SóProvas


ID
1082701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Organização Mundial do Comércio (OMC) fechou, em Bali, o primeiro acordo em quase vinte anos e, com isso, evitou que a Europa e os Estados Unidos da América se lançassem apenas em negociações regionais sem a participação dos países emergentes. O entendimento abre caminho para a injeção de 1 trilhão de dólares na economia mundial ao desbloquear processos aduaneiros. Segundo economistas, também deve criar 21 milhões de postos de trabalho.

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

Para os analistas e agentes econômicos, a inexistência de um órgão multilateral que estabeleça normas consensualmente aceitas para regular o comércio global, zelando por sua execução, é a causa principal das desavenças generalizadas que impedem o pleno desenvolvimento dos mercados mundiais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O órgão multilateral existe, é a Organização Mundial do Comércio (OMC). Especialistas indicam o protecionismo ou esquemas protecionistas dos países como a causa principal que impede um maior desenvolvimento dos mercados mundiais. As nações instituem uma série de mecanismos para protegerem determinados setores pouco competitivos das suas economias. Esses setores seriam fortemente impactados pela concorrência internacional sem a proteção de medidas protecionistas.

    https://pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=597&art=10985&idpag=1
     

  • A questão está errada, pois esse órgão multilateral existe: a Organização Mundial do Comércio. A OMC estabelece normas e tem um órgão de solução de controvérsias por meio do qual é possível, em grande parte das vezes, forçar a implementação de suas normas para membros que não estejam cumprindo-as. As principais causas das dificuldades de se desenvolver o comércio internacional multilateralmente referem-se a interesses divergentes dos mais diversos países que compõem a OMC e à adoção de medidas protecionistas por parte dos Estados para proteger seus setores produtivos nacionais.





  • A abertura desses mercados para concorrência externa (produtos importados) costuma causar um efeito positivo e imediato: queda nos preços!