SóProvas


ID
1082950
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana mais bem repartida: nenhum privilegiado reivindica ignorância em relação a ela ou se vangloria de conhecê-la melhor que qualquer outro. Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. Rompe-se a evidência da relação do indivíduo consigo e com o mundo.

A dor quebra a unidade vivida do homem, transparente para si mesmo enquanto goza de boa saúde, confiante em seus recursos, esquecido do enraizamento físico de sua existência, desde que nenhum obstáculo se interponha entre seus projetos e o mundo. De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais e pela repetição incansável de situações próximas umas das outras. Aliás, esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo leva René Leriche a definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos”. Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”.

(Adaptado de: BRETON, David Le. Antropologia da Dor, São Paulo, Editora Fap-Unifesp, 2013, p. 25-6)

Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. (1o parágrafo)

Uma redação alternativa para a frase acima, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, está em:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está como letra C e não D;

  • Também acho q é D. Alguém conferiu o gabarito

  • Gabarito D. Quem quiser conferir, é a questão  de nº 4 do cargo em epígrafe.

  • Alguém pode explicar os erros de cada item? :)

  • Por favor alguem explica os erros das questoes

  •  a)Violência que, ao nascer no próprio interior do indivíduo, de modo a dilacerar e esgotar sua presença, dissolve-se - ja esta errado até aqui porque pronome relativo "que" atrai próclise. Em vez de dissolve-se, o correto é se dissolve.

     b) Ela, enquanto violência nascida em seu interior,... nao esta claro no interior de quem.

     c)Violência nascida em cuja essência a presença do indivíduo é dilacerada, a ponto de esgotá-lo e de dissolvê-lo no abismo em que se configura, uma vez que o esmaga no sentimento de um presente imediato sem perspectiva. oração principal sem verbo

     d) Ela é violência que nasce no próprio cerne do indivíduo, de maneira a dilacerar sua presença e a esgotá-lo, a ponto de dissolvê-lo no abismo que nele passa a existir, esmagando-o no sentimento de um presente sem expectativa de futuro.-correto

     e)Ela, como violência que nasce no interior do indivíduo, cuja presença dilacera e esgota, é dissolvida aposto muito grande separando sujeito e predicado

  • a) "de modo a dilacerar e esgotar sua presença" - na verdade, a dor dilacera sua presença e esgota o indivíduo (e não sua presença em si)
    "dissolve-se" - aí dá ideia de que dissolve a dor, quando na verdade dissolve o indivíduo
    "esmagando-lhe o sentimento" - na frase original, tem-se a ideia de esmagar o indivíduo no sentimento tal (e não esmagar o sentimento dele)

     

    b) Basicamente, os mesmos erros da letra A

     

    c) Creio que faltou correspondência clara em "Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença..." (trecho original) e "Violência nascida em cuja essência a presença do indivíduo é dilacerada..." (letra C). Ademais, pelo texto original, o abismo se abriu no indivíduo, e em "abismo em que se configura" não há o mesmo sentido - não diz, exatamente, que se configura no indivíduo.

     

    d) Gabarito

     

    e) Pelas explicações anteriores, essa é a letra que faz menos sentido... "interior do indivíduo, cuja presença dilacera e esgota"; "Ela... é dissolvida"; "lhe esmaga o sentimento"

     

    Foi o que pensei na hora de responder. Se estiver errado, corrija-me.

    Bons estudos!!!

  • Acertei, mas essa merece um Ufa!