SóProvas


ID
1082659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com referência à organização e gerenciamento de arquivos e à segurança da informação, julgue os itens subsecutivos.

Os antivírus, além da sua finalidade de detectar e exterminar vírus de computadores, algumas vezes podem ser usados no combate a spywares.

Alternativas
Comentários
  • Antivírus

      Programa residente na memória (fica sempre na memória RAM) que protege o sistema contra infecções de vírus de computador (vírus “informático” é um nome atualmente usado) e outros malwares.

      Um antivírus tanto evita novas infecções como limpa o sistema de infecções já estabelecidas. Um antivírus normalmente degrada o desempenho do computador por estar sempre executando na memória RAM e, na maioria dos casos, ser muito “pesado”. Antivírus não são sistemas efetivos contra tentativas de invasão, apenas contra malwares (João Antonio)

  • Segundo a professora Patrícia Quintão, "o malware do tipo spyware pode se instalar no computador sem o seu conhecimento e a qualquer momento que você se conectar à Internet, e pode infectar o computador quando você instala alguns programas usando um CD, DVD ou outra mídia removível. Um spyware também pode ser programado para ser executado em horários inesperados, não apenas quando é instalado. A ferramenta anti-spyware é uma forte aliada do antivírus, permitindo a localização e bloqueio de spywares conhecidos e desconhecidos. Exemplo de ferramentas anti-spyware: Windows Defender, Spybot etc.

  • Questão atualizada, que mostra como serão as questões do CESPE em 2014.

    Em 2013, antivírus contra vírus, antispyware contra spyware e firewall para filtrar.

    Em 2014, devido a mudança no Windows 8 ( Windows Defender é antivírus e antispyware https://www.facebook.com/informaticaconcursos/photos/pb.294637473885812.-2207520000.1396104678./832595783423309/?type=3&theater ) o CESPE está sinalizando que a partir de agora, antivírus é antispyware também.

  • Conceito:

    Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Todavia, isto não significa que eles sejam em sua totalidade programas maus. Existem sim, muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/spyware/29-o-que-e-spyware-.htm


  • QUESTÃO CORRETA.

    SPYWARES: são PROGRAMAS ESPIÕES. Entre as variantes mais conhecidas dos spywares, destacam-se os adwares e os keyloggers.

    Adwares: possui o objetivo de apresentar propagandas.

    keyloggers: realiza a interceptação das teclas digitadas.

    SCREENLOGGER: é a forma avançada do Keylogger. Em vez de capturar o que é digitado no teclado o programa captura as imagens clicadas pelo mouse, mesmo que seja utilizado o teclado virtual.

  • Spyware

    Soft Espião, rouba informações ( exemplo mais comum senhas).

    Principais tipos de Spyware:

    Keylogger: Envia tudo que você digitou no teclado para  quem contaminou teu computador;

    Screenlogger: Envia print de tudo que você abriu e manda para quem contaminou teu computador.




  • Só que essa qualidade de "exterminar" virus, divulgada pela tecnologia da informação e pela industria da informática, não corresponde à realidade, já que constantemente os sistemas são infectados sem que os diversos antivirus consigam exterminar todos os vírus.  Ou melhor, na grande maioria das vezes os antivirus não conseguem tirar esses virus do seu sistema.

  • Com base no comentário do Fernando, eu achei isto:

    Os antivírus, além da sua finalidade de detectar e exterminar vírus de computadores, algumas vezes podem ser usados no combate a spywares. (CORRETA).

    "O Windows Defender é sua primeira linha de defesa [b]contra spywares e outros programas indesejados".

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/products/features/windows-defender

    "No Windows 8, o Microsoft Windows Defender foi melhorado e também passou a oferecer proteção contra vírus. Em tese, o usuário estará protegido sem precisar instalar outro software de segurança. Entretanto, caso prefira outro antivírus, é importante desativar o Windows Defender. Caso contrário, com dois antivírus executando a proteção em tempo real, além de impactar no desempenho da máquina, pode ocorrer incompatibilidade entre os programas. Saiba desativar o antivírus da Microsoft".

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/como-desativar-o-windows-defender-para-usar-outro-antivirus-no-pc.html

    "Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft decidiu por fundir as funções do Windows Defender e do Microsoft Security Essentials, permanecendo com o nome do primeiro. O Windows Defender no Windows 8 possui as mesmas funções e características do Microsoft Security Essentials como detecção em tempo real, scanner de vírus, malware, spyware e rootkits. Ele é habilitado por padrão no sistema e pode ser desativado, se o usuário assim desejar".

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Defender

  • Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. 

    Gabarito: certo

    Fonte:http://www.tecmundo.com.br/spyware/29-o-que-e-spyware-.htm

  • EXISTEM DIVERSOS PROGRAMAS ANTI-SPYWARE, MAS UM BOM ANTIVÍRUS JÁ DETECTARIA ESSA PRESENÇA DESAGRADÁVEL.


    FONTE: JOAO ANTONIO

  • Simplificando todos os comentários...

    ALGUMAS VEZES SIM. Masssssssssssssss.... NEM TODO o antivírus é anti-spyware.



  • Spyware também é uma ameaça virtual!

  • Pediram para compartilhar essa campanha!

    "Para um Brasil melhor: Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • "Para um Brasil melhor: Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • onde posso assistir as aulas do fernando nashimura.....

  • "Para um Brasil melhor: Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • "Para um Brasil melhor: Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • Prezados,

    Os pacotes de softwares de antivirus acabam por incorporar mais funcionalidades para aprimorar a segurança do computador, uma bem comum é a função de antispyware, assim, ao fazer a varredura do computador atrás de vírus o programa já verifica e elimina também spywares.

    Portanto a questão está correta.

  • O QC ouviu as nossas preces, agora o Nishimura já é oficialmente professor do QC, é só clicar nos comentários do professor e vocês já verão os comentários dele lá.

     

    Valeu QC!

  • Comentários

    Isso é possível em alguns casos, mas para ter uma segurança maior, instale  um anti-spyware.

    Gabarito: item correto.

  • Acho que a assertiva é de fácil resolução, sem precisar descrever os tipos de vírus: a maioria dos softwares antivírus já vem especificamente com os campos de detecção antispyware destacados para mostrar que possuem essa proteção. Ou seja, a grande maioria já possui a ferramenta antispyware integrada.

  • Resposta: Certo. 

     

    Segue um exemplo:

     

    QUESTÃO ERRADA:  Windows Defender é um antivírus nativo do Windows 8.1 que protege o computador contra alguns tipos específicos de vírus, contudo ele é ineficaz contra os spywares.

     

    Fonte: Qconcursos. 

  • Correto. Os antivírus, além da sua finalidade de detectar e exterminar vírus de computadores, algumas vezes podem ser usados no combate a spywares. Existem algumas soluções de antivírus, como o Windows Defender, que além de identificar e eliminar vírus de computador, também fazem com os softwares maliciosos. 

  • Minha contribuição.

    Spyware => É um software espião, capaz de violar a privacidade das informações de usuários, coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros. Os tipos mais comuns de spyware são os keyloggers, screenloggers, adwares e sniffers.

    a) Keylogger => Trata-se de um spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador e enviá-las a um invasor.

    b) Screenlogger => Trata-se de um spyware - similar ao keylogger - capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor nos momentos em que o mouse é clicado, ou na região que circunda a posição onde o mouse é clicado.

    c) Adware => Trata-se de um spyware projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado beneficamente ou maleficamente. Em suma: consiste em um programa projetado para exibir propagandas e anúncios normalmente sem autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a navegação mais incômoda.

    d) Sniffer => É um programa que age monitorando o tráfego na rede, através da captura de pacotes de dados, em busca de informações sensíveis como o endereço dos sites acessados, senhas de acesso, e-mails, etc.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • CERTO

  •  antivírus, além da sua finalidade de detectar e exterminar vírus de computadores, algumas vezes podem ser usados no combate a spywares.(certo)

    o CESPE está sinalizando que a partir de agora, antivírus é antispyware também.

  • Gabarito: Certo. 

    Pessoal, nem sempre os antivírus possuem sucesso nas detecções e no combate, não se esqueçam disso. Isso era muito frequente anos atrás: O usuário comum tinha sua máquina contaminada durante o uso, seja por abrir arquivos suspeitos, seja por navegação em sítios não confiáveis, enfim. Ele chama o técnico de informática e o técnico passa o antivírus, tenta, tenta e não consegue remover. O que o técnico fazia? Virava pro usuário do computador e falava: "é, vai ter que formatar". Esse é um exemplo que se amolda ao enunciado. 

    Bons estudos!

  • Certo, mas ATENÇÃO!

    [...]

    ANTISPYWARE

    ➥ É um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e spywares. A principal diferença de um anti-spyware de um antivírus é a classe de programas que eles removem. Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware.

    ➥ Em outras palavras, a ferramenta antispyware é uma forte aliada do antivírus, permitindo a localização e bloqueio de spywares conhecidos e desconhecidos.

    [...]

    Bons Estudos.

  • Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:

    Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.

    Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).

    Alguns tipos específicos de programas spyware são:

    Keyloggercapaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Screenloggersimilar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

    Adwareprojetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

    Quem já jogou tibia e perdeu um char não se esquece o que é Keylogger e screenlogger kkkkk

    Fonte: CARTILHA

  • Correto.

    Apesar de inicialmente o antivírus ter sido criado para remover apenas Vírus, com o passar do tempo, passaram também a englobar outras funcionalidades dos demais programas antimalwares. Logo, o antivírus pode sim remover um spyware (software espião).

  • Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

  • Todo antivírus pode atuar como antispyware, mas nenhum spyware pode atuar como um antivírus