SóProvas


ID
1083286
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do conceito de Gestão por Competências, considere:

I. Objetiva mapear as competências necessárias para a organização, identificar as competências já disponíveis e gerenciar, com vistas a eliminar, as lacunas ou gaps identificados.

II. Possui foco no aprendizado e aprimoramento constante do empregado, realizando, como etapa vinculada à remuneração por resultados, o mapeamento das competências adquiridas.

III. Aplica-se, também, às ações de recrutamento e seleção de pessoal, como forma de minimizar as lacunas de competência identificadas na organização.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar a questão?

  • Gabarito: letra A

    Opa, vamos lá. O que vc precisa saber para acertar questões decentes de Gestão de Competências:

    É um método moderno que aliado a nova Gestão de Pessoas, busca definir e mapear as competências tanto individuais quando organizacionais para alcance da maior eficiência e eficácia da organização. Ela é utilizada no recrutamento e seleção, à medida que exige previamente as competências que já definiu, bem como no treinamento e desenvolvimento, à medida que baseará o desenvolvimento do colaborar nas competências que necessita.

    Dica: o Gespública adota oficialmente a Gestão de Competências como ferramenta de aumento de qualidade nas atividades públicas.

    Ela se baseia essencialmente na tríade CHA: Conhecimento, Habilidade, Atitude, ou seja, saber, saber fazer e querer fazer, respectivamente.

    Acontece em 4 etapas:

    Formulação estratégia organização > Mapeamento das Competências (GAPS) > Desenvolvimento e Captação Competências > Avaliação

    fonte: Rodrigo Rennó, Chiavenato

    (todos meus comentários são próprios, ou seja, formulados a partir dos estudos e leituras da bibliografia citada, acredito ser esse o melhor método para forçar o cérebro a consolidar o conhecimento.)

    Bons estudos!


  • Entre os principais modelos de remuneração estratégica praticados no mercado estão: 1 - remuneração por habilidades: recompensa o funcionário (nível operacional) por conhecimentos adquiridos; 2 - remuneração por competências: recompensa o funcionário (nível gerencial) por conhecimentos adquiridos; 3 - remuneração por resultados: vincula o desempenho individual aos resultados organizacionais (utilizada na gestão estratégica e não na gestão por competências, no qual as pessoas são vistas como uma fonte de vantagem competitiva para a empresa). 


    Fonte: Pessoal, geralmente eu não cito fontes, em virtude do material que eu tenho derivar de resumos aglutinados de livros e muitos conteúdos soltos na internet (avalizados pela concordância com o que há nos meus livros), de modo que ou eu respondo sem citar fontes diversas ou não respondo (já que isso me demandaria tempo que eu não posso dar o luxo de perder). 


    Boa sorte a todos e bons estudos!


  • Bem, pelo que entendi, o item II está errado por que a remuneração por resultados não está vinculada à etapa de mapeamento das competências adquiridas, mas, sim, à etapa de avaliação, ou seja, avaliação de desempenho. O item I não tem o que se discutir, pois um dos objetivos da gestão por competência é realmente definir o plexo de competência ideal e avaliar a existente, a diferença entre ambs é o gap que precisa ser reduzido sempre, seja por meio de recrutamento e seleção ou treinamento e desenvolvimento. Veja que o item III se encaixa perfeitamente no que eu disse anteriormente, a utilização do subsistema de RH chamado recrutamento e seleção para aprimorar ainda a mais a gestão por competência. Esse subsistema é um dos responsáveis por eliminar os gaps de competência. 


  • Erro na II: "realizando, como etapa vinculada à remuneração por resultados, o mapeamento das competências adquiridas."


    Remuneração por resultados = analisa as metas da organização, e não só competência de um indivíduo.

    Mapear as Competências adquiridas =  feita na avaliação do indivíduo, e apenas auxilia no atendimento das metas individuais e do grupo.

    Uma não está vinculada a outra....mas apenas auxilia.

    Acho que é isso.
  • item II: Após a implantação do modelo de  gestão por competencia esta  serve a todos os subsitemas de gestao de pessoas, inclusive remuneração. Porém, não é vinculada a R$ por resultados, mas sim aos resultados.

  • Sobre o item II:

     

    II. Possui foco no aprendizado e aprimoramento constante do empregado, realizando, como etapa vinculada à remuneração por resultados, o mapeamento das competências adquiridas. ERRADO.

     

    A remuneração na gestão por resultados tem como base o desempenho, ou seja, na mensuração precisa da colaboração de cada servidor para o alcance das metas institucionais. Assim, na remuneração não há nenhuma vinculação com as competências adquiridas, mas sim com o resultado do desempenho dessas competências. 

     

    Exemplo: Um servidor pode ter se empenhado em diversos cursos de capacitação desenvolvendo novas competências, assim, de acordo com esta questão, bastasse ter o diploma na mão para aumentar sua remuneração. Porém, a remuneração só aumentará caso o servidor mostrar maiores resultados de desempenho.

     

    FONTE: Administração Pública - Augustinho Paludo.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia 

    A primeira afirmativa está perfeita: a gestão por competências busca mapear as competências necessárias para a organização e identificar as competências que faltam (os gaps), para que essas sejam buscadas no mercado (através do recrutamento e da seleção) ou desenvolvidas. 

    Já a segunda afirmativa está incorreta por uma “pegadinha” da banca. A remuneração não está vinculada ao mapeamento das competências, mas sim a etapa de avaliação. 

    Finalmente, a terceira afirmativa está certa: a gestão por competências relaciona-se também com os processos de recrutamento e seleção, que passam a ter um foco nas competências e não mais nos cargos.