SóProvas


ID
1086688
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
IF-AL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No texto: “Com formato de guarda-chuva aberto, a Chrysaora hypocella pertence à classe dos cifozoários, animais celentrados, da classe Scyphozoa, aeróspedos, caracterizados por terem medusas grandes, em forma de campânula, marginadas por tentáculos.”, a função de linguagem predominante é

Alternativas
Comentários
  • Resposta é: letra (a) metalinguística.

  • A metalinguística caracteriza-se pela metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se a ela mesma.
    Os dicionários são o melhor emprego de metalinguagem. Neles, 'traduz-se', um termo empregando o próprio código a que pertence esse termo.

    Exemplo 1:

    "METALINGUAGEM

    Significado de Metalinguagem

    s.f. Tipo de linguagem cujo propósito é descrever ou falar da própria ou de qualquer outra linguagem; metalíngua: o dicionário é um exemplo de metalinguagem. 
    (Etm. met/a/ + linguagem)"
    http://www.dicio.com.br/metalinguagem/

    Exemplo 2:

    "- Como é isso, seu Alexandre? - Perguntou o cego. - A cascavel meteu o rabo entre as pernas? Cascavel não tem pernas.

    - Está claro que não tem - respondeu Alexandre. - Quando a gente diz que uma criatura meteu o rabo entre as pernas, quer dizer que ela se encolhe, capionga, percebe?" 

    No exemplo 2, Alexandre utiliza-se do código (língua portuguesa) para explicar um elemento do próprio código (a expressão "meter o rabo entre as pernas".


    Bons estudos!

  • a) correta

    b) fática: tenta estabelecer o canal de comunicação. Todo texto faz isso, mas o texto citado não deu destaque ao canal de comunicação.

    c) apelativa: tenta convencer o leitor sobre uma ideia. O texto buscou descrever, caracterizar.

    d) expressiva: predomínio da 1ª pessoa do singular. O texto usou 3ª pessoa

    e) referencial: informação direta, sem o uso de termos no sentido conotativos. O texto diz sobre o formato de um “guarda-chuva aberto”.

  • Metalinguística porque utilizou o código pra explicar o próprio código.

    Explicou o código CHRYSOARA HYPOCELLA Utilizando o prórprio código. 


  • Resposta: letra A

     

    a) metalinguística. → Palavra-chave: código

    Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

     

    b) fática. → Palavra-chave: canal

    Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

     

    c) apelativa.Função Apelativa ou Conativa

    Palavra-chave: receptor

    Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

     

    d) expressiva.Função Expressiva ou Emotiva

    Palavra-chave: emissor

    Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.

     

    e) referencial. → Função Referencial ou Denotativa

    Palavra-chave: referente

    Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

     

    Para complementar:

     

    Função Poética

    Palavra-chave: mensagem

    É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.