SóProvas


ID
1083289
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar a questão?

  • "CPM Critical Path Method (ou método do caminho crítico) - é uma metodologiautilizada no planejamento de projetos: ele está diretamente relacionado com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração. O Caminho crítico é utilizado para definir um conjunto de atividades a seremexecutadas numa sequência lógico-evolutiva, e que devem ser realizadas nas dataspreviamente estabelecidas, sem atrasos, para que o projeto possa ser concluído dentrodo prazo definido. Atenção Somente as atividades críticas fazem parte do caminho crítico: essasatividades condicionam o tempo total de duração do projeto."

    Fonte: Augustinho Paludo



  • Resumidamente:

    PMBOK - é um livro que contém práticas em gestão de projetos. Não emite certificados, como diz a questão. A certificação é feita pelo PMI (Project Management Institute), que inclusive é a instituição autora do PMBOK.

    Programa 5S - é uma metodologia da qualidade total, desenvolvida no Japão, sendo que cada "S" corresponde à letra inicial das palavras japonesas "seiri" (senso de utilização e descarte), "seiton" (senso de organização e ordenação), "seiso" (senso de limpeza), "seiketsu" (senso de higiene e saúde) e "shitsuke" (senso de autodisciplina).

    Reengenharia e BPM - são conceitos/ferramentas utilizadas pela gestão de processos. Pela questão, o conceito de reengenharia (apesar de incompleto) me parece correto, sendo a única ressalva quanto a referência que ela faz a projetos (o correto seria processos). Quanto ao BPM eu não sei definí-lo agora. 

    Seria ótimo que alguém pudesse completar os conceitos ou corrigir algo que eu tenha dito, para sanar nossas dúvidas. 

    Valeu galera, bons estudos!

  • Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM). Um método usado para estimar a duração

    mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do

    cronograma.

    Fonte: PMBOK, 5a Edição em Português (Brasil)


  • PMBOK é um livro que apresenta um conjunto de práticas em gestão de projectos ou gerenciamento de projetos publicado pelo Project Management Institute e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI. O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI)

    Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (triagem), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

    A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

    Gabarito: Critical Path Method - CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico. O caminho crítico é a sequência de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada.

    O Gerenciamento de Processos de Negócio ) ou Gestão de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio e não de projetos.

  • Critical Path Method. Relacionado ao tempo do projeto, buscando o menor tempo possível.

  • Pessoal...

    O conceito de BPM surgiu de forma independente nos Estados Unidos por volta de 2001 e é um conceito de abordagem sistemática para tornar o fluxo de trabalho de uma organização mais eficiente, eficaz e capaz de se adaptar a um ambiente de mudança constante. O BPM se baseia no fato de que se deve dar uma visão de processos da empresa, sendo um conjunto de práticas e soluções que visam a existência de mais transparência, controle e integração em todos os processos.


    Muitas vezes as pessoas se confundem com tantas variações de explicações para o que é, afinal, o Business Process Management. O BPM é referido como um conceito, como uma ferramenta de tecnologia, como um processo e também como uma disciplina de gestão. Entende-se, então, que o termo BPM é adaptável às situações sem perder seu objetivo de gerenciamento de processos de negócio.

    Pronto, falei! 
    Sobretudo, Deus!
  • O colega Gladiador detonou a questão! Ótimo comentário!

    Gab: D

  • Que o conceito do Caminho crítico está correto não tive dúvidas. Errei porque ele não é uma metodologia de gerenciamento de projeto

  • O CPM é um método de gerenciamento de projetos sim, viverano. Olhe essas questões: Q795092 2017 FCC TRT 24 AJAA: Alguns métodos de gerenciamento de projetos dão ênfase ao tempo de execução dos projetos, tais com o CPM − Critical Path Method e o PERT − Program Evaluation and Review Technique, sendo que o PERT, diversamente do CPM, calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista. / Q784330 2017 FCC TRT 11: Entre as metodologias consagradas aplicáveis à gestão/gerenciamento de projetos, se insere a CPM − Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), que preconiza, entre outros conceitos, que o prazo total do projeto será excedido se alguma das atividades inseridas no caminho crítico for concluída após a data previamente estabelecida. Q361094 2014 FCC TRT19ª AJAA: A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas d) Critical Path Method - CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico.

     

    Viu? Valeu!

  • Sobre o BPM (Business Process Management):

    - Gerenciamento de Processos de Negócio.

    - Tem a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.

    - Tem como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.

    Fonte: http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-bpm/

  • Complementando os ótimos comentários dos amigos:

     

    A questão pede metodologias de gestão de PROJETOS.

     

    A reengenharia e o BPM são metodologias de gestão de PROCESSOS.

     

    Conceito e características do BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios):

     

    - objetivos: identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização;

     

    - realiza um aprimoramento contínuo do trabalho (feedback sem fim) visando maximizar a produtividade, melhorar a qualidade das entregas e padronizar a sua execução;

     

    - atividades chaves do BPM (ciclo de vida dos processos de negócios): 

     

    a) Planejamento e estratégia (estabelece um plano)

     

    b) Análise (busca entender os processos atuais)

     

    c) Desenho (descreve o direcionamento e cria especificações) e Modelagem (representação do processo)

     

    d) Implantação (realiza o desenho aprovado)

     

    e) Monitoramente e Controle (gerencia o desempenho, medindo e monitorando o processo) - também chamada de "simulação e emulação"

     

    f) Refinamento (inova e transforma os processos) - também chamada de "encenação"

     

    FONTE: Administração geral e públlica - Elizabeth de Abreu