SóProvas


ID
1082851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDIC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.

Quando a gestão de pessoas apresenta caráter contingencial, as diferentes técnicas de análise do ambiente e as principais decisões relativas às pessoas se dão de modo a contar com certa previsibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Errada,


    Acredito que o erro esteja em PREVISIBILIDADE.  Se tem o caráter contingencial, não é previsível. Me corrijam se estiver errada!

  • ERRADA

    Não há leis ou princípios universais para a administração de pessoas. O R.H. é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza e, sobretudo da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis.

    À medida que mudam esses elementos, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização. Daí o caráter contingencial ou situacional do R.H., que não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis, mas altamente flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um dinâmico desenvolvimento.

    http://gigermachine.br.tripod.com/manuais/manualsyngentaamostra.pdf

  • Como já foi dito a questão está errada, pois caráter contingencial não existe previsibilidade, tudo depende, outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - Administração Disciplina: Administração Geral

    O relativismo dentro da administração é tratado pela teoria contingencial, que explica não haver nada de absoluto nos princípios gerais de administração.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão Empresarial Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Modelo de gestão; Abordagens contingenciais da eficácia organizacional; Modelos organizacionais; Modelo Contingencial de Administração; Teoria da Contingência; 

    No tocante aos modelos organizacionais, diz-se que uma organização adota o modelo contingencial quando ela se estrutura para atender rapidamente às demandas geradas pelo ambiente onde está inserida.

    GABARITO: CERTA.

  • Contingencial não combina com previsibilidade.

  • Contigencial é de acordo com a situação, sendo assim, de acordo com aquele momento. Não há previsibilidade.

    GAB ERRADO

  • ora, se a organização adota a postura contingencial, adaptando-se à dinâmica do ambiente, não há de se falar em previsibilidade.

  • FIXANDO:

    TUDO É RELATIVO E NÃO PREVISÍVEL.