SóProvas


ID
1085752
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas é o antídoto organizacional, à medida que representa um programa de combate à entropia e disfunções organizacionais.

Analise:

I. Treinamento é um processo de assimilação cultural a longo prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.

II. Um programa de desenvolvimento de pessoas deve ser estruturado em conformidade com as metas de resultados de médio e longo prazo e de acordo com a cultura, tecnologia e estágio de negócios da organização.

III. O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes de cada trabalhador, uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um.

IV. O processo de desenvolvimento de talentos deve ser centrado nos processos e não nas pessoas.

V. O treinamento prepara o homem para a realização de tarefas específicas, enquanto um programa de desenvolvimento gerencial oferece ao treinando uma visão estratégica do negócio.

É correto o que consta APENAS em :

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B   (II, III e V corretas)

     

    Correções das assertivas erradas: 

    I- Treinamento não é a longo prazo (isso é desenvolvimento)

    IV- Deve ser centrado nas pessoas.

  • Gabarito B)

     

    Os processos de capacitação, segundo Chiavenato (1999), referem-se a atividades da política de desenvolvimento de pessoas e envolve os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal, os quais incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento organizacional.
    Para a maioria das organizações, o processo de capacitação está relacionado às atividades de treinamento, desenvolvimento e educação. Dessa forma, surge o primeiro ponto a ser esclarecido, qual seja, a diferença entre os três conceitos apresentados.
    1.1 Conceitos
    A aprendizagem humana pode dar-se por várias maneiras. Abbad, Mourão e Borges-Andrade (2004) esclarecem que, nas organizações, nem todas as situações que geram aprendizagem são ações formais de treinamento, desenvolvimento e educação. Nessa ação serão abordados, além desses três conceitos, outros envolvendo ações de indução de aprendizagem.
    1.1.1 Informação
    Informação, aqui entendida como uma forma de indução de aprendizagem, pode ser definida como módulos ou unidades organizados de conteúdo, disponibilizados em diferentes meios, com ênfase nas novas tecnologias da informação e da comunicação. O acesso à informação pode dar-se, por exemplo, por meio de portais corporativos, links, bibliotecas virtuais, boletins, folhetos e similares.
    1.1.2 Instrução
    A instrução pode ser definida como uma forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem, que envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais. É utilizada para a transmissão de conhecimentos, habilidades e atitudes simples, por intermédio de eventos de curta duração, como aulas e similares. Os materiais podem assumir a forma de cartilhas, manuais, roteiros etc., podendo, em alguns casos, serem autoinstrucionais.
    1.1.3 Treinamento
    Existem na literatura várias definições sobre treinamento, entretanto, observa-se que, embora sejam numerosas, apresentam grande coerência entre si.
    O quadro seguinte sumariza algumas definições encontradas na literatura.