-
Avaliação 360 graus
Nessa avaliação, o colaborador recebe feedbacks estruturados concomitantemente de diversas áreas ao seu redor, o que origina o nome da avaliação o , ele pode ser avalidado por seus pares de trabalho, superiores e também por outros stake holders, além disso, na avaliação 360 graus, o profissional elabora sua própria autoavaliação.
http://www.blbbrasil.com.br/artigos/a-importancia-da-avaliacao-360-graus-html/
-
4.1 360 graus ou circular
A avaliação 360 graus é uma forma contemporânea de avaliação que está diretamente ligada à visão estratégica, em que a preocupação é com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes relacionados com a organização).
Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.
CUIDADO!
A autoavaliação é inerente ao processo de avaliação 360 graus. Dessa forma, todas as avaliações baseadas nesse método devem apresentar a autoavaliação como componente do processo.
Esse método tem como vantagem a redução do efeito Halo, a facilidade de compreensão do processo e a possibilidade de obtenção de diversas perspectivas sobre o desempenho do avaliado.
Como desvantagem, pode apresentar problemas de autoridade, uma vez que várias pessoas avaliam um funcionário, exige investimento em tecnologia e treinamento para funcionar e o retorno pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado. Outro ponto delicado está no fato de que, para implementação da avaliação 360 graus, é necessário que os envolvidos no processo apresentem bastante maturidade.
Principais avaliadores da avaliação 360°
ATENÇÃO!
Alguns autores afirmam que a técnica de avaliação é considerada 360 graus independente do número de pessoas que estão avaliando. No entanto, outros autores denominam avaliação de 180º aquela em que existe a autoavaliação e a avaliação do gestor imediato, e ainda a avaliação de 90º, quando só a avaliação do superior é realizada.
-
Não entendi porque "proposições da psicologia-social-cognitiva" e "teoria da aprendizagem social". O que significa isso?
-
A teoria da aprendizagem social de Bandura, realça a importância da observação e da modelagem dos comportamentos, atitudes e respostas emocionais dos outros. Bandura considera que o indivíduo é capaz de aprender comportamentos através da observação do comportamento de outras pessoas e das suas consequências, o que se designa por aprendizagem vicariante. (comprometimento com os resultados - se atingiu os resultados esperados é recompensado).
A teoria da aprendizagem social sustenta que a maioria das pessoas aprende comportamentos observando os outros e modelando os comportamentos percebidos como eficazes, também afirma que as pessoas podem reforçar ou punir seus próprios comportamentos, ou seja, podem engajar-se no auto-reforço.
Na avaliação 360 graus, o avaliado recebe feedbacks estruturados concomitantemente de diversas áreas ao seu redor, o que origina o nome da avaliação, ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores e também por outros stake holders, além disso, na avaliação 360 graus, o profissional elabora sua própria autoavaliação.
GABARITO: E
-
"no século XV" não é adjunto adverbial de tempo?
-
isso, emerson.
-
Adverbial*