerou como correta, então todo cuidado é pouco quando tivermos questões desse assunto na prova!!
"Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que garante a recuperação dos dados em caso de sinistro." (Assertiva correta para o Cespe!)
Fonte: Ponto dos Concursos - Profª Patrícia
-
Rodei, rodei e ainda não entendi. Enfim, vamos para a próxima...
-
A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software. (ERRADA).
"O procedimento de backup (cópia de segurança) pode ser descrito de forma simplificada como copiar dados de um dispositivo para outro com o objetivo de posteriormente recuperar as informações, caso haja algum problema".
"Um backup envolve cópias de dados em um meio fisicamente separado do original, regularmente, de forma a protegê-los de qualquer eventualidade. Assim, copiar as nossas foto digitais, armazenadas no HD (disco rígido), para um DVD é fazer backup. Se houver algum problema no HD ou se acidentalmente apagarmos as fotos, podemos então restaurar os arquivos a partir do DVD".
"Em suma, o objetivo principal dos backups é garantir a disponibilidade da informação".
FONTE: (PATRÍCIA QUINTÃO, PONTODOSCONCURSOS).
Logo, percebe-se que, para que haja a garantia da disponibilidade dos dados no backup, a cópia dos dados deve ser feita de um dispositivo para outro dispositivo separado, distinto do original. Como a questão não disse que os dados do computador serão copiados para um dispositivo distinto, não tem como garantir a disponibilidade desses dados. Eu acho que isso foi o que tornou a questão errada.
-
Prezados,
Vejo alguns erros nessa
questão.
Primeiro, ao afirmar que
procedimentos de becape garantem a disponibilidade, o enunciado erra pois
teremos sim um aumento da disponibilidade, mas , ela não será integralmente
garantida pois vários fatores podem fazer o becape falhar.
Segundo, ao afirmar que
garante a disponibilidade de desastres
relacionados ao software, o enunciado também foi amplo demais, pois se
determinado arquivo foi gravado no becape e para visualizar esse arquivo
precisemos de um software especifico ( que sofreu o desastre ), mesmo tendo o
arquivo do becape em mãos não poderíamos utiliza-lo pois não teríamos o
software, sendo assim não teríamos disponibilidade.
Portanto, questão
errada.
-
Questão mal formulada, ao meu ver. Entendo que o conceito de backup ficou elástico, porém o
objetivo principal dele é realizar cópia dos sistemas em produção
mantendo-os disponíveis para a necessidade da recuperação dos dados
armazenados.A partir daí imaginar que o programa que "lê" determinado arquivo "pifou" ou que o próprio backup estragou é um pouco demais. Sinteticamente, vejo a questão como correta.
Referências: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784306%28v=ws.10%29.aspx e
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1171/conceitos-basicos-de-backup.aspx
-
Acho que eu posso fazer meu becape no hd externo, se o pc explodir eu o tenho guardado a não ser que ocorra um apocalipse!
-
Anulável. Pode fazer backup em hd externo!
-
Sei não hein... Acho que esta questão caberia um belo recurso.
-
Não acredito que caiba recurso. "Vai no simples que dá certo" como diz o Evandro Guedes. A questão não detalha como é feito o backup, mas eu entendi pelo enunciado que é a simples ação de vc configurar o sistema pra fazê-lo. E com toda razão APENAS isso não "garante" a disponibilidade dos dados.
Se a/o CESPE quisesse por os diversos tipos de backup, talvez pudesse confundir. Mas concordo com o gabarito ERRADO.
-
Cade o Fernando?! hahhah
Gabarito Errado, nada garante em informática!!!!
-
Vamos jogar com a banca né:
1) Falou em Backup e citou outro local distinto para salvar: Backup Garante
2) Falou em Backup e deixou em aberto: Nenhuma garantia
Joguinho Cesperiano de sempre. ¬¬'
-
Procedimento regular e periódico de becape garante a recuperabilidade dos dados. Mas, para isso, tem de desligar o computador, importar dados das mídias e iniciar o computador. Perde-se, assim, a disponibilidade.
Para o becape garantir a disponibilidade, é necessário que funcione em mecanismo com modo hot swap(troca quente). Quando um servidor cai, outro redundante entra no lugar em frações de segundos.
Isso ocorre com os servidores de transações dos caixas eletrônicos, por exemplo.
-
Phoda. Só vi um possível problema em "garante". É um garante que não garante? Em linhas gerais, ok, tudo certo, considerando que a pessoa fez tudo certo. Não sei se isso é medir conhecimento. Isso é a forma de pensar da banca. Disciplina: "Como a CESPE enxerga o mundo" não é um tópico justo.
-
O becape não garante a disponibilidade em casos em que o software ou o hardware não estão funcionando.
-
Creio que o erro da questão esteja no trecho "quanto de software".
A questão diz: "A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software."
Perceba que a questão está se referindo a defeitos de hardware e de software do computador, este detalhe é importante. Então, os dados de um arquivo só vão ser perdidos se o hardware do tal computador der problema. Agora, se qualquer software instalado no micro parar de funcionar, o arquivo não será afetado. Basta salvá-lo num pendrive e executá-lo em outro computador.
Exemplo: você tem um texto do Word salvo no HD do seu computador. Se este HD der problema, você perde seu arquivo. Mas, se o Word instalado no seu computador parar de abrir por qualquer motivo, seu arquivo estará lá, bastando abri-lo em outra máquina que tenha um Word instalado.
-
Aprendi com as questões de segurança da informação que NADA É GARANTIDO.
-
A questão foi clara, em caso de desastre. Exemplo: software do sistema bugou completamente e consequentemente parou de funcionar o servidor, comprometendo a disponibilidade. Um backup vai resolver esse problema e garantir a disponibilidade? Claro que n.
-
gente acho que definir um becape não é executar um becape
tem uma conjunção E que une os temos definir e executar
a não ser que tenha executado um becape em um armazenador que não tenha sido danificado ou esteja externo, se estiver esse becape no próprio disco ou computador destruído o becape vai junto.
-
Um dos princípios da segurança e proteção da informação é o "princípio da disponibilidade" que gerante que a informação estará sempre "disponível" quando da necessidade de o usuário querer acessá-la no banco de dados. A questão fala de backup que, nesse caso, garante a "recuperação" dos dados perdidos pelo sinistro, ou melhor, incidentes. Veja bem que eu falei: "recuperação de dados" e não "disponibilidade". Portanto, a assertiva está ERRADA, conforme a Banca CESPE.
-
Nada é garantido...
-
A questão ainda dá a dica: "desastres relacionados a defeitos de hardware....". E se der defeito no HD ou Pendrive de backup?
Não é garantido
ERRADA
-
Cuidado com o verbo "garantir" nesse tipo de questão. Há várias questões sobre o assunto backup semelhantes a essa. Não há garantia de recuperação dos dados.
GAB. ERRADO
-
Decorem uma coisa: nada é garantido para proteger a segurança da informação , sempre há uma vulnerabilidade a qual pragas virtuais podem se aproveitar.
-
"Garantem...."Hardware"...se pegar fogo na empresa toda, no CPD todo, tudo virar cinzas, kd a garantia?
-
Becape não GARANTE recuperação de dados.
Veja outras questões CESPE a esse respeito:
Q404084 Acerca dos procedimentos de segurança e de becape, julgue os itens subsecutivos.
A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador. Gabarito - Errado
Q349082 Julgue os itens subsequentes, acerca de administração de bancos de dados. Os becapes de um banco de dados garantem a recuperação dos dados perdidos em um incidente, desde que associado a ele seja aplicada a técnica de recuperação conhecida como backward recovery ou roll back. Gabarito - Errado
-
Orlins Jr, Isso eu notei também, sinceramente, é melhor deixar em branco este tipo de questão, pois a própria banca se contradiz.
-
Gabarito: ERRADO.
Mas eu não marcaria uma questão assim. Deixaria em branco tranquilamente e me ocuparia com o restante da prova. O texto é dúbio. Estar certo ou errado varia de acordo com a profundidade da interpretação e a CESPE tem antecedentes bastante confusos em relação a isso. Ou seja, se a gente for olhar questões anteriores (como várias pessoas fizeram aqui) acabaremos encontrando interpretações e respostas diferentes para textos parecidos. Quer dizer, no final das contas fica tudo na mão da banca porque é possível justificar de forma aceitável tanto o certo como o errado. Pra mim, portanto, por uma questão de estratégia de prova, é melhor deixar em branco.
-
Quem é Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico perto da Informática !
A matéria mais dificil em qualquer concurso !
-
nessa de garante eu não caio mais.
-
Já ouvi várias vezes as pessoas falando pra gente não cair no "GARANTE OU GARANTIA"... E QUE NA INFORMÁTICA NAO TEM GARANTIA...
Já é a vigésima vez que eu caio :'(
De agora em diante não caio mais....
-
Eu já vi o verbo GARANTIR ser aceito como CERTO em questão de informática do CESPE....Então não há um padrão.........Não posso reclamar.....tenho que me adaptar e deixar em Branco.........
-
A questão é fácil, difícil é saber a resposta que o CESPE quer.
-
Não garante. Pensei assim: "Do que adianta fazer o becape se tu tens um defeito de hardware ou software e não consegue deixar o arquivo disponível??"
-
CESPE inventando como sempre, GABARITO CERTO!!
-
De software sim, mas de hardware nao.
Pediram para compartilhar essa campanha!
"Para um Brasil melhor: Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"
-
Nao tem nada que justifique estar errada a questão
O tal "becape" existe pra garantir que os arquivos sejam recuperados em caso de problema com o computador. Se foi feito no mesmo disco nao é backup é cópia pé-de-chinelo. A não ser que pegue fogo na sua casa e queime os 3 hds externos, e que também pegue fogo no servidor da nuvem e acabe toda a internet, daí sim pode dizer que ele nao garante.
SE o backup falhou, nao é backup. SE a midia onde foi gravado o backup está estragado, nao é backup!
SE o maldito hd onde fez o backup está estragado... é um hd estragado e nao um backup.
Inclusive várias outras questões afirmam: backupe é pra garantir uma recuperação do arquivo.
E também dizer que o se perdeu o software nao vai conseguir abrir o arquivo é no mínimo uma falta de respeito com os colegas que estudam o mínimo sobre o assunto para passar em concurso.
Se der problema no soft >> pega denovo na internet.
SE for um soft carissimo que só consegue com o programador >> entre em contato com o suporte e conte o que aconteceu pedindo uma nova cópia.
SE é um soft rarissimo que nao ninguem mais no mundo tem >> tenha uma cópia do maldido soft no backup caceta!!!!
-
GABARITO: ERRADO.
Comentários muito contraditórios.
ACREDITO que o examinador queria explorar o fato de o backup, realizado de forma REGULAR e PERÍODICA, NÃO ser uma GARANTIA de que os dados, INTEGRALMENTE, estarão disponíveis após o referido "desastre".
Imaginem que eu tenha ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE o ARQUIVO nº 01 no meu PC.
OK. Realizei o backup hoje desse arquivo para o meu pen drive (EM TESE SERIA UM PROCEDIMENTO DE BACKUP).
Mas digamos que amanhã eu criasse o ARQUIVO nº 02, e ESQUECESSE de fazer um backup. É óbvio que um eventual "desastre" iria impedir a disponibilidade desse arquivo posteriormente. E mesmo que eu realizasse um backup dois dias depois, ainda poderíamos dizer que se trata de um backup periódico. Ou seja, não existe a garantia de que TODOS os dados estejam posteriormente disponíveis.
-
A questão esta CERTA sem ter o que questionar
-
Não é pelo "software" o erro?
-
Cespe: ame-o ou deixe-o. Rssrs
-
Avaliador da MÃO PELUDA
VIAGEM DA CESPEONESE
-
Questão ERRADA
Se você tem um problema de hardware, e os softwares que fazem parte do backup forem compativeis apenas com outros softwares já existêntes no computador, em razão do problema com hardware (dependendo do caso) teria que acessar os DADOS por outro computador, os DADOS poderiam ser acessados, certamente, porém, não estariam disponíveis, tendo em vista que os softwares necessários para o acesso não existem, um colega disse que nesse caso, basta baixar tudo de novo, porém, se seguir essa linha de raciocínio, pra que vai fazer o backup? sem contar que o que a questão perguntou foi se eles estão disponíveis ou não, se tiver que pensar em "se isso" ou "se aquilo" então é só pensar em um malware que passou pelo antivirus e corrompeu o próprio backup.
a questão diz:
A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.
O certo seria:
A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante acesso aos dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.
-
Cuidado, pessoal!!! O erro da questão não é a palavra "garante". Para o CESPE, garantia não é sinônimo de 100%. Não interessa o que nós achamos sobre o significado da palavra garantir. Para o CESPE o que vale é o intuito de garantir. Sendo assim, o becape garante a disponibilidade, assim como um antivírus garante a eliminação de um vírus.
O erro da questão está na falta de informações para que a assertiva seja considerada correta. A questão não informa onde foi feito o becape. Se ,por exemplo, o becape foi feito no HD externo o qual foi roubado, não teríamos mais a disponibilidade da informação.
Mais importante do que dominar a matéria é dominar a banca. Bons estudos.
-
Respondi uma questão anterior que falava que garantia mas o erro foi na assinatura digital. A cespe brinca com cadidato.
-
Essa Cespe é assim : Tem argumentos fortes pra dizer que esta questão está errada.
Mas se quisesse, tmb teria argumentos fortes pra dizer que a questão está certa!
Na minha opinião, um backup garante a disponibilidade dos arquivos após um eventual desastre na máquina, assim como um antivirus elimina os virus, assim como 2+2=4....
-
Gab ERRADO
O becape é apenas uma cópia de segurança de algum dado; ele não garante a disponibilidade desses dados. Ninguém pode ter certeza de que o becape não possa sofrer algum dano também.
Paulo Costa
-
Garante o cacete... NÃO garante nada.
-
Prezados,
Vejo alguns erros nessa questão.
Primeiro, ao afirmar que procedimentos de becape garantem a disponibilidade, o enunciado erra pois teremos sim um aumento da disponibilidade, mas , ela não será integralmente garantida pois vários fatores podem fazer o becape falhar.
Segundo, ao afirmar que garante a disponibilidade de desastres relacionados ao software, o enunciado também foi amplo demais, pois se determinado arquivo foi gravado no becape e para visualizar esse arquivo precisemos de um software especifico ( que sofreu o desastre ), mesmo tendo o arquivo do becape em mãos não poderíamos utiliza-lo pois não teríamos o software, sendo assim não teríamos disponibilidade.
Portanto, questão errada
BONS ESTUDOS
-
DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)
1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;
2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;
3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;
4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;
5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;
6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;
7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...
8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.
-
Sempre que a questão de informática (CESPE) disser que determinada ação / programa GARANTE algo, duvide muito, a chance de estar errada é altíssima
-
Pode garantir.
-
La garantia soy yo!
-
Em 13/03/2018, às 22:41:51, você respondeu a opção E.
-
Segurança da Informação: Disponibilidade; Integridade; Confidencialidade; Autenticidade.
-
Errei porque pensei em becape externo ... viajo com o CESPE.
-
Se falou em bacape genericamente não garante nada. Imagine que você faz becapes regularmente em hds externos e os armazene na mesma sala do computador que contém os dados, sendo que um dia ocorre um incêndio na sala. Você perde tudo, não há qualquer garantia de recuperação. O local físico de armazenamento deve ser distinto da fonte para garantir a possibilidade de recuperação.
-
E o Becape na nuvem ? ¬¬'
-
No meu humilde conhecimento sobre Informática, acho que nada GARANTE algum tipo de segurança incondicional.
-
Típica questão para anulação.
Abraços
Thiago Lemos
-
PARECE QUE TUDO NA INFORMATICA VOCÊ PRECISA TER OU FAZER MAS NADA TE GARANTE NADA!
-
Thiago Lemos, eu julgo que não cabe anulação não. Lembre-se que na informática nada é GARANTIDO, vai conseguir matar muitas questões de prova só com essa dica.
-
Q404084
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos de Nível Superior (+ provas)
Acerca dos procedimentos de segurança e de becape, julgue o item subsecutivo.
A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador. gabarito: ERRADO.
Para CESPE esse termo " garante" pelo que tenho visto não garante nada.
-
Nada é garantido!
Errei a questão mas o erro esta ai
-
Vamos lá:
Conceito de Disponibilidade NBR ISO 27001:
propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada
Conceito de Integridade NBR ISO 27001:
propriedade de salvaguarda da exatidão e completeza de ativos
A questão afirma que o becape garante a disponibilidade da informação (erro), mas o becape está associado ao princípio da integridade (salvaguarda), pois quando há necessidade de restaurar o becape significa que a informação original não está mais disponível, jou seja, á ocorreu um incidente e falha quanto a disponibilidade, portanto o sistema já parou de funcionar... No caso a questão o examinador ainda cita a pane do hardware, o desastre envolvendo o hardware e o software vai implicar que o computador fique indisponível.
O objetivo do becape é restaurar a informação completa, inteira, e não garantir a ininterruptibilidade dos dados (arquivos são coletânea de dados, dado é o conceito mais genérico de uma informação ou arquivo).
Para garantir (no sentido de assegurar) a disponibilidade, devemos pensar em REDUNDÂNCIA e não em becape.
Renato da Costa:.
Prof. de Informática, colaborador do QC, e autor do livro Informática para Concursos (4a edição) da Editora Impetus.
-
Olha...
Percebi o seguinte...
Questão de becape ↓
Se não trouxer ↓
BECAPE SEGURO EM OUTRO LUGAR QUE NÃO O PC
NUNCA VAI SER 100%
NUNCA
;-))
-
Só de falar em becape, julga-se ser em OUTRO LUGAR. Isso é pacífico! Não sei por que está errado. "ABESURDO"!
-
Paulo, a questão está errada pelo seguinte motivo:
Para o CESPE, as palavras: GARANTIR, IMPOSSÍVEL, SOMENTE, EXCETO....entre outras que fazem a restrição de algo, estão praticamente sempre erradas.
Pense comigo: você faz o backup de seus documentos em um pendrive, e a entrada e saída deste é queimada. Assim, não é garantido que você terá seu backup.
Nada garante nada na matéria informática.
Abraço.
-
Questão b#sta!
Se ele não serve pra isso então pra que as pessoas fazem Backup? Ridículo! Resolvi várias questões desse Naipe e todas como correta, é o Croiss msm....
-
Garante a integridade, e não a disponibilidade.
-
Autor: Leandro Rangel
Vejo alguns erros nessa questão.
Primeiro, ao afirmar que procedimentos de becape garantem a disponibilidade, o enunciado erra pois teremos sim um aumento da disponibilidade, mas , ela não será integralmente garantida pois vários fatores podem fazer o becape falhar.
Segundo, ao afirmar que garante a disponibilidade de desastres relacionados ao software, o enunciado também foi amplo demais, pois se determinado arquivo foi gravado no becape e para visualizar esse arquivo precisemos de um software especifico ( que sofreu o desastre ), mesmo tendo o arquivo do becape em mãos não poderíamos utiliza-lo pois não teríamos o software, sendo assim não teríamos disponibilidade.
Portanto, questão errada.
-
GARANTE A INTEGRIDADE, MAS NÃO A DISPONIBILIDADE.
-
Não garante nada...
Força total, vou ser Agente da PCDF...
-
Becape de dados não irá garantir recuperação
de defeitos tanto de hardware como de software. O becape irá garantir a
parte lógica (software). Para garantir a parte física, seria necessária uma redundância
de equipamentos (becape físico
Grancursos
-
Não precisa ocorrer um eventual desastre para o arquivo ficar disponível.
-
Acredito que o erro está em afirmar que o becape garante a DISPONIBILIDADE. O becape garante, na verdade, a INTEGRIDADE dos dados.
Pode-se afirmar que os dados de becape podem ser posteriormente recuperados de forma integral ao estado em que se encontravam no momento em que foram salvos, contudo, não é possível garantir a disponibilidade, pois o becape também pode sofrer danos.
Princípios da Segurança da Informação (D-I-C-A-I)
Disponibilidade -> garante que a informação estará sempre acessível e utilizável aos usuários autorizados.
Integridade -> garante que a informação está correta e integral.
Confidencialidade -> garante que as informações não sejam acessadas por pessoas não autorizadas.
Autenticidade -> garante que o usuário é quem de fato alega ser.
Irretratabilidade (Irrefutabilidade ou Não-Repúdio) -> garante que o emissor da informação não possa negar sua autoria.
-
Backup é a salvaguarda da exatidão da informação que pode ser restaurada a qualquer instante, mas não
garante a disponibilidade da informação - apenas sua integridade. Em geral, você só pode dizer que o backup garante disponibilidade se estiver explícito que se trata de um backup salvo em local fisicamente distinto dos dados originais
-
Questão dicotômica. Pode ser certao ou errada.
-
garante nada !
é igual dizer que antivírus garante segurança no computador.
-
O becape é apenas uma cópia de segurança de algum dado; ele não garante a disponibilidade desses dados. Ninguém pode ter certeza de que o becape não possa sofrer algum dano também.
-
Não troque ideia com a Questão . ponto final
a Questao esta simplismente perguntando . se eu fizer um becape no meu pc e der problema no hardaware e software eles vão estar seguros .
EU SEI LA , TUDO PODE ACONTENCER !
GAB E
-
ERRADO
O enunciado não diz onde irá ocorrer o defeito. Será no hardware ou no software do computador ou no equipamento reponsável pelos dados de becape? Por isso, se o desastre causar defeitos no hardware ou software responsável pelos dados do becape estes dados não estarão mais disponíveis.
-
Errado,
O erro esta em falar de disponibilidade, pois o backup pode ter sido feito em uma mídia removível e vc não estar com esta mídia no momento do desastre sendo assim o dado ainda estará integro aonde quer que esteja, porem não esta disponível. So estará apos a restauração do dado a partir de onde esse backup foi realizado.
-
Backup não garante Disponibilidade (funciona apenas como cópia de segurança para recuperar dados em caso de desastres com hardware ou software)
-
ERRADO
-
nada é garantido em informática.
é isso que eu aprendi, quando eu vejo assim, já marco errado.
-
Prezados,
Vejo alguns erros nessa questão.
Primeiro, ao afirmar que procedimentos de becape garantem a disponibilidade, o enunciado erra pois teremos sim um aumento da disponibilidade, mas , ela não será integralmente garantida pois vários fatores podem fazer o becape falhar.
Segundo, ao afirmar que garante a disponibilidade de desastres relacionados ao software, o enunciado também foi amplo demais, pois se determinado arquivo foi gravado no becape e para visualizar esse arquivo precisemos de um software especifico ( que sofreu o desastre ), mesmo tendo o arquivo do becape em mãos não poderíamos utiliza-lo pois não teríamos o software, sendo assim não teríamos disponibilidade.
Portanto, questão errada.
professor do qc
-
NA INFORMÁTICA NADA É GARANTIDO.. NEM NA VIDA KKK
-
Famosa questão roleta-russa.
-
Nada se garante na informática .
-
Imagina que um trovoadão destrui memória ram, hd, ssd, placa de vídeo, mouse, estabilizador, filtro do aquário...
Vai restar o que pra recuperar os itens perdidos?
Exceção: armazenamento em nuvem!
-
GAB E
NADA É GARANTIDO
-
Já errei questões assim anteriormente: pessoal, muito cuidado com a palavra GARANTE em informática!
-
Na Informatica nada e considerado garantido..............
-
Prezados,
Vejo alguns erros nessa questão.
Primeiro, ao afirmar que procedimentos de becape garantem a disponibilidade, o enunciado erra pois teremos sim um aumento da disponibilidade, mas , ela não será integralmente garantida pois vários fatores podem fazer o becape falhar.
Segundo, ao afirmar que garante a disponibilidade de desastres relacionados ao software, o enunciado também foi amplo demais, pois se determinado arquivo foi gravado no becape e para visualizar esse arquivo precisemos de um software especifico ( que sofreu o desastre ), mesmo tendo o arquivo do becape em mãos não poderíamos utiliza-lo pois não teríamos o software, sendo assim não teríamos disponibilidade.
Portanto, questão errada.
FONTE: PROF LEANDRO RANGEL
-
Como vi em um comentário: A unica garantia é a morte.
Logo R: ERRADA
-
Gente é o seguinte, erro bem sutil...
BACKUP assegura a INTEGRIDADE dos dados
Uma solução utilizada para garantir a DISPONIBILIDADE são os RAID.
-
o concurseiro não tem um minuto de paz!
-
Pode haver algum erro na recuperação dos dados. Portanto, não garante.
-
CESPE e suas questões mal formuladas!
-
Nada é garantido na informatica.
-
Gabarito: Errado ❌☠☕⚖
DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO
↳ Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.
↳ Consiste em garantir que um recurso esteja disponível sempre que necessário!
☛ É quando a informação está disponível para ser acessada por quem tem direito.
-
Se a questão falasse em backup na nuvem estaria CORRETO, porém, ela não especificou.
-
Esse é o pior tipo de questão. Você erra mas não aprende nada com seu erro. Tem dezenas de explicações diferentes para o gabarito mas a verdade é que ninguém sabe ao certo...
-
Becape não garante nada.
-
questão que separa homens dos meninos kkkkkk
-
Becape de dados garante a parte lógica... para hardware o becape deve ser físico (a tal da redundância de equipamentos)
-
Na informática não se garante nada… :/
-
MUITO CUIDADO COM ESTA QUESTÃO, MUITA GENTE ERRA NELA. Essa questão ela gera um sistema de CAUSA e CONSEQUÊNCIA.
A causa é “de becape dos dados”. Esse becape de dados tem que gerar consequência, consequência da “dispobilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software”
Então, o “becape de dados” vai gerar uma consequência mesmo tendo desastre de hardware e software? Eu não concordo.
O “becape de dados” vai gerar consequências de ter disponibilidade em defeito de software, e não de hardware. Porque se o hardware estragar, como é que eu vou tornar disponível os dados?
Então, para esta questão estar certa, deveria ser duas causas: “Becape de dados(software)” e “Redundância de equipamentos(hardware)”. Aí gera recuperação do hardware e do software.
-
Vou dar uma de lucio weber agora... - meu deus -
GARANTE e INFORMÁTICA não combinam