-
O CMN ( Conselho Monetário Nacional ) dita as diretrizes da politica monetária, e cabe ao Banco Central do Brasil , realizar ações para cumprir essas diretrizes, e como consequência, atingir o bom funcionamento da economia brasileira.
Resposta : Letra D
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para quem deseja ter uma visão melhor : É como se o CMN ( Conselho Monetário Nacional ) , que é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional ( SFN ), dissesse ao Banco Central , de tempos em tempos, quanto seria o '' peso '' da economia brasileira.
Podemos imaginar uma balança , e em cima dela a economia brasileira. Se estiver muito pesada, o CMN, vai dizer ao Banco Central , para tomar medidas para diminuir. Se estiver muito leve, o CMN , vai dizer ao Banco Central , que tome medidas para aumentar.
Para que seja possível o Banco Central realizar essas ações, ele utilizará de alguns '' Instrumentos Financeiros '', assim como o construtor precisa de ferramentas para quebrar uma parede, ou para construir uma parede.
Os 4 principais instrumentos financeiros são : Recolhimento Compulsório
Redesconto Bancário
Operações c/ Títulos Públicos
Controle e Seleção do Crédito
Para os interessados, eu incentivo que façam uma pesquisa de cada instrumento financeiro.
Bons Estudos !
-
Recolhimento compulsório é um dos instrumentos de Política Monetária utilizado pelo Governo para aquecer a economia. É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central.
Outro instrumento de controle monetário é o Redesconto Bancário, no qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado.
Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto), as operações com títulos públicos é mais um dos instrumentos disponíveis de Política Monetária. Este instrumento, considerado um dos mais eficazes, consegue equilibrar a oferta de moeda e regular a taxa de juros em curto prazo.
É um dos instrumentos mais difíceis de se conceituar e expor, pois é pouco utilizado devido as constantes mudanças que sofre, pois as regras determinadas pelo Banco Central hoje, podem sofrer mudanças ou até mesmo não existirem mais amanhã. É um instrumento que se refere ao controle direto sobre o crédito. Pode estar relacionado ao volume de transações de crédito, ao prazo ou ainda a que se destina este crédito. É através de mais este instrumento de Política Monetária que as autoridades monetárias têm como controlar o volume de crédito e distribuição das linhas de crédito, impondo taxas, condições e períodos.
-
tmbm essa resposta tava de mão beijada letra D
-
Essa da pra fazer por eliminação. O órgão executivo do SFN é o Bacen
-
QUEM DETERMINA A META INFLACIONARIA : CMN ; E QUEM CUMPRI : BACEN
GABARITO "D"
-
Por isso Chama Balança Comercial...
-
Condução da política monetária = BACEN
-
O Bacen faz isso através do COPOM cujos membros são os diretores e o presidente do Bacen.
O COPOM faz 8 reuniões por ano. Uma na terça-feira e outra na quarta-feira. A primeira reunião é assunto técnico. A segunda é votação pra valer (o chefe do Depep não vota)
-
Prezado Ederson Souza, o controle e seleção do crédito não é um instrumento de política monetária.
-
cabe ao Banco Central do Brasil , realizar ações para cumprir essas diretrizes, e como consequência, atingir o bom funcionamento da economia brasileira.
gab D
fonte: site do bacen
-
CMN ------ FIXAR META DA INFLAÇÃO
COPOM------ DETERMINA META TAXA DE JUROS (SELIC)
BACEN------- FIXAR TAXA DE JUROS (FAZER QUE SEJA CUMPRIDA NO MERCADO)
-
_____________________MUDANÇAS EM 2016
De acordo com o BC, o segundo dia dos encontros terá início às 14h30. Atualmente, os encontros começam por volta das 16h30. Já o resultado do encontro será divulgado a partir das 18h, imediatamente após o término da reunião. Não foi preestabelecido, no entanto, um horário para o fim do encontro e nem para a decisão do colegiado. Na teoria, as decisões serão anunciadas mais cedo do que são hoje, já que as reuniões duram em torno de três horas.
...
a ata da reunião do Copom será divulgada às 8h30 das terças-feiras seguintes ao encontro. Desde a implantação do regime de metas de inflação, esse documento era divulgado às quintas-feiras, já que a norma dizia que a publicação deveria ocorrer em até seis dias úteis após a decisão.
Conforme a assessoria de imprensa do BC, o objetivo das mudanças é aprimorar a comunicação da instituição. O fato de haver uma antecipação da divulgação da ata também tende a reduzir ruídos entre a decisão e o detalhamento.
FONTE http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bc-muda-horario-de-reunioes-do-copom-e-resultados-sairao-a-partir-das-18h,10000062513
-
Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES são instituições pertencentes ao Sistema Financeiro que exercem funções especiais mas, de maneira alguma, são responsáveis pela condução de políticas econômicas. A condução da política monetária, que diz respeito ao controle do câmbio, da inflação e da oferta de moeda são responsabilidades de Estado que, no caso brasileiro, se materializam através da atuação de seu Banco Central. Em especial, o responsável pelas políticas citadas no enunciado, é o COPOM, Conselho formado pela diretoria colegiada do BACEN.
Gabarito: letra D
-
LETRA D CORRETA
CMN - define meta de inflação.
BCB - tenta manter a inflação dentro da meta (é a secretaria executiva do CMN quando o assunto for referente a inflação) e o presidente do BCB escreve a carta aberta ao Ministério da Fazenda quando da M.
COPOM - define a taxa Selic meta. BCB - tenta manter a Selic meta próxima a Selic (através da mesa de operações do Banco Central do Brasil) e o presidente do BCB (que também compõe o COPOM) tem a prerrogativa de utilizar ou não o viés.
-
O Banco Central é o executor da política monetária, atuando para controlar a variação dos meios de pagamento e o processo de criação de moeda e expansão do crédito. Dessa forma, controla a oferta monetária e a liquidez da economia.
GABARITO: D
-
Eliminemos as alternativas que certamente não fazem sentido: A, C e E, pois são operadores do SFN.
Agora, vejamos o que diz a LC 179/2021:
Art. 10. Compete privativamente ao Banco Central da República do Brasil:
XII - efetuar, como instrumento de política monetária, operações de compra e venda de títulos públicos federais, consoante remuneração, limites, prazos, formas de negociação e outras condições estabelecidos em regulamentação por ele editada, sem prejuízo do disposto no art. 39 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000;
E no decreto 3.088/1999, que trata das metas de inflação, temos:
Art. 2º. Ao Banco Central do Brasil compete executar as políticas necessárias para cumprimento das metas fixadas.
É O BACEN quem executa a política monetária – controle da oferta de moeda.
Resposta: D
-
Banco Central do Brasil