-
B-efeito Halo
C-Falta de tecnica
D-Força do hábito
E-Recenticidade
-
Principais erros e distorções cometidos na avaliação dedesempenho:
A) UNILATERALIDADE:O avaliador valoriza aspectos que apenas ele julga importantes, dando maioratenção a esses itens na avaliação.
B) EFEITO HALO ( generalização): Tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generalizaum aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
*** Algumas bancas e alguns autores dividem o efeito Halo emdois: efeito Halo e efeito Horn. No efeito Halo, o julgamento é nivelado porcima ( pontos positivos), enquanto no efeito Horn a avaliação é nivelada por baixo ( pontosnegativo)
C) FALTA TÉCNICA: O avaliador age apenas pelo bom senso por desconhecer as técnicas de avaliação e as técnicas utilizadas nas rotinas de trabalho do funcionário avaliado.
D)AVALIAÇÃO CONGELADA ( força do hábito): O avaliador mantém o mesmo padrão de avaliação, avaliando o funcionário do mesmo jeito e com os mesmos conceitos em todas as avaliações.
E)RECENTICIDADE( falta de memória): O avaliador atém-se apenas aos últimos acontecimentos;a avaliação fica viciada, pois avaliações recentes de erros ou acertos interferem exageradamente na avaliação.
FONTE:Livro Gestão de Pessoas para concursos ( Prof. Andreia Ribas e Cassiano Salim )
GABARITO: LETRA B
-
- b) com base em um único traço de personalidade que, generalizado, leva a uma avaliação positiva ou negativa.
A avaliação negativa não é o Efeito Horn?
-
único traço de personalidade?
-
Exemplos comuns: o oficial que avalia positivamente um soldado porque ele é atlético e tem o tipo físico ideal para um militar, um chefe que avalia positivamente um servidor somente porque ele nunca chega atrasado ao trabalho.
-
Q358239
-
Acertei, letra b).
Mas a banca cometeu um equívoco (já não fico surpreso).
O Efeito Halo leva a avaliação APENAS para resultados positivos, em contra-ponto é o Efeito Horn que leva a resultados negativos.
São dois lados de uma mesma teoria sobre as "disfunções na avaliação", mas não creio que seja correto omitir o Efeito Horn e atribuir suas características ao Halo.
-
Quando será que todas as bancas terão acordado para a existência do Efeito Horn??
CESPE já acordou: em uma pergunta de 2008 ele cometeu o erro de considerar Halo como positivo e negativo.
Em 2012 a banca já lançou uma questão considerando Halo uma coisa e Horn outra.
-
Letra B.
1. Efeito de Halo/Horn
É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos
os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo,
automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.
http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/5294/descubra-os-oito-erros-no-processo-de-avaliacao.htm
-
Halo +
Horn -
-
Nunca vi a FCC diferenciado Halo e Horn, acho que nem o CESPE...
posso estar equivocado em questões mais olds... mas sigo esse o entendimento, sempre será o HALO. De qualquer forma, um é positivo e outro negativo. Diferença bem tranquila.
GAB LETRA B
-
Devido à subjetividade existente em um processo de Avaliação de Desempenho Humano, um dos enganos cometidos pelo avaliador é o efeito halo que julga o avaliado com base em um único traço de personalidade que, generalizado, leva a uma avaliação positiva ou negativa.
-
O efeito halo é o queridinho das bancas, já percebeu, né? Ele é caracterizado pela generalização da avaliação por conta de uma característica que se destaca mais que as outras, contaminando o julgamento das demais variáveis. Então, nossa resposta é o item b). As demais apresentam a descrição dos seguintes erros de
avaliação:
a) Esse é o viés da unilateralidade, em que se usa apenas o que o avaliador considera importante, e não o que é realmente relevante para o desempenho.
c) Trata-se da ausência de técnica.
d) Viés da avaliação congelada ou força do hábito.
e) Erro da recência.
Gabarito: B