SóProvas


ID
1088500
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A segurança na Internet constitui atualmente uma das preocupações dos administradores de redes, pelos danos que as pragas virtuais podem causar.

Nesse contexto, analise as descrições a seguir.

I. São malwares que necessitam de uma interação do usuário para infectar uma máquina. O exemplo clássico é um anexo de e-mail contendo um código executável malicioso. Se o usuário receber e abrir tal anexo, o malware será executado na máquina.

II. São malwares capazes de entrar em uma máquina sem qualquer interação do usuário. O exemplo clássico é o de um usuário que está executando uma aplicação de rede frágil para o qual um atacante pode enviar um malware, que varre a Internet em busca de outros hospedeiros que estejam executando a mesma aplicação de rede vulnerável.

Essas descrições definem, respectivamente, os seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Proxy - Servidor que atua como intermediário entre um cliente e outro servidor. Normalmente é utilizado em empresas para aumentar o desempenho de acesso a determinados serviços ou permitir que mais de uma máquina se conecte `a Internet. Quando mal configurado (proxy aberto) pode ser abusado por atacantes e utilizado para tornar anônimas algumas ações na Internet, como atacar outras redes ou enviar spam.

    Spyware - Tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Keylogger, screenlogger e adwaresão alguns tipos específicos de spyware.

    Sniffer  - Dispositivo ou programa de computador utilizado para capturar e armazenar dados trafegando em uma rede de computadores. Pode ser usado por um invasor para capturar informações sensíveis (como senhas de usuários), em casos onde estejam sendo utilizadas conexões inseguras, ou seja, sem criptografia. Veja também Interceptação de tráfego.

    Fonte :http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/2014/03/prova-auditor-cge-ma-controladoria.html

  • Letra B

    Os tipos mais comuns de malwares são: vírus, worms, bots, cavalos de tróia, spyware, keylogger, screenlogger, blackdoors.


    - os vírus dependem da execução do programa ou arquivo hospedeiro. Qd o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus tb é, e a partir daí se propagada infectando, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.

    - worms degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar.

    - bots (robôs) é um programa que realiza ações repetidas se fazendo passar por um ser humano.

    - cavalo de tróia é um arquivo que abre portas de comunicação do seu computador para que ele possa ser invadido.

    - spyware é um programa espião, e tem a finalidade de monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.


  • Aqui as palavras-chaves da questão são que: na  descrição I, o "malware será executado na máquina", e o vírus são geralmente arquivos EXECUTÁVEIS, que se instalam no computador sem o conhecimento do usuário; e na descrição II, é que "são malwares capazes de entrar em uma máquina sem qualquer interação do usuário", o worm não ´precisa ser EXECUTADO para se propagar rapidamente pelas redes. 

  • "sem qualquer interação com o usuário" lê-se "automaticamente"...

  • Resposta: Letra B

    Proxy:  Servidor que atua como intermediário entre um cliente e outro servidor. Normalmente é utilizado em empresas para aumentar o desempenho de acesso a determinados serviços ou permitir que mais de uma máquina se conecte à Internet. Quando mal configurado (proxy aberto) pode ser abusado por atacantes e utilizado para tornar anônimas algumas ações na Internet, como atacar outras redes ou enviar spam.

    Sniffing ou Interceptação de tráfego, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma maliciosa por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Pode ser considerado de uso malicioso quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


  • Os vírus são arquivos maliciosos que exigem interação do usuário para infectar a máquina, enquanto os worms possuem como característica serem autorreplicantes.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (I) Necessitam de interação do usuário para abri-lo/executá-lo? Trata-se de um vírus;

    (II) Entram na máquina sem qualquer interação do usuário para abri-lo/executá-lo? Trata-se de um worm.

    Letra B 

  • Sem lero lero:

    Vírus >> Precisam ser executados para agirem

    Worm >> NÃO precisam ser executados para agirem

    GAB letra B

  • Guerreiros,

    Em casos de Vírus x Worm, as bancas sempre brincam com essa característica...

    Vírus: Precisa executar para infectar.

    Worm: NÃO precisa executar para infectar.

    Se vocês observarem isso no enunciado, nem troca ideia com a questão, pode marcar e ir pra próxima. Esse bizu vai te salvar...