SóProvas


ID
1088479
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os sistemas operacionais possuem um núcleo que oferece serviços aos usuários e suas aplicações e que representa a camada de software mais próxima ao hardware. Esse núcleo recebe a seguinte denominação:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O núcleo de um sistema operacional é conhecido como kernel.

    SETUP é configuração, e poderia ser o programa de definições da BIOS assim como um instalador. SWAPPER, trocador, seria uma referência a partição de troca do Linux. FIRMWARE é o conjunto de instruções da BIOS, armazenado em uma memória ROM. SCHEDULER, agendador, faz referência ao Agendador de Tarefas do sistema operacional, para programar a execução de tarefas em determinados horários.

  • Deus, dê Juízo à FGV. Conhecimentos BÁSICOS e NOÇÕES DE INFORMÁTICA pra saber o que é Kernel?

  • Questão simples, se você estiver um pouco de conhecimento em inglês acertará.

    Os sistemas operacionais possuem um núcleo que oferece serviços aos usuários e suas aplicações e que representa a camada de software mais próxima ao hardware. Esse núcleo recebe a seguinte denominação:

    Todos os sistemas operacionais possui um núcleo, ele é o cérebro do sistema operacional, por isso que o windows independente da versão possui as mesmas carateristas de uso, modificando um pouco a interface que é chamada de shell (casca) 

    O núcleo vem do inglês que representa Kernel ou cerne.

    Setup  de um modo didático é uma interface gráfica que gerencia os periféricos, ele não está alocado no sistema operacional e é acionado quando você da o boot (inicialização) no computador e pressiona o Delete ou F2 para acessar. A maioria da vezes que um técnico vai formatar o pc ele precisa entrar no setup para mudar o modo de boot para que o sistema seja carregado por um cd ou pendrive.

    swapper - o nome é de um aplicativo para android de aumento da memoria virtual. mas no S.O. o nome é SWAP que representa a memória virtual do computador. 

    Firmware - um conjunto de instruções para o funcionamento de um dispositivo. para a a sua webcam funcionar ela precisa de um programa esse é o Firmware.

    Scheduler - escalonamento de processos, um agendador de tarefas que fica na cpu. 

    Letra B

  • Núcleo de aparelhos em geral pra mim é CORE! Kernel é mais pra sementes e coisas assim...

  • hardware com o software - Kernel


    usuário com o software - Shell

  • Diego,

    Traduções conforme o Google Translator para Kernel e Core.

    Traduções de kernel

    substantivo

    o

    núcleo

    core, nucleus, kernel, center, heart, centre

    o

    miolo

    crumb, core, kernel, nucleus, bread crumb

    a

    amêndoa

    almond, kernel, nut, hazelnut

    o

    cerne

    core, heartwood, kernel, duramen

    Traduções de core

    substantivo

    o

    núcleo

    core, nucleus, kernel, center, heart, centre

    o

    cerne

    core, heartwood, kernel, duramen

    o

    âmago

    core, heart, essence, bottom, marrow, pith

    o

    caroço

    lump, core, stone, seed

    Ou seja, os dois podem ser utilizados com vários sentidos (em maior ou menor intensidade) mas são definições parecidas. 

    Na verdade neste caso é mais uma conveção. Core é muito utilizado principalmente para o núcleo do microprocessador e Kernel para o núcleo do sistema operacional ligado ao hardware.

  • Kernel

    O nome vem do inglês, e significa “núcleo”, cerne. Em linhas gerais, o kernel é o “cérebro” do computador. Peça fundamental dos sistemas operacionais, ele é a ligação entre o processamento dos dados e os programas.

    O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso dos recursos que a máquina tem. O núcleo também tem que garantir, por exemplo, que a memória RAM seja usada em seu potencial sem risco para o computador.

    Assim que você liga o PC, o kernel é acionado e começa a detectar todo o hardware que ele possui e o que precisa para funcionar (monitor, placa de vídeo, etc.). Depois que o sistema operacional é carregado, o núcleo assume outras funções: gerenciar os processos, os arquivos, a memória e os dispositivos periféricos, fazendo com que ele seja o “organizador” de tudo o que acontece na máquina.


  • O kernel do Sistema Operacional é o seu núcleo. Ele é responsável
    por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do
    computador. Em outras palavras, o principal objetivo é gerenciar o
    computador e permitir que os aplicativos sejam executados e façam uso
    dos recursos que a máquina tem. O núcleo também tem que garantir, por
    exemplo, que a memória RAM seja usada em seu potencial sem risco para
    o computador.

  • GABARITO: B

    O kernel é o NÚCLEO do sistema operacional responsável pela comunicação MAIS PRÓXIMA com os dispositivos de hardware.

  • kernel é o núcleo de um sistema operacional e uma parte essencial do software. ... O kernel também é responsável pelas funções de baixo nível da máquina, como gerenciamentos de memória e processos, subsistemas de arquivos, rede, suporte aos dispositivos e periféricos conectados ao computador

  • GAB. B

    kernel.

  • shell= interpreta comandos

    kernel= serve de ponte entre aplicativos e hardwares

  • GABARITO: B

    Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. O Kernel (CAMADA DE SOFTWARE MAIS PRÓXIMA AO HARDWARE) . é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

    Ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.).

    O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.

    KERNEL É O CÉREBRO DO COMPUTADOR !

    POR SUA VEZ O SHELL INTERPRETA COMANDOS !