-
O erro da assertiva número "III" está em dizer que efetividade está relacionada com o alcance das metas, haja vista que o referido alcance relaciona-se com a eficácia. Efetividade, em verdade, é a alteração em determinada realidade, obtida em razão dos objetivos conquistados. Exemplo: construir 20 hospitais é um exemplo de meta, seu alcance garante a eficácia. Por outro lado, melhorar a qualidade de vida e a saúde da população é o resultado efetivo que se busca alcançar.
-
Gabarito: letra C
O planejamento estratégico é realmente o processo que define os valores, missão, objetivos a curto prazo, objetivos a longo prazo. Uma ferramenta muita utilizada nesta etapa é a análise SWOT, que criará parâmetros internos e externos para que a organização se baseie em seus propósitos.
Não concordo com a assertiva I, pois o conceito de aprendizagem organizacional está diretamente ligado aos processos de treinamento e desenvolvimento organizacional. Até poderia ser considerado uma forma indireta secundária lá longe de aprendizagem, mas seria muitíssima sacanagem da banca em fazer isso, se alguém puder copiar e colar o embasamento teórico em meu perfil eu agradeceria.
Lembrando que o Planejamento subdivide-se em: Estratégico, Tático e Operacional.
Fontes: Chiavenato, Rodrigo Rennó, Augustinho Paludo
Bons Estudos!
-
Aprendizagem organizacional eplanejamento estratégico são conceitos diretamente relacionados. O própriodesenvolvimento organizacional requer um diagnóstico e um planejamento para suaconsecutiva execução, meio obtido pelo planejamento estratégico. O planejamento estratégico é processo de analisar uma organização sob váriosângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa sermonitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de uminstrumento denominado “plano estratégico”.
Segue alguns trechos retirados dolivro do Motta e Vasconcelos, não fala muito, mas dá para abrir a cabeça :
“O conceito de aprendizagemorganizacional está relacionado à idéia de inovação social e tecnológica nasorganizações. A aprendizagem organizacional implica questionamento e mudançados padrões e formas de comportamento das organizações, gerando inovação.”
“Segundo Peter Senge, o fato deas organizações considerarem-se sistemas compostos de diversas partes interconectadase interdependentes, que interagem com o ambiente, favorece o aprendizado e amudança nos comportamentos e práticas sociais.”
-
Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua EFICÁCIA, que constitui o grau de alcance das metas.
-
Desculpe discordar dos colegas, mas creio que a afirmativa III está errada pois julgar e alcance das metas, independente de efetividade ou eficácia ou eficicência, não estão relacionados com PLANEJAMENTO. Lembrando que as funções administrativas são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Esta afirmativa III está relacionada ao controle.
A afirmativa I me deixou na dúvida. Acredito que esteja errada pois também não se trata de planejamento. Se outra pessoa tiver mais informações para colaborar, agradeço.
Abraços a todos.
-
Gente, qual é o melhor material para estudar essa matéria para as provas da fcc? Alguma indicação? Grata.
-
Ernani, a primeira alternativa está correta, pois o planejamento estratégico se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental. Dessa forma, considera-se como uma forma de aprendizagem organizacional.
Essa questão já apareceu em outra prova, SERGIPE GÁS S/A- FCC- ADMINISTRADOR:
A respeito do Planejamento Estratégico Empresarial, considere:
I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.
II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo.
III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais.
IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.
Está correto o que consta APENAS em
resposta: I, III, IV
Espero ter ajudado.
-
III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas.
Alcançar a meta quer dizer que foi eficaz (Ser eficaz não quer dizer que foi eficiente). ex: Passei na faculdade (eficaz), mas passei 'raspando' (Não fui eficiente).
EFETIVIDADE é a combinação da EFICAZ + EFICIENCIA.
Pra entender essa questão tem que saber as diferenças dos "3 Es"
EFICIÊNCIA
+
EFICÁCIA
=
EFETIVIDADE
-
Sei não viu, Parece-me que o Planejamento não julga processos e produtos, ainda com a alternativa tendo a eficácia
-
Gab.: C
Questão redondinha, o conceito da I esta exposto de uma forma bem atual, na II o arroz com feijão só que foi citado só o micro-ambiente o que não torna o item errado, e na III errado porque julgar efetividade (se tudo esta saindo como foi planejado) cabe ao controle - faz parte do processo administrativo - funções do Administrador.
-
De acordo com Matos e Chiavenato, o planejamento estratégico
consiste em cinco características principais:
1.
Está relacionado com a adaptação da organização
a um ambiente mutável;
2.
É orientado para o futuro;
3.
É compreensivo – envolve a organização como um
todo;
4.
É um processo de construção de consenso – busca
o melhor resultado para todos dentro da organização;
5.
É uma forma de aprendizagem organizacional – a
organização passa tanto a se conhecer melhor como ao seu ambiente externo.
-
vivendo e aprendendo ... Planejamento estrategico - É UMA FORMA DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL .... ai ai ai FCC
-
segundo chiavenato pag 345. o planejamento estratégico é uma forma de aprendizado organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo , competitivo e mutável.
-
a III incorreta, visto que sempre que falarmos em FIM, ATINGIR UM RESULTADO, estaremos a falar de eficácia. A efetividade tem a ver com a geração de impacto, a busca em mudar uma realidade, seja através de um produto ou da sociedade.
-
Errei..mas analisando:
I - esse consenso é feito pelo COMUNICADOR, que os motiva a dar feedback da aplicação da nova estratégia...o AGENTE DE MUDANÇAS adapta á nova realidade (consenso).
II - missão visão valores = ok / interno =pontos fortes e fracos ( tem o externo também, oportunidades e ameaças, mas a questão não foi fechada)
III - errada...conforme explicação do pessoal.
Por favor, caso haja algum erro me avise...A matéria é nova no caderno.
-
I. Constitui-se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional.
CORRETO.
O item apresenta duas das cinco características do planejamento estratégico, relacionadas por Matos e Chiavenato (1999):
O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Ou seja, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.
O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um almejado lugar no futuro.
O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. A participação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer.
O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Devido à diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor convenha para que a organização possa alcançar seus objetivos. Para isso, é preciso aceitação ampla e irrestrita para que o planejamento estratégico possa ser realizado através dessas pessoas em todos os níveis da organização.
O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Por estar orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetível a mudanças.
(continua...)
-
II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
CORRETO.
O planejamento estratégico é uma técnica administrativa que permite à organização perceber as oportunidades e ameaças dos pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão, determinando a intenção que esta deverá seguir.
Diante disso, busca, por meio de inúmeras atividades, definir de forma clara a missão da organização, o estabelecimento de seus objetivos e o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente.
III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas.
INCORRETO.
De fato, o planejamento estratégico traduzido no plano estratégico permite julgar os processos e produtos de acordo com a sua eficiência, eficácia e efetividade. Ocorre erro na afirmativa pelo fato de que o grau de alcance das metas programadas relaciona-se com o conceito de eficácia, e não de efetividade.
GABARITO: C.
Adriel Sá.
-
SOBRE O ITEM I:
Ano: 2014
Banca: FCC
Órgão: TRT - 19ª Região (AL)
Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
O planejamento estratégico, entre outras características, apresenta-se como um processo de construção de consenso que, em face da diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, oferece um meio de atendê-los na direção futura que melhor convenha a todos. Insere-se nesse processo a definição da “Missão” que
a) é a razão de ser da instituição, expressando a essência da organização, orientada para o futuro.
b) traduz o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja para a instituição.
c) são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e atuação da organização.
d) são as metas a serem atingidas dentro de um horizonte definido de tempo, de acordo com a visão de futuro da instituição.
e) é o compromisso da organização com a sociedade e os valores por ela defendidos de forma permanente.
-
Resposta C
III - Errado. Produtos e processos realmente podem ser julgados por sua efetividade. Apesar disso, efetividade não está ligada ao alcance das metas, e sim à missão organizacional.
Fonte: Prof Carlos Xavier
OBS: A missão é a razão de ser da organização, sua efetividade (ou seja, impacto na sociedade).
-
A alternativa III está errada pois a EFETIVIDADE vai além das entregas imediatas (metas/objetivos) e analisa a transformação causada pela execução das ações. É o impacto final das ações; o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo
-
I. Enunciado perfeito. Vamos relembrar essas duas características:
Processo de construção de consenso: o planejamento estratégico, apesar de ser consolidado pela alta administração, depende de uma conjugação de esforços de todos os níveis organizacionais para ser construído e especialmente implantado. Busca-se, nesse processo, a construção de consenso entre os envolvidos.
Forma de aprendizagem organizacional: na tentativa constante de se adaptar ao ambiente, o planejamento torna-se fonte de aprendizado sobre as competências da organização e sobre os fatores externos.
II. Perfeito. O planejamento alcança a elaboração da missão, visão e valores, bem como faz um diagnóstico institucional que identifica pontos fortes e fracos (análise interna) e oportunidades e ameaças (análise externa). O enunciado não tratou da análise externa, porém como não restringiu afirmando algo do tipo: “o diagnóstico institucional só identifica pontos fortes e fracos” ou “o diagnóstico institucional não realiza análise externa”, devemos interpretá-lo como correto.
III. Errado. O grau de alcance de metas corresponde ao conceito de eficácia.
Gabarito: C