SóProvas


ID
1084390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

     Nas próximas décadas, o clima brasileiro provavelmente será mais quente, com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país (entre 1 ºC e 6 ºC até 2100), em comparação à média registrada no final do século XX. No mesmo período, está prevista a diminuição significativa da ocorrência de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. No entanto, haverá um aumento do número de precipitações nas regiões Sul e Sudeste. Entre essas conclusões, apresentadas no primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), constam, ainda, o aumento progressivo da temperatura da caatinga (entre 3,5 ºC e 4,5 ºC) e a diminuição da ocorrência de chuvas nesse bioma (entre 40% e 50%).

Internet: <www.pbmc.coppe.ufrj.br> (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

O fenômeno descrito no texto poderá afetar a biodiversidade e aumentar na região Sul os casos de doenças, como a dengue.

Alternativas
Comentários
  • O aumento da temperatura média em todas as regiões do país, além de alterações no regime de chuvas são fatores que podem afetar diretamente a biodiversidade desses locais. Além disso, com o aumento da ocorrência de chuvas na região Sul, é possível prever um aumento dos casos de dengue, por exemplo, caso a população não tenha os cuidados necessários para se evitar a proliferação da doença, como não deixar água parada em vasos, garrafas e pneus. Questão certa.

  • Não entendi o aumento de precipitações na região Sul com o aumento de dengue.

  • Tem a ver com o aumento dos casos de doença porque, conforme diz o texto, está previsto um aumento no número de precipitações nas regiões Sul/Sudeste por causa do aumenta da temperatura. Com números elevados de precipitação, haverão mais enchentes, e se já não bastassem todos os transtornos que uma enchente traz, há ainda, após o recuo das águas, o alto risco de contaminação, que expõe a população a inúmeras doenças e ao aumento na incidência de acidentes como afogamentos, lesões corporais e choques elétricos. Há também um aumento na proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras..

  • Ok, entendi. Valeu.