SóProvas


ID
1082704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Organização Mundial do Comércio (OMC) fechou, em Bali, o primeiro acordo em quase vinte anos e, com isso, evitou que a Europa e os Estados Unidos da América se lançassem apenas em negociações regionais sem a participação dos países emergentes. O entendimento abre caminho para a injeção de 1 trilhão de dólares na economia mundial ao desbloquear processos aduaneiros. Segundo economistas, também deve criar 21 milhões de postos de trabalho.

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens seguintes.

O acordo a que o texto se refere, além de conferir credibilidade à OMC, foi amplamente entendido como expressiva vitória do atual diretor da instituição, o brasileiro Roberto Azevedo

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Em 2013, o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi eleito Diretor Geral da OMC. Para chegar ao cargo superou outros oito candidatos em uma eleição disputadíssima. A eleição do diplomata foi uma importante vitória da diplomacia brasileira.

    A OMC tem como objetivo liberalizar o comércio internacional. A Rodada Doha, iniciada em 2001 e que deveria terminar em 2006, entrou num impasse não resolvido até hoje. Recuperar o papel da OMC é a espinhosa missão de Azêvedo. Sob o seu comando, a OMC alcançou em dezembro de 2013, o primeiro acordo global da história da organização, o que foi entendido como uma expressiva vitória da sua liderança.
    https://pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=597&art=10985&idpag=1

  • É brincadeira uma questão como essa!!!!!


    palmas para o CESPE!


  • A questão está certa. Roberto Azevedo foi eleito diretor da OMC em 2013, depois de uma disputada eleição. A vitória foi considerada um feito significativo da diplomacia brasileira, mas os desafios que o novo diretor tem que enfrentar são difíceis. O principal deles é revigorar a OMC, fazendo com que a instituição seja a principal fonte de normas do comércio internacional. Para isso, seria necessário conseguir destravar a rodada Doha de negociações, que se iniciou em 2001 e até os dias atuais não foi concluída. O acordo mencionado no enunciado foi um passo importante no sentido de se vislumbrar a possibilidade de finalmente se fechar a rodada Doha, representando uma vitória para a OMC e para o novo diretor. Há que se esperar as próximas reuniões para saber se a perspectiva de conclusão da rodada realmente se efetivará. 





  • Eleição do Roberto Azevedo para OMC: maio de 2013

    Convenção de Bali: dezembro de 2013