-
A mudança/desenvolvimento segundo Kurt Lewin
Lewin estudou o processo para realizar uma mudança eficaz.Segundo ele, a maioria dos processos de mudanças fracassam por dois motivos:
1. As pessoas não se dispõem a mudar atitudes e comportamentos antigos.
2. Mesmo se os empregados estiverem com vontade de mudar as suas atitudes e seu comportamento, esse tipo de mudança tende a ter uma vida curta devido ao descaso dos gestores que deixam os empregados sozinhos e eles acabam, em pouco tempo, voltando aos hábitos antigos.
O modelo envolve três fases ou etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento.
a. Descongelamento do padrão atual de comportamento- Surge quando a necessidade de mudança torna-se tão óbvia que a pessoa, grupo ou organização pode rapidamente entendê-la e aceitá-la, para que a mudança possa ocorrer. Se não há descongelamento, a tendência será o retorno puro e simples ao padrão habitual e rotineiro de comportamento. O descongelamento significa que as velhas ideias e práticas são derretidas e desaprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.
b. Mudança- Surge quando ocorre a descoberta e a adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.O agente de mudança conduz pessoas,grupos ou toda a organização no sentidode promover novos valores, atitudes e comportamentospor meio de processos de identificaçãoe internalização. Os membros da organização se identificam com os valores, atitudes e comportamentos do agente de mudança para então internalizá-Ios, desde que percebam sua eficácia no seu desempenho. A mudança é a fase em que novas ideias e práticas são aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.
c. Recongelamento- Significa a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Recongelamento significa que o que foi aprendido foi integrado à prática atual. Passa a ser a nova maneira que a pessoa conhece e faz o seu trabalho. Conhecer apenas a nova prática não é suficiente. É preciso incorporá-la e fixá-la ao comportamento.
fonte: https://docs.google.com/document/d/1r8Rats5a3P_iO5tLbcqooLR17_IGGFSHgdQRlCy6xwE/edit?hl=pt_PT&pli=1
página 16
-
Teoria do desenvolvimento organizacional
Segundo French e Bell, o DO pode ser definido como um "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais,incluindo ação e pesquisa" 1
Tem como Características:
Focaliza a organização como um todo;Processos grupais;Orientação sistêmica e abrangente;Orientação contingencial;ghghghAgentes de mudança;Retroação dos dados;Ênfase na solução de problemas;Aprendizagem através de experiências;Desenvolvimentos de equipes;Enfoque interativo.
-
O desenvolvimento organizacional é uma resposta às mudanças.
FONTE: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim.
-
A banca se confundiu com os autores, só pode.
Desenvolvimento Organizacional (DO) é uma teoria administrativa de FRENCH & BELL;
Enquanto Modelo Sequencial de Mudança é de LEWIN.
Se algum colega puder elucidar a confusão, por favor.
A título de informação:
Mudança Incremental é de FREEMAN;
E Mudança Radical é de O´CONNOR.
-
Olá vah estudar, acho que a banca não estava cobrando o autor da teoria, pois parece que o DO teve a contribuição de vários autores o que resulta numa multiplicidade de modelos e técnicas. Fica até difícil estudar e saber o que a banca vai cobrar.
Kurt Lewin foi o responsável por dividir o DO nas fases de Descongelamento, Mudança e Recongelamento, igual já tinha falado o Ítalo
Já Lawrence e Lorsch dividiram em Diagnóstico, Planejamento da mudança, Implementação e Avaliação.
Parece que a divisão de Lewin é a mais cobrado para concursos. Pelo menos pelo que eu vi até aqui.
-
Tbm fiquei confusa com o entendimento da banca T_T
-
Reengenharia é de Hammer e Champy. Bem resumidamente é um processo de jogar tudo fora e começar de novo. É uma mudança drástica.
"Reengenharia nas empresas pode ser usada em três situações. A primeira é quando a empresa está passando por graves problemas, e não tem outra alternativa a não ser começar de novo. A segunda é quando a empresa ainda não se encontra em dificuldades, mas é possível prever futuros problemas, e por isso resolve passar por uma reestruturação para evitar esses problemas. A terceira é quando a empresa tem um ótimo desempenho, e mesmo não tendo previsões de problemas futuros, opta por passar pelo processo de reengenharia para ganhar mais vantagem em relação aos concorrentes e aumentar ainda mais seu desempenho, com a ideia de que ao refazer algo que já é bom, é possível alcançar algo ainda melhor". (wikipedia)
-
Letra D.
Para iniciar qualquer processo de mudança, você deve primeiro começar a compreender por que a mudança deve ocorrer. Como disse Lewin:
“A motivação para a mudança deve ser gerada antes que as mudanças ocorram”.
-
O desenvolvimento organizacional é uma resposta às mudanças.
A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:
• Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.
• Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.
• Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/ estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.
(Andreia Ribas, 2013)
-
Também não conhecia a teoria de Lewin com esse nome. Estranho!
-
Estava na D e resolvi pesquisar, vi que Change é mudança, no modelo de Lewin. Lasquei-me.
-
Fonte: Ana Muggiati, em 06 de Agosto de 2010 às 18:16. (Q58768)