-
A perspectiva da administração baseada em
sistema se estabelece a partir de: 1 - inputs (entrada: matéria prima, por exemplo); 2 - processo de transformação; 3 - outputs (saída: produto). Existe também o feedback (retroalimentação) e o ambiente.
...
Tipos de processos
existentes: 1 – processos finalísticos: impactam diretamente o cliente externo (atendimento de prazo de
pedido); 2 – processos de apoio:
sustentam os processos finalísticos e impactam indiretamente o cliente externo (prestação
de serviços de apoio de informática); 3 –
processos de gestão: coordenam as atividades de apoio e os processos
finalísticos ou primários (planejamento e orçamento); 4 – processos-chave: processos finalísticos, de apoio ou de gestão
que têm impacto direto no cumprimento da missão da organização, isto é,
processos fundamentais para a execução da estratégia e das atividades de rotina
da organização;
...
Hierarquia do processo: Macroprocesso é um processo que geralmente envolve mais de
uma função da organização. Dependendo da complexidade do processo este é dividido em subprocessos.
Os subprocessos recebem entradas e
geram suas saídas em um único departamento e podem ser divididos nas diversas atividades
que os compõem, e em um nível mais detalhado em tarefas. A atividade refere-se ao modo como a pessoa realmente executa uma tarefa prescrita.
-
a) Macroprocesso: conjunto de atividades que gera valor para o cliente. Engloba as grandes funções da organização e geram impactos em diversas áreas.
b)Tarefas: são os menores elementos que compõem o processo. Decomposição das atividades que relatam como determinado item é executado.
c)Subprocesso: conjunto de atividades relacionadas que executam parte especifica do processo, dele recebendo insumos e para ele enviando seus produtos. Decomposição de processos.
d)Processos:conjunto de atividades inter-relacionadas que recebem insumos agregando-lhes valor e produzindo saídas para clientes externos e internos.
e) Correto.
-
Letra E
A) Errada, output é a saída, macroprocesso não é saída.
B) Errada, input é a entrada, tarefa não é entrada.
C) Errada
D) Errada, processo auxiliar ajuda no processo primário, entregando valor aos clientes indiretamente.
-
Errada.
Macroprocesso compreende a visão mais geral do processo.
Errada.
Tarefa é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional.
Errada.
Subprocesso refere-se a uma parte específica do processo.
Errada.
Processos Gerenciais são ligados a diretrizes e estratégias e utilizados na
coordenação dos demais processos.
Certa.
Atividade – é um conjunto de tarefas com procedimentos definidos que descrevem
o passo a passo de acordo com algum método/técnica. A atividade terá nome
próprio, será precedida por um imput (entrada)
e resultará num outout (saída), num
produto parcial que concorre para o produto final do processo.
Administração Pública (Augustinho
Paludo)
-
FCC ama o Paludo, caracas!
-
Macroprocesso: compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma fun- ção organizacional;
• Processo: conjunto de operações (atividades e tarefas) que recebe um insumo, agrega valor e transforma num produto (bem/serviço) destinado ao atendimento de necessidades dos clientes internos e externos
; • Subprocesso: refere-se a uma parte específica do processo, composto por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo;
• Atividade: é um conjunto de tarefas com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a execução de acordo com algum método/técnica. A atividade terá nome próprio, será precedida por um input (entrada) e resultará num output (saída), num produto parcial que concorre para o produto final do processo;
Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer. É uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.
-
Os processos também podem ser vistos em diversos níveis, em forma de hierarquia, começando com os macroprocessos, os processos propriamente ditos, os subprocessos, as atividades e as tarefas. Convém especificar cada um desses termos:
• Macroprocesso: compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional;
• Processo: conjunto de operações (atividades e tarefas) que recebe um insumo, agrega valor e transforma num produto (bem/serviço) destinado ao atendimento de necessidades dos clientes internos e externos;
• Subprocesso: refere-se a uma parte específica do processo, composto por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto(s) que concorre(m) para o produto final do processo;
• Atividade: é um conjunto de tarefas com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a execução de acordo com algum método/técnica. A atividade terá nome próprio, será precedida por um input (entrada) e resultará num output (saída), num produto parcial que concorre para o produto final do processo;
Atenção→ São as atividades que agregam valor ao processo, assim, a cada atividade executada o processo deve adquirir um valor maior. •
Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer. É uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.
Letra E.
-
GABARITO: "E".
Macroprocesso: é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, e sua operação tem impacto significativo no modo como a organização funciona.
Processo: é um conjunto de atividades sequenciais (conectadas), relacionadas e lógicas que tomam um input com um fornecedor, acrescentam valor a este e produzem um output para um consumidor.
Subprocesso: é a parte que, inter-relacionada de forma lógica com outro subprocesso, realiza um objetivo específico em apoio ao macroprocesso e contribui para a missão deste.
Atividades: são coisas que ocorrem dentro do processo ou subprocesso. São geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. Elas constituem a maior parte dos fluxogramas.
Tarefa: é a parte específica do trabalho, ou melhor, o menor micro-enfoque do processo, podendo ser um único elemento e/ou subconjunto de uma atividade. Geralmente, está relacionada a um item, desempenha uma incumbência específica.
(GIOVANNA CARRANZA, 2016)
-
Alternativa A. Errado. O macroprocesso é o maio nível de agregação de um conjunto de atividades, tarefas e processos. Representa a união de várias entradas e saídas.
Alternativa B. Errado. Atividade é um conjunto de tarefas e não o contrário.
Alternativa C. Errado. Subprocesso é uma subdivisão (detalhamento) de um processo.
Alternativa D. Errado. A alternativa apresenta as características de um processo gerencial.
Alternativa E. Correto. Atividade é o conjunto de tarefas realizadas para atingir determinado resultado.
GABARITO: E