Gabarito: letra A
Pessoal, peço licença para antes de comentar a questão, fazer uma observação sobre método de estudo e de resolução/explicação de questões. Nosso cérebro é abarrotado de informações, e cada dia que passa, nós concurseiros, recebemos mais informação e precisamos de uma forma eficiente para alocar cada grupo de informação em nossa cuca. Pesquisas mostram (e tbm minha própria experiência, 2 anos na caminhada de estudos) que nosso cérebro precisa de um ponto referencial GERAL como PONTO DE PARTIDA! O que isso significa? Significa que não adianta nada vc decorar e resolver todas questões sobre modalidades de licitação, ou tipos de garantias, que são matérias MUITO específicas, se vc não tiver na sua cabeça bem consolidado o conceito de licitação, da onde veio, pra que serve e para onde vai! Mas tbm não é só isso, seu cérebro clama para que vc comece do geral para o específico, e tbm para que vc sempre o esteja lembrando onde ele está dentro do contexto geral!
Por exemplo: vc vai resolver uma questão de ARQUIVOLOGIA, sobre grau de sigilo dos documentos. Antes de resolver, msm que vc não saiba, coloque no papel um resuminho de onde vem aquilo na matéria. Grau de sigilo está ligado a classificação de documentos, que está ligada às atividades de protocolo, que faz parte da Gestão Documental, cuja política nacional é normatizada pelo CONARQ. Se puder, faça um mapinha mental, cara, isso vai gravar de uma tal maneira na tua cabeça que nas próximas questões seu cérebro automaticamente vai linkar o assunto a tudo aquilo que vc já estudou sobre a matéria!
Outro exemplo: vc vai resolver uma questão de agência reguladora. Onde estou? Direito Administrativo, administração indireta, autarquias, autarquias em regime especial. Veja, seu cérebro automaticamente criou um mapa mental em milésimos de segundos! mas isso só vai servir se vc souber bem a matéria. Acontece muito de concurseiros novos se empolgarem com um resultado mediano com 6 meses de estudo, acharem que estão dominando a matéria, não é bem assim! A consolidação do conhecimento demanda TEMPO, e isso é fato, tempo + repetição + revisão. Esse tipo de "dica" não vai fazer vc passar no primeiro concurso, mas vai te ajudar muito se vc seguir diversas outras orientações no sentido de fazer seu estudo ser eficiente e eficaz. Traduzindo em simples palavras, perca tempo planejando seu estudo, aplicando métodos diferentes, experimentando novas opções, que vc vai ver como isso vai fazer a diferença!
Essa abordagem não é exclusiva para o estudo de concursos. Pessoas visionárias, que tem facilidade de interpretação, conseguem fazer "pontes" sobre diversos assuntos e criar uma visão ampla na cabeça, produzem como resultado um alto grau de entendimento dos problemas específicos que assolam todo o mundo.
Bons Estudos!
Gabarito: letra A
A gestão de competências tem como objetivo primordial, como bem diz a proposição I, mapear as competências necessárias para o atingimento dos objetivos organizacionais. A gestão pode ser tanto no âmbito das competências individuais quanto das competências organizacionais. A organização tbm poderá fazer relatórios entre as competências atuais com as necessárias, visando identificar os gaps, ou lacunas, que são justamente aquelas competências que precisam ser adquiridas!
II - Errado, pois o mapeamento das competências adquiridas não é vinculada à remuneração por resultados.
III - Correta, a assertiva por sí se responde!
Bons estudos!
fonte: Rodrigo Rennó, Chiavenato, Augustinho Paludo
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia
A primeira afirmativa está perfeita: a gestão por competências busca mapear as competências necessárias para a organização e identificar as competências que faltam (os gaps), para que essas sejam buscadas no mercado (através do recrutamento e da seleção) ou desenvolvidas.
Já a segunda afirmativa está incorreta por uma “pegadinha” da banca. A remuneração não está vinculada ao mapeamento das competências, mas sim a etapa de avaliação.
Finalmente, a terceira afirmativa está certa: a gestão por competências relaciona-se também com os processos de recrutamento e seleção, que passam a ter um foco nas competências e não mais nos cargos.